Crédito foto: Reprodução Facebook oficial de Mark Selby
É natural você ir em diversos bares do Brasil e ver uma mesa de bilhar. O difícil mesmo é encontrar alguma vaga. A sinuca se tornou uma grande paixão nacional a partir das transmissões ao vivo que aconteceram por volta da década de 80 – com a narração do glorioso e eterno Luciano do Valle – desde então, é difícil você ver um brasileiro que não saiba jogar snooker.
Esse esporte é muito praticado por aqui e arrisco a dizer que é até mais praticado do que o próprio futebol. Diante disso, a equipe do Esportudo.com listou, abaixo, os melhores jogadores de sinuca de todos os tempos, confira os nomes:
Joe Davis (esquerda) e Walter Donaldson (direita) em uma partida
Em 1907, foi realizado o primeiro campeonato mundial de snooker cujo vencedor foi o inglês Charles Dawson. Mas em 1927 foi pago o primeiro prêmio da modalidade a Davis. Vale dizer que ele venceu 15 campeonatos mundiais realizados entre 1927 e 1946. Sua contribuição para a modalidade foi ainda maior. O jogador foi o idealizador de colorir as bolinhas.
Esse escocês foi o grande rival de Joe Davis e conquistou o mundial de 1947 e 1950.
Esse foi o irmão mais novo da lenda Joe Davis, Fred foi campeão apenas uma vez em 1978, mas sempre foi uma pedra no sapato de seu irmão e do melhor jogador da década de 60.
John Pulman (esquerda) e Fred Davis (direita) numa partida nos anos 60
Mais um inglês, esse foi o grande nome dos anos 60, campeão mundial por sete vezes, sendo cinco seguidas (*1964 a 1968).
* Em 1964 foram realizados dois mundiais.
Crédito foto: Site oficial da Federação Paulista da modalidade
O rei do snooker no Brasil é chamado de "Pelé da sinuca". Vale dizer ele foi o primeiro brasileiro a ter sucesso nas mesas pelo mundo. Carne Frita ainda teve uma invencibilidade de 1951 a 1974 dentro do Brasil e chegou a ser considerado o jogador mais completo entre os demais brasileiros nesta modalidade.
O galês era conhecido como “Drácula”. O jogador dominou a década de 70 e conquistou seis vezes o campeonato mundial.
Este irlandês ficou conhecido por ter um estilo de jogo muito rápido e contribuiu para o aumento da popularidade deste esporte. Com isso, ficou conhecido como “campeão do povo”. Higgins conquistou dois mundiais (1972-1982).
Este inglês ficou conhecido por ter sido campeão em sua primeira tentativa o que lhe rendeu o apelido de azarão. John Spencer foi tricampeão do mundo. Venceu em 1969, 1971 e 1977.
Outro inglês que teve muito sucesso. Steve Davis foi campeão do mundo por seis vezes e se tornou o primeiro milionário da modalidade. Nos anos 80 apenas uma pessoa o venceu: o lendário Rui Chapéu. Davis se aposentou neste ano.
Crédito foto: Reprodução YouTube
O homem da boina branca. Rui Chapéu é sempre lembrado pela sua criação de jogadas e técnica bem apurada, que contam com um perfeito e talentoso toque na bola.
Rui Chapéu é o mais famoso em todas as mesas do Brasil e ficou conhecido pelas suas aulas entre 1984 e 1992. O brasileiro ainda acompanhou suas tacadas serem transmitidas semanalmente pela TV aberta.
Juntamente com o Rui Chapéu, ele fez uma enorme fama no Brasil pelas transmissões da TV, mas ficou conhecido pela sua forma de “matar” bolinha. Steve Davis o considerou como o melhor entre todos os brasileiros.
Este escocês dominou os anos 90. Hendry ainda acumula o recorde de jogador mais novo a ser campeão mundial. Vale dizer que o seu primeiro título foi conquistado aos 21 anos. Além disso, ele conquistou sete mundiais.
Outro mito escocês que foi quatro vezes campeão mundial e ficou conhecido por ser o primeiro jogador adolescente a vencer três torneios seguidos. Além disso, ele foi o primeiro jogador a ir para o ranking mundial de uma só vez.
Este inglês é pentacampeão mundial na modalidade e é apelidado de “The Rocket”, o foguete, por ter uma rapidez fantástica em suas tacadas e tem uma maneira muito rápida de pensar o jogo. Atualmente ocupa o 4° lugar de melhor do mundo.
O galês é mais um da nova geração. Ele foi o primeiro canhoto a ser campeão do mundo, é e bicampeão na modalidade. Atualmente ele ocupa o 16° no ranking geral.
Outro da nova geração apelidado de “Tubarão”. O inglês é natural de Leicester e é o atual campeão do mundo, recentemente conquistou o seu bicampeonato.
Outro inglês e matador de nato. Selby foi campeão mundial em 2005 e atualmente ocupa a 5° posição no ranking geral.
Outro ótimo canhoto. Allen é tratado como uma revelação irlandesa, mas ainda não conquistou um mundial e atualmente ocupa a 10° de melhor do mundo.
O britânico atualmente é o número 2 do mundo. Faz ótimas jogadas e não foi à toa que ele conquistou o mundial em 2015.
Crédito foto: Reprodução Facebook oficial
Atualmente Noel é o principal jogador brasileiro na sinuca. Vale dizer que ele já foi sete vezes campeão nacional.
É a mais nova revelação brasileira. Por incrível que pareça os seus números superam o de Ruy Chapéu e Carne Frita. Ele foi o brasileiro que chegou mais longe em um mundial de snooker, atingindo o 4° lugar em 2013.
Relembre a partida histórica entre Rui Chapéu e Roberto Carlos (Brasil) x Steve Davis e Tony Meo (Inglaterra), em um desafio internacional disputado em 1986:
Você ainda achou pouco? Veja essa vitória de Ronnie O'Sullivan. Nem deu oportunidade para o adversário jogar.
E aí, curtiu o nosso conteúdo? Comente sua opinião e acompanhe outras notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!
Veja também:
CrossFit: Saiba tudo o que rolou na Etapa 3 do WKND Wars São Paulo
Top 10: As jogadoras de tênis mais gatas que estão em atividade
Saiba quais são as 4 melhores jogadoras do mundo no handebol hoje