Crédito foto: Getty Images
Ainda com pouco destaque na mídia, mas com muita popularidade entre os seus praticantes, o handebol vem conquistando cada vez mais todos os tipos de público, principalmente, o público feminino. E para incentivar ainda mais a prática desse esporte entre as mulheres, a equipe do Esportudo.com listou, abaixo, as quatro melhores jogadoras do mundo nessa modalidade, confira os nomes:
4. Heidi Loke (Noruega)
Crédito foto: Reprodução / Facebook oficial Heidi Loke
Em 2011, a grande estrela do handebol norueguês foi eleita a melhor jogadora do mundo, ganhando o título de campeã mundial em São Paulo. Na posição de pivô, ela é considerada uma das melhores jogadoras na história da modalidade. Ela também venceu o Campeonato Europeu três vezes (em 2008, 2010 e 2014), além das Olimpíadas de Londres 2012. Em 2014, foi a terceira melhor jogadora do mundo.
Em 2015, ela deixou a seleção de seu país para garantir vaga nas Olimpíadas de 2016. Para isso, ela ganhou o Campeonato Europeu e conseguiu seu lugar nos Jogos Olímpicos. Além de admiráveis conquistas, Heidi ainda concorreu ao prêmio de melhor jogadora de 2016, mas quem ganhou foi a número 1 da nossa lista.
3. Cristina Neagu (Romênia)
Crédito foto: Reprodução / Facebook oficial Cristina Neagu
Destacando-se no Mundial de 2009, Neagu foi eleita a jogadora mais valiosa e terminou essa competição como artilheira e conquistou o prêmio Mizuno Female World Handball. Também foi eleita como a melhor jogadora do mundo em 2015. Ela eliminou a seleção brasileira neste campeonato (que era a atual campeã na época), com placar de 25 a 22 nas oitavas de final. Além disso, concorreu com a melhor do mundo de 2014 e foi a segunda melhor jogadora mundial.
Uma jogadora com todo esse potencial pode até eliminar o Brasil uma vez, porém, as duas próximas listadas renderam dois títulos de melhor jogadora do mundo.
2. Alexandra Nascimento (Brasil)
Crédito foto: Reprodução / Facebook oficial Alexandra Nascimento
Jogando na posição de ponta, Alexandra foi eleita a melhor jogadora do mundo em 2012, depois de uma enquete realizada no site da IHF (Federação Internacional de Handebol). Ela foi o principal destaque na seleção brasileira com uma ótima campanha nas Olimpíadas de Londres 2012. As brasileiras foram eliminadas nas quartas de final pela equipe norueguesa (que foi campeã olímpica).
Esse foi o primeiro momento que uma atleta brasileira venceu a maior premiação da modalidade. Além da nossa primeira listada, Alexandra foi fundamental para a consagração deste esporte no Brasil.
1. Eduarda Amorim (Brasil)
Crédito foto: Reprodução / Facebook oficial Eduarda Amorim
Essa jogadora ajudou o handebol a evoluir no Brasil, mas consagrou sua carreira e essa modalidade esportiva bem longe das terras brasileiras. Foi na Europa, especificamente na Macedônia e depois na Hungria, na cidade de Gyor (cidade com grande tradição neste esporte). Lá, Eduarda conquistou duas vezes a Liga dos Campeões da Europa em 2012, título de clubes mais importante da modalidade. Ela também foi eleita MVP do Mundial da Sérvia (jogadora mais valiosa), sendo peça essencial na conquista inédita do título para o Brasil.
A armadora se acostumou com os títulos coletivos e pessoais, além das conquistas à frente da seleção em 2013 (ano em que o Brasil foi campeão no mundo na categoria feminina). E no ano seguinte, foi a melhor jogadora do mundo, vencendo a eleição feita pela IHF. A campeã mundial e armadora se tornou a segunda brasileira a conquistar o prêmio.
Duda teve importância para a seleção brasileira e na consolidação do esporte no mundo, pois suas vitórias contribuíram para que todas as nações do mundo respeitem e encarem de frente seu adversário verde e amarelo.
E aí concorda com os nomes? Comente quais são as suas jogadoras preferidas e acompanhe mais notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!
Veja também:
4 esportes que estão ganhando espaço na preferência dos brasileiros
CrossFit: Saiba tudo o que rolou na Etapa 3 do WKND Wars São Paulo
Basquete: Veja quem são os quatro melhores dunkers da NBA hoje