Notícias e Opiniões de Esportes

São Paulo: Saiba por que Rogério Ceni merece uma chance como técnico

Written by Luiz Boff | 5/nov/2016 17:00:00

Crédito foto: Getty Images

Após mais uma temporada fraca e um tanto decepcionante, o São Paulo já mira o planejamento para 2017. Na parte mediana da classificação, o Tricolor deve apenas cumprir tabela no Brasileirão, já que dificilmente deve alcançar o G6 e muito menos ser rebaixado.

A ausência na próxima Copa Libertadores pode não ser tão ruim ao time do Morumbi, uma vez que terão mais tempo para reforçar o elenco e testar os garotos da base no Campeonato Paulista. Junto a isso, a indefinição do treinador também surge como problema, uma vez que as contratações devem passar pela aprovação do novo comandante.

Um dos nomes especulados é do ídolo Rogério Ceni, que já manifestou o desejo de ser técnico do Tricolor em 2017, algo que divide opiniões entre comentaristas e torcedores. Afinal, o goleiro artilheiro merece uma chance neste momento?

Realmente se tratando de uma figura do tamanho de Rogério – principalmente por tudo que ele representou no clube – é normal a desaprovação como treinador do clube, justamente por ser uma posição que pode levar à uma injustiça com o próprio.

Apesar da inexperiência, o goleirão pode agregar muito ao Tricolor que sente a falta de títulos há quatro anos, e mais do que isso, a falta de um time competitivo que possa brigar por todos os campeonatos. Com isso, a equipe do Esportudo.com listou, abaixo, quatro pontos que podem ser positivos para a sua contratação, confira:

1. Vontade de vencer

Os diversos títulos e os mais de 130 gols marcados já evidenciam o quanto foi vitoriosa a carreira do goleiro. Isso não se deve apenas a sua técnica, mas sim a grande vontade de vencer em cada partida – algo que certamente poderia influenciar positivamente o futuro elenco do Tricolor –, mesmo que o grande problema em 2016 não tenha sido a falta de gana.

A presença do ídolo poderia fazer o time entender o peso da camisa do São Paulo. Não se doar ao máximo em cada partida não é opção, mas sim uma obrigação. Segue abaixo um exemplo de tal vontade e vibração de Rogério Ceni pela Copa Libertadores de 2013, na qual o Tricolor necessitava vencer o Atlético-MG (onde acabou se tornando campeão naquele ano) a fim de se classificar para as oitavas de final, confira:

2. Visão e inteligência

Em 25 anos de carreira foram 1.255 jogos (São Paulo e seleção brasileira) com aproveitamento de 59,8% dos pontos disputados, evidenciando grande experiência nos gramados. Em meio a tantos jogos e diversas situações vivenciadas, Rogério possuí uma boa consciência tática e visão de jogo, qualificações importantes para sua iniciação como treinador, uma vez que pode beneficiar-se disto para reverter situações desfavoráveis durante um jogo ou no meio de um campeonato.

Crédito Foto: Reprodução | Facebook oficial do goleiro

3. Estudioso

Como se não bastasse sua vasta experiência em campo e tantas conquistas, o ídolo são-paulino vem se preparando muito em 2016, buscando estágios, cursando módulos de preparação técnica na Europa e se atualizando com novos conhecimentos de treinadores renomados do futebol mundial.

Tal atualização de conceitos é tão importante para um novo comandante como para os que já estão no mercado há um tempo, afinal de contas, conhecimento tático aprofundado vem se mostrando a grande saída para muitos clubes atingirem o sucesso (Barcelona em 2011 e Corinthians em 2012/2015, são bons exemplos).

4. Histórico do clube

Um dos motivos, talvez mais reconfortantes, para o torcedor são-paulino seja o histórico de técnicos ícones do clube. Auxiliar de Telê, Muricy Ramalho, iniciou sua carreira no Tricolor e apesar de várias conquistas e momentos ruins no clube, ele permaneceu na lembrança do torcedor com muita gratidão, e é lembrado até hoje em situações assombrosas como um salvador.

Crédito Foto: Reprodução / Facebook oficial do goleiro

É fato que um comandante vive de resultados, principalmente, se tratando do futebol brasileiro que possuí altos índices de trocas de técnicos. Apesar disso, a opção por Rogério Ceni é muito válida e deve ser levada como um trabalho a longo prazo e com a certeza de vitória, afinal de contas, os poucos técnicos que vieram ao Tricolor com novas filosofias de trabalho rapidamente atingiram seleções nacionais e não tiveram tempo suficiente para colher os resultados esperados.

O momento é agora, o São Paulo precisa de inovação e identidade, ou seja, precisa de Rogério Ceni.

E você torcedor, concorda ou discorda? Comente sua opinião!

Veja também:
Seleção do Brasileirão: Veja o time ideal do campeonato
A seleção brasileira deveria ser de todos e não apenas da elite
Saiba o que muda com novo regulamento da Copa Libertadores 2017