Crédito foto: Reprodução Facebook oficial do clube
Quem é do interior de São Paulo, precisamente de Araraquara, já sabe de quem estou escrevendo. A equipe Esportudo.com irá contar a história desse clube que há muitos anos atrás era o terror dos grandes de São Paulo, inclusive foi um dos poucos times que ganhou do Santos de Pelé.
Crédito foto: Divulgação oficial do clube | Pereira Lima: o fundador
Associação Ferroviária de Esportes, conhecida apenas como Ferroviária ou AFE, é um clube de futebol brasileiro da cidade de Araraquara. Considerada uma das equipes mais tradicionais do estado e razoavelmente representativa no Brasil, permaneceu por 30 anos seguidos na elite do futebol paulista, além de já ter jogado o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil. Uma curiosidade, seu estádio (Arena da Fonte ou Fonte Luminosa) é um dos melhores estádios do país.
Foi fundada no ano de 1950 por um grupo de engenheiros e demais servidores da Estrada de Ferro Araraquara – por isso, o nome Ferroviária – em um salão de festas. A cor da camisa foi uma confusão, porque um dos integrantes queria a mesma cor de um clube carioca (azul ‘’Guanabara’’ e branco), mas iria dar muita confusão. Portanto, ficou com a cor grená e branco, que representava os funcionários da Estrada de Ferro.
Crédito foto: Divulgação
No ano seguinte de sua criação, o clube foi disputar a Série A2 do Campeonato Paulista, terminando em 3º lugar. Infelizmente não conseguiu o acesso para o futebol na elite. Mas no dia 16/4/1956, a AFE goleou seu maior rival, o Botafogo de Ribeirão (2° colocado) por 6 a 3, num jogo histórico realizado na Fonte Luminosa lotada. Com esse resultado, o clube garantiu o acesso à Série A1 do Campeonato Paulista e conquistou seu primeiro título na história. Inaugurava um novo capítulo na história do time grená.
Imagem: Museu do Futebol e Esportes de Araraquara
Foi em 1957 que a AFE conseguiu sua primeira vitória sobre um grande clube: 3 a 2 sobre o Santos de Pelé, na Fonte Luminosa. Afinal, hoje é o seu aniversário. Meus parabéns rei do futebol. Em 1958, a Ferrinha terminou em 11º lugar, derrubando o campeão Santos por 2 a 1 dentro de Araraquara.
Infelizmente, por ser um clube do interior não entrava muito dinheiro no caixa do clube, diferente dos grandes times, a AFE começou a cair de produção até que chegou a ficar na Série A3 do Campeonato Paulista. Mas o fundo do poço foi no ano de 2000, onde perdeu para o São Bento e foi rebaixada para a 4ª divisão.
Em 2006, o clube conseguiu retornar ao quadrangular decisivo da Série A3 depois de sete anos, após terminar em seu grupo na 1ª colocação. A equipe de Araraquara duelou contra São José, XV de Jaú e Santacruzense na fase decisiva. Na última rodada do quadrangular, com a Fonte Luminosa lotada e precisando apenas do empate, a AFE foi surpreendida pelo XV de Jaú, sendo derrotada em seus domínios por 2 a 0. O sonho do retorno à Série A2 havia sido adiado para o ano seguinte.
No dia 18/4/2015, em jogo válido pela 17ª rodada, após uma vitória por 1 a 0 contra o Guaratinguetá, no estádio Dario Rodrigues Leite, a Ferrinha finalmente (depois de 19 anos) retorna onde jamais deveria ter saído: a Série A1 do Campeonato Paulista e Copa do Brasil (após oito anos). Quem viu a campanha do time daquele ano, viu um elenco tecnicamente perfeito e com muita garra. Me lembro de um jogo em que a AFE estava empatada por 1 a 1, a vitória era o que importava, começamos a gritar “Vamos subir AFE”, e não é que o lateral-direito soltou uma bomba e fez o gol? O juiz apitou o final do jogo e a explosão de alegria foi geral.
Um outro fato curioso foi a campanha da AFE em 2016 que ficou marcada como o melhor jogo do Campeonato Paulista entre Ferroviária x Corinthians, onde o jogo acabou empatado em 2 a 2. Além disso, a Ferrinha ganhou do Palmeiras no Allianz Parque por 2 a1.
Crédito foto: Divulgação site oficial do clube
E aí curtiu o nosso conteúdo? Comente e acompanhe mais notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!
Veja também:
Futebol interior: 5 times que merecem destaque pela campanha em 2016
Cartola FC: Os melhores jogadores por scouts até o momento
Os 5 melhores jogadores Sub-23 que atuam no futebol brasileiro