Crédito foto: Getty Images
O Aikido é uma arte marcial - incrível - de origem japonesa, e tem como principal objetivo a integração entre o corpo e a mente, que são alcançados por meio de sua prática. Tem como princípio a não resistência e não violência, onde o praticante usa a força do adversário contra o próprio agressor, redirecionando o ataque.
A palavra é formada pelos ideogramas japoneses 合 (ai), que significa unido, unificado ou combinado, 気 (ki), significando espírito, energia ou moral, e 道 (do), significando caminho. O termo é traduzido de várias formas, como: “o caminho de combinar forças”, “a harmonia do universo”, entre outras. Foi denominada pelo seu criador, o mestre Morihei Ueshiba, como “a arte da paz”.
Crédito foto: Reprodução / Facebook oficial
Morihei Ueshiba nasceu em Tanabe, na província de Wakayama, em 1883. Desde sua infância teve uma saúde frágil, ao contrário dos homens de sua família, que eram famosos por sua força física. Apesar disso, com o passar do tempo, demonstrou ser dono de uma força sobre-humana. Seu pai, observando que o filho estava mais propenso a ser um estudioso que negligenciaria sua saúde física (Ueshiba era muito curioso e amava estudar, mas não se adaptava à escola), incentivou-o a praticar caminhadas e natação, além de sumô, seu primeiro contato nas práticas marciais.
Ueshiba convenceu os pais a deixarem-no abandonar a escola quando estava no ensino médio. Apesar disso, continuou a estudar, entrando em uma academia de soroban (ábaco), atividade que demonstrou ter muita habilidade.
Aos 19 anos, mudou-se para Tóquio, onde trabalhava como comerciante e se dedicava a aprender o jujutsu Tenshin Shin’yo Ryu e um estilo de kenjutsu denominado Shinkage Ryu. Não se aprofundou muito nestas práticas, mas por meio delas, conseguiu descobrir qual era sua vocação.
Ingressou no Exército Imperial Japonês e, nesse período, começou a treinar o jujutsu Yagyu Ryu, sendo ensinado por Masakatsu Nakai. Em 1908 recebe a licença para ensinar o estilo.
Crédito foto: Reprodução / Facebook oficial Aikido Journal
Em 1910, Ueshiba decide tornar-se um pioneiro, juntando-se a um grupo de pessoas com o objetivo de colonizar a ilha de Hokkaido. Lá, conhece o grande mestre do estilo Daito Ryu Aikijutsu, Sokaku Takeda e passa a aprender com ele o estilo que viria a ser uma das maiores influencias para a criação do Aikido. Em troca das aulas, Ueshiba hospedava seu mestre em sua própria casa, cuidando dele com muita dedicação.
Outra figura que influenciou fortemente sua formação foi Onisaburo Deguchi, líder da religião Omoto-kyo. Decide ir para Ayabe, onde localizava-se o quartel general da religião. Ueshiba foi guarda-costas de Deguchi, que montou um dojo para ele em um espaço dentro do complexo da Omoto-kyo, onde ensinou o budô para seus membros.
Em 1922, recebe de Takeda o certificado de instrutor pleno do estilo Daito Ryu e continua a ensinar e treinar em Ayabe. Em 1925, é chamado para ensinar o budô em Tóquio, onde teve a oportunidade de dar aulas para pessoas muito influentes.
Sua fama na região se espalhava, e em 1930 recebe a visita de Jigoro Kano, que pede a ele que ensine alguns de seus alunos avançados. Constitui seu dojo permanente em 1931, nomeado Kobukan, onde começa a aceitar alunos internos (uchi-deshi), que eram treinados de forma bem rigorosa. Em 1942, após um período de reclusão, começa a praticar a luta que ele mesmo criou, e passa a ensiná-la até sua morte, em 1969.
O treinamento divide-se em técnicas de combate e exercícios formais. As técnicas de combate se dividem em: técnicas de defesa, que incluem técnicas de evasão e centralização, e técnicas de contra-ataque, que incluem técnicas de projeção e de imobilização.
Os exercícios formais são os katas (formas). Nesta prática não existem competições e seu foco está na defesa pessoal e no bem-estar físico e mental do praticante.
Sua maior organização mundialé a Aikikai, que é encabeçada por Moriteru Ueshiba, neto de Morihei. A organização conta com representantes em todo o mundo. No Brasil, sua maior autoridade e presidente da Confederação Brasileira é o faixa preta sexto grau, Wagner Bull. A Confederação Brasileira é filiada à Aikikai, e conta com representantes por todo o país.
Confira um pouco do mestre Morihei Ueshiba em ação:
E aí, curtiu o nosso conteúdo? Comente e acompanhe mais notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!
Veja também:
Ex-TUF, Edgard 'Magrão' diz em exclusiva: “tem muito pouco apoio”
Saiba quais são os oito melhores filmes sobre esporte
Conheça 6 golpes mortais de lutas que são praticadas no Brasil