Crédito foto: Ivan Storti / Divulgação oficial do clube
A tragédia com o avião da LaMia que transportava atletas e a comissão técnica da Chapecoense e profissionais da área de comunicação foi a pior que ocorreu na história do esporte. O acontecimento chocou e entristeceu os moradores da cidade de Chapecó, atletas, torcedores e amantes do esporte no Brasil e no mundo.
Equipes e jogadores que atuam na Europa fizeram homenagens nas camisas, um minuto em luto e se ofereceram para ajudar o clube a se reestruturar. O uruguaio Edinson Cavani homenageou a equipe ao marcar contra o Angers: “#FUERZA ACF” estava escrito na camisa debaixo do camisa 9.
No Brasil, rapidamente os clubes se manifestaram em como iriam ajudar e homenagear a equipe. Alguns clubes grandes se reuniram e pediram à CBF que a Chapecoense não fosse rebaixada por três temporada na Série A do Brasileirão. A entidade disse alguns dias depois que o clube está garantido na primeira divisão do Campeonato Brasileiro até 2020.
Os clubes também deram a ideia de ceder atletas de graça a Chape para ajudar o clube a se reestruturar nos próximos anos e disputar o campeonato nacional de 2017. O Santos colocou em sua camisa nomes de jogadores e o escudo da Chapecoense e do Atlético Nacional na última rodada do Brasileirão. O Peixe conta com 31 atletas no elenco e alguns poderiam integrar o elenco da Chape para ganhar experiência no clube campeão da Sul-Americana.
Confira, abaixo, cinco jogadores do Santos que poderiam integrar a Chape:
Crédito foto: Pedro Azevedo / Divulgação oficial do clube
É um dos mais jovens do elenco principal. Chegou no Alvinegro Praiano para integrar o time Sub-20 e foi para o time profissional com apenas 19 anos. Apesar de não jogar na temporada, foi campeão Paulista em 2016. A ida para a Chape seria uma oportunidade de adquirir experiência e talvez ser titular, podendo disputar finais de campeonatos e fazer uma boa campanha no Brasileirão. A reestruturação pode ser boa para o goleiro.
Crédito foto: Pedro Azevedo / Divulgação oficial do clube
Mesmo tendo atuado pela equipe principal do Linense, chegou ao Santos para, antes de ser promovido ao elenco principal, atuar pela equipe Sub-20. Logo depois que foi para o time principal, ganhou uma renovação de contrato, que acaba em abril do ano que vem.
Ser emprestado e mostrar bons resultados pode dar duas possibilidades ao atleta: renovar ou mudar de clube. A concorrência na posição ainda é forte: David Braz, Fabián Noguera, Luiz Felipe (D. M) e Gustavo Henrique (D. M). Quando os dois voltarem aos gramados, dificilmente sobrará lugar para o jovem.
Crédito foto: Divulgação oficial do clube
Mais uma prata da casa, Daniel Guedes chegou no clube em 2011, para entrar no time Sub-17. Desde 2014, quando subiu para o profissional, disputou 24 jogos pelo time. Porém, o lateral-direito tem um forte concorrente. Victor Ferraz, que é um dos melhores laterais do Brasil na temporada, sendo regular e sempre atuando bem, além de apoiar bem o ataque e, mais recentemente, caindo para o meio de campo e mudando de função.
Crédito foto: Ivan storti / Divulgação oficial do clube
O argentino já não é nenhum garoto. Aos 28 anos, Vecchio já passou por vários clubes da América do Sul, alguns muito grandes. Rosario Central, Corinthians e Colo-Colo são apenas alguns dos clubes. Em 273 jogos, marcou 64 gols e concedeu 28 assistências. Um atleta mais experiente é fundamental na montagem de um novo elenco, e pode ser a oportunidade de mostrar serviço a Dorival Júnior ou conseguir outro gigante para jogar.
Cogitado como possível dispensa de final de temporada no Peixe, Rodrigão deu sorte e não saiu do clube como Valencia (volante), Joel (atacante) e Paulinho (atacante). Ricardo Oliveira e Copete são titulares absolutos e Dorival Júnior deve começar a trabalhar com uma nova joia do Alvinegro Praiano (sim, mais uma) durante o Paulistão: Arthur Gomes. Apesar de jogar pouco, seus números são animadores: três gols e uma assistência em quatro jogos, mas a falta de oportunidades pode ser um bom motivo para mudar de ares e voltar a balançar as redes.
E aí, torcedor, concorda com a lista ou incluiria outros jogadores do Santos no pacote? Comente e acompanhe mais notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!
Veja também:
6 motivos para a torcida do Peixe se orgulhar do time em 2016
Luxemburgo teria sido um bom nome para comandar a Chape; entenda
10 jogadores do Grêmio que poderiam ser emprestados para a Chapecoense