Notícias e Opiniões de Esportes

4 históricos jogos de futebol sob neve no Brasil

Written by Artur Rodrigues | 23/jul/2017 11:03:00

Crédito foto: Divulgação / Site Oficial Grêmio

A neve voltou a cair na Região Sul do Brasil nesta semana. Com temperaturas abaixo de zero, os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul registraram a queda de flocos de gelo granular. Isso torna a região um grande atrativo para quem nunca presenciou uma nevasca. Mas, não é de hoje que há casos como os dessa semana nas cidades da região. Inclusive, há alguns registros de partidas de futebol sob frio intenso e com queda de neve.

Para quem acompanha o futebol europeu, é comum ver jogos disputados em temperaturas baixíssimas, com flocos de gelo caindo sobre o gramado. Mas, aqui no Brasil, ter jogos nessa situação não é um fato corriqueiro. Em toda história, foram apenas quatro partidas disputadas nessas circunstâncias, todas elas na Região Sul.

O primeiro caso aconteceu em 17 de julho de 1975, no amistoso entre Juventude e Internacional de Santa Maria, no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul. Após ser cogitado o adiamento da partida, o árbitro Homero Rasbold optou pela realização da mesma. Após os 90 minutos, o Juventude venceu por 2 a 0. Neste mesmo dia, uma grande nevada tomou conta da cidade de Curitiba e de todo estado do Paraná, dizimando grande parte da produção de café, principal riqueza da região. Esse dia ficou conhecido, em Curitiba, como “O dia da neve”.

Em 1979, a Região Sul teve um inverno bem rigoroso. Os outros três registros de nevascas em jogos no futebol brasileiro são daquele ano. O primeiro foi na partida entre Esportivo e Grêmio, pelo segundo turno do Campeonato Gaúcho. Realizado na cidade de Bento Gonçalves, casa do Esportivo, o jogo terminou com o placar de 0 a 0, e contou com a presença de corajosos 3.988 torcedores. No momento da partida, os termômetros marcavam zero grau de temperatura.

No mesmo dia, o Internacional de Lages recebeu o Avaí, pelo Campeonato Catarinense. Os dois graus abaixo de zero fizeram com que uma fogueira fosse acesa nos vestiários, onde os jogadores também tomaram café e conhaque para se aquecer. Nas arquibancadas, o conhaque também era consumido pelos torcedores. A partida terminou com o placar de 1 a 1.

Crédito foto: Divulgação/ Site Oficial Inter de Lages

Também no dia 30 de maio, Chapecoense e Criciúma fizeram, em Chapecó, mais um jogo sob flocos de gelo. Com temperatura abaixo de zero, a partida foi vencida pelos donos da casa por 3 a 2, e contou com a presença de apenas 177 torcedores.

E aí, curtiu o nosso conteúdo? Comente e acompanhe mais notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!

Veja também:
Lembra deles? Veja 5 promessas da base do Grêmio que não vingaram
Veja como ficaria o melhor time da Chapecoense de todos os tempos
Top 10 dos maiores artilheiros em atividade no futebol mundial