Notícias e Opiniões de Esportes

É clássico! 5 jogadores do Santos que já mitaram contra o Palmeiras

Written by Gustavo Henrique Cruz | 19/mar/2017 11:07:00

Crédito foto: Getty Images

Santos e Palmeiras fazem parte de um dos maiores clássicos do futebol brasileiro, conhecido como Clássico da Saudade. Nos últimos anos, esta rivalidade histórica entre as duas equipes cresceu mais do que qualquer outra no país. Isso se deve ao elevado número de finais diretas e indiretas disputadas entre ambos.

Em 2015, o time da Vila foi Campeão Paulista ao vencer o rival na final. No mesmo ano, os dois clubes disputaram a final da Copa do Brasil e o Verdão levou a melhor: 2 a 1 no placar agregado. Um ano depois, a final indireta do Brasileirão foi entre os dois elencos: Palmeiras, campeão com 80 pontos, e o Peixe, vice-campeão com 71 pontos.

Tendo em vista estes duelos épicos, o Esportudo fez uma lista curiosa:  5 jogadores do Santos que já mitaram contra o rival Alviverde. Veja!

1. Kléber Pereira

Crédito foto: Acervo Santista

O atacante chegou ao clube praiano em 2007 e ficou até 2009, marcando 87 gols em 155 jogos. Em seu último ano, se classificou com a equipe para a semifinal do Campeonato Paulista na última rodada de pontos corridos. Ficando em quarto lugar, o time pegou o primeiro colocado, o Palmeiras. O Verdão era grande favorito e ia decidir em casa - até saiu na frente no placar da Vila Belmiro. Porém, o Peixe virou com um gol de Kléber Pereira e um de Neymar, na ordem. No Palestra Itália, uma vitória simples classificava o Verdão, mas os visitantes inauguraram o marcador com Madson, e Kléber Pereira ampliou. No agregado, dos quatro gols, dois foram do jogador. 

2. João Paulo

Pelo Campeonato Paulista de 1982, os dois clubes se enfrentaram no dia 23 de novembro. O time da Vila Belmiro aplicou uma goleada histórica: 6 a 1 no rival. João Paulo marcou três gols e deu duas assistências. Certamente não foi pior porque o ponta foi expulso após uma confusão com jogadores adversários. Em linda jogada individual, Paulinho deixou o zagueiro e o goleiro no chão e fechou a goleada. 

3. Ary Patusca

Crédito foto: Acervo Histórico

O primeiro Clássico da Saudade aconteceu dia 3 de outubro de 1915. Foi uma partida amistosa pelo Festival Pró Pátria, da Cruz Vermelha Italiana, no estádio Velódromo, em São Paulo. A rivalidade começou com uma goleada: 7 a 0 para o Peixe. Ary Patusca, que foi um dos primeiro ídolos do clube, marcou três gols no (ainda) Palestra Itália. 

4. Neymar Jr.

Um dos maiores jogadores da atualidade do futebol mundial já deixou a Vila Belmiro. Em 1° de dezembro de 2012, o Peixe recebeu o rival pela última rodada do Campeonato Brasileiro e saiu à frente no marcador. Então, o time da casa corria contra o relógio. Neymar recebeu a bola e driblou o goleiro, sem ângulo, passou para Vitor Andrade empatar. Depois, Neymar sofreu pênalti, ele mesmo converteu a cobrança. Por fim, o então camisa 10 recebeu a bola de Patito Rodríguez dentro da área, “dançou” na frente do zagueiro e bateu por baixo de suas pernas, cruzado, no cantinho, para selar o placar. Como se não bastasse participar de todos os gols, Neymar fez lindos passes e jogadas ao longo da partida. 

5. Pelé

Crédito foto: Acervo Histórico

O Rei do futebol humilhou praticamente todos os times que enfrentou. Escolher apenas uma partida, um lance ou um gol seria difícil. Contra o Verdão, foram inúmeros gols, assistências e lances bonitos. Durante os 18 anos que jogou pelo time da Vila, o Palmeiras foi sua quinta maior vítima, tendo marcado 32 gols na equipe. Pelé aplicou cinco goleadas (4 a 0, 7 a 3, 4 a 0, 4 a 1 e 4 a 0), ganhou cinco títulos (Taça Estado de São Paulo, duas vezes o Torneio Início Paulista e duas vezes o Campeonato Paulista) e eliminou o rival por duas vezes da Taça Brasil (1964 e 1965). Os números do Rei são incontestáveis!

Falta alguém nesta lista, torcedor santista?

E aí, curtiu o nosso conteúdo? Comente e acompanhe mais notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!

Veja também:
Top 10 dos técnicos com mais jogos no Santos; Dorival Júnior é o 7º
Santos na Libertadores: 5 motivos colocam o Peixe na luta pelo tetra
Melhor base do Brasil? Confira uma seleção de revelações do São Paulo