Notícias e Opiniões de Esportes

4 competências necessárias para ser um lutador profissional

Written by Ewerton Teixeira | 17/mar/2017 22:00:00

Crédito foto: Reprodução / Facebook oficial Muhammad Ali

A profissão de atleta é uma das que mais exigem dedicação. Além das horas de treino, quem escolhe essa vida deve estar 24 horas atento ao que come e ao quanto descansa. Deve cuidar das suas lesões e manter um alto nível de motivação para seguir sua dura rotina.

O atleta geralmente não encontra tempo suficiente para estar com a família e com os amigos, e em muitos casos, ainda não tem uma renda que lhe dê uma garantia de futuro. É importante estar constantemente em busca de evolução, procurando formas de melhorar as quatro competências necessárias que o Esportudo separou para quem já é e quem deseja se tornar um lutador profissional!

1. Física

Crédito foto: Reprodução / Facebook oficial Georges St-Pierre

Cada modalidade exige um foco maior em uma ou em outra habilidade, mas basicamente, o atleta deve ter resistência, potência, velocidade, força, agilidade e flexibilidade. O taekwondo terá mais flexibilidade do que uma luta olímpica, mas provavelmente a força será menor. Desenvolva essas habilidades, observando qual é o foco de sua modalidade, mas ao mesmo tempo se preocupando com o todo, não deixando outras que parecem menos importantes de lado.

2. Técnica

Crédito foto: Reprodução / Facebook oficial Giorgio Petrosyan

Também muito específicas, as competências técnicas variam bastante de uma modalidade de luta para outra. Basicamente, o que vemos são os socos, chutes, joelhadas, cotoveladas, projeções, bloqueios, esquivas, estrangulamentos, chaves, torções, inversões e por aí vai. Além de estas habilidades variarem de uma modalidade para outra, a forma de aplicar pode variar também. Por exemplo, um lutador de karatê chuta bem diferente do que um de muay thai. Ambas as formas são eficientes dentro de suas respectivas modalidades, mas observe que a mesma habilidade é aplicada de formas diferentes.

3. Tática

Crédito foto: Reprodução / Facebook oficial Rickson Gracie 

Obediência ao plano de luta, ouvido aberto às instruções, movimentação, finta e contragolpe são habilidades que um lutador deve ter para melhorar a parte tática. Já não variam tanto de modalidade para modalidade. O conceito para todas é basicamente o mesmo, só mudando a forma de se aplicar. 

4. Psicológica

Crédito foto: Reprodução / Facebook oficial Emelianenko Fedor

Essa é a que menos varia e todos precisam ter: concentração e motivação. Essas duas habilidades farão com que o atleta não se disperse, mantendo seu foco na meta a ser cumprida. Para aflorar a motivação e o vigor necessários para o desempenho de sua atividade, ele precisa ter controle sobre suas emoções básicas: o medo, a tristeza e a raiva. A ansiedade é derivada do medo, que é uma emoção que inibe a ação e tem efeitos negativos sobre o corpo, deixando-o mais rígido, provocando desconforto no sistema digestivo, respiração descompassada, entre outras coisas. A raiva pode fazer com que o atleta tome atitudes que o levarão para mais longe de sua meta. A tristeza drena a motivação, fazendo com que não haja vontade de treinar e competir. Quem tem todas estas emoções sob controle, terá seu desempenho potencializado.

Desenvolva essas quatro competências e vá à luta!!

E aí, curtiu o nosso conteúdo? Comente e acompanhe mais notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!

Veja também:
Ex-TUF, Edgard 'Magrão' diz em exclusiva: “tem muito pouco apoio”
Conheça 6 golpes mortais de lutas que são praticadas no Brasil
O que é o Aikido? Saiba mais sobre esta incrível arte marcial