Notícias e Opiniões de Esportes

Top 6 clubes vítimas da "Síndrome de FIFA"; entenda

Written by Gustavo Henrique Cruz | 27/abr/2017 20:03:00

Crédito foto: Getty Images

Nas últimas duas décadas, a quantidade de dinheiro envolvido no futebol cresceu absurdamente, sobretudo devido aos patrocinadores. Alguns clubes construíram fortunas ao longo de sua história, após anos de hegemonia em seu continente. É o caso de Real Madrid, Bayern de Munique e Milan. Outros fizeram dinheiro com a sua venda para bilionários interessados em aplicar sua grana no esporte, caso de Paris Saint-Germain, Manchester City, Chelsea, Mônaco, Manchester United (que tem a maior folha salarial do mundo) e, mais recentemente, a Internazionale, comprada por um grupo de investidores chinês em junho passado.

Entretanto, a abundância de dinheiro num clube pode não ser benéfica para o elenco. O que chamo de ‘Síndrome de FIFA’ é a prova de que de nada adianta muita ganância, se a enorme quantia não for bem gerida pelos dirigentes: muitas estrelas no clube. Num videogame de futebol, após muitas estrelas contratadas, há certa dificuldade em ter outros grandes jogadores. Mesmo que consiga, há desavenças e descontentamentos no elenco, fazendo com que alguns atletas cheguem a pedir transferência (já perdi Ibrahimovic por isso). Em suma, o técnico acaba não conseguindo usar todos os jogadores que tem à sua disposição. Alguns clubes vivenciam ou já vivenciaram problemas por conta disso. Veja um Top 6 destas "vítimas" da modernidade e entenda o atual momento do futebol internacional!

6. Internazionale

Crédito foto: Getty Images

Em 2016, Gabigol deixou o Santos em uma transferência milionária para jogar na Internazionale. Pelo momento que vivia, teria espaço como titular em qualquer clube do Brasil, mas na Itália foi diferente após sua chegada. Mal entrou em campo e só tem um gol em mais de seis meses de clube.

5. Chelsea

Crédito foto: Getty Images

Em 2015, José Mourinho retornou ao clube inglês. Entretanto, seu desempenho divergiu muito de sua primeira passagem por lá. Mas dois jogadores que hoje estão muito bem em seus respectivos clubes tiveram seu rendimento muito abaixado sob o comando do "The Special One". Cuadrado assinou por quatro anos e meio e não marcou gols pelo clube; Falcão Garcia marcou apenas um tento em 12 partidas. Ambos estão classificados para a semifinal da atual edição da Liga dos Campeões da Europa e jogam juntos pela seleção da Colômbia.

4. Barcelona

Crédito foto: Getty Images

Nem tudo são rosas no maior clube do século 21. Quando Ibrahimovic jogava lá, teve um bom início, mas ficou apenas seis meses. Sempre com declarações polêmicas, disse ao sair: “Pep (Guardiola) é um covarde! (...) Iniesta, Xavi e Messi são como cães que obedecem, mas eu não sou assim”. Já houve rumores de que, por causa da vontade de Messi, Eto’o também tenha saído do clube: foi trocado com Ibra e foi para a Internazionale.

3. Real Madrid

O time merengue havia vendido Morata que, após jogar muito bem na Juventus, foi recontratado pelo clube, mesmo com Benzema no Real. Na vitória por 4 a 2 sobre o Leganés, James Rodriguez foi substituído. O meia saiu de campo claramente irritado e disse que Zidane nunca o deixa jogar uma partida inteira. O colombiano deve sair do clube ao final da temporada.

2. Manchester United

Crédito foto: Getty Images

Bastian Schweinsteiger é um excelente volante, isto é inegável. Porém, ficou esquecido no clube inglês por muito tempo. Mourinho chegou ao Red Devils e disse que o alemão não estava em seus planos. Até foi usado, mas em raras ocasiões. Atualmente, o atleta joga no Chicago Fire e já marcou dois gols com a camisa do clube. Ángel Di María também já aqueceu os bancos do time inglês por muito tempo, após uma estreia excepcional com golaço. O argentino é o jogador que mais movimentou dinheiro em transferências na história. Hoje, vive grande fase no PSG.

1. Paris Saint-Germain

A relação entre Ibra e Cavani sempre foi tida como polêmica no clube francês e, mesmo assim, ambos afirmavam o contrário. Agora, o momento que o time vive é pior: uma eliminação lamentável para o Barcelona na Liga dos Campeões, vice-líder na Ligue 1 e a decepção funcional de Unai Emery com alguns jogadores. Jornais da França afirmam que na próxima janela de transferências o clube irá negociar Lucas, Matuidi, Ben Arfa e Krychowiak. Estes são recém contratados do clube francês e mostram como a má gestão prejudica o time em seu momento atual.

Casos como estes ficam famosos no meio futebolístico, mas muitos clubes insistem em gastar dinheiro e, aparentemente, não pensar num projeto de crescimento nas competições e simplesmente contratam mais. Insistem no erro, mas sai caro, muitos milhões caro!

E aí, curtiu o nosso conteúdo? Comente e acompanhe mais notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!

Veja também:
Ele não vai parar: Ibrahimovic vai retornar, e mais forte
Leicester eliminado: Mas que a Champions nunca saia de Leicester
Por que os técnicos do Barcelona sofrem tanto ao fechar um ciclo?