Crédito foto: Getty Images
Hoje, o MMA é um esporte com regras claras e um alto nível de profissionalização. O que anteriormente era o encontro de diferentes estilos de luta, se tornou o esporte que conhecemos atualmente. Ao longo dos anos, devido ao encontro de várias artes marciais dentro dos ringues e octógonos, diversas técnicas foram sendo incorporadas ao MMA, obrigando os atletas a estarem cada vez mais completos.
Alguns atletas foram responsáveis por essa revolução, trazendo técnicas extremamente eficientes e que mudaram para sempre o esporte. Diante disso, a equipe do Esportudo.com preparou uma lista, abaixo, com três dessas figuras que mudaram a forma de se lutar MMA, confira:
Em uma época em que atores como Jean-Claude Van Damme faziam com que as técnicas de luta em pé, principalmente chutes, se tornassem cada vez mais populares, poucos imaginavam que era possível acabar com uma luta através de técnicas de solo. Até que surgiu um brasileiro chamado Royce Gracie, que mostrou ao mundo a eficiência do jiu-jitsu brasileiro, se tornando campeão do UFC nas edições número 1, 2 e 4, onde finalizou todos seus oponentes, apesar da clara desvantagem física.
Pioneiro no cross-training (treinamento de várias artes marciais com o objetivo de ser um lutador completo), Marco Ruas é autor da famosa frase: “Se você me agarra, eu te chuto e soco. Se você chuta e soca, eu te agarro”. Com essa filosofia, o “Rei das Ruas”, como era conhecido, treinou diversas artes marciais, se graduando faixa preta em taekwondo, judô, luta livre, capoeira e muay thai, além de competir wrestling e boxe. Todo esse esforço lhe rendeu o título de campeão do UFC 7, onde enfrentou três atletas na mesma noite, vencendo os dois primeiros por finalização e a final por nocaute, provando ser um lutador completo.
Mark Coleman foi um wrestler olímpico e responsável pela introdução do ground and pound no MMA. Esta técnica consiste em dominar o adversário no solo e desferir golpes traumáticos com punhos e cotovelos. Aplicando esta técnica, desconhecida por muitos na época, foi capaz de vencer os torneios do UFC 10 e do UFC 11 vencendo todas as lutas no primeiro round, além de ser campeão do Pride Grand Prix em 2000, quando venceu quatro lutas.
Estes três lutadores foram responsáveis por uma grande mudança no modo de como se enxergam os combates. A partir da introdução de suas técnicas e modo de treinar e lutar, foram sendo copiados e hoje não se imagina lutar MMA sem treinar estes três elementos, hoje considerados básicos para qualquer lutador.
E aí, curtiu o nosso conteúdo? Comente e acompanhe mais notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!
Veja também:
5 dicas para ajudá-lo a melhorar seu treino de Muay Thai
4 competências necessárias para ser um lutador profissional
Entenda por que a NFL é o melhor exemplo de que menos é mais