Notícias e Opiniões de Esportes

Na véspera do Majestoso, relembre 5 partidas marcantes entre os clubes

Written by Diego Santos | 25/mar/2017 11:01:00

Crédito foto: Foto: Crédito da Foto: Divulgação oficial do clube

São Paulo e Corinthians são as maiores torcidas do estado de São Paulo, segundo estudo divulgado pelo Instituto Datafolha. Os clubes, juntos, movimentam mais da metade do número de torcedores da capital. O Majestoso tem uma rica história de duelos, seja em disputas diretas de títulos ou mata-mata. 

Ao todo são nove confrontos diretos no Campeonato Paulista, onde o Timão venceu cinco (1939, 1982, 1983, 1997 e 2003). Já o Tricolor Paulista contabiliza quatro títulos (1957, 1987, 1991 e 1998). Além disso, o único título de Campeonato Brasileiro disputado por ambos ficou com o Corinthians, em 1990, esse inclusive foi o primeiro caneco do Timão. Em 2013, o Majestoso foi palco da final da Recopa Sul-Americana e o título ficou com a equipe do Parque São Jorge.

Relembre, abaixo, cinco partidas marcantes entre os clubes

5. Massacre na Arena, Corinthians 6 a 1 (2015)

Crédito foto: Divulgação oficial do clube / Daniel Augusto Jr 

Já campeão daquele Campeonato Brasileiro, o Coringão recebeu o Tricolor do Morumbi com quase 45 mil torcedores na Arena Corinthians. O Timão não tomou conhecimento do Tricolor, massacrou o time do então técnico interino, Milton Cruz, por 6 a 1 fora os gols que a equipe perdeu. Sorte do São Paulo que poderia sair do estádio com uma goleada ainda maior.

4. Centésimo gol de Rogério e quebra de tabu (2011)

Eram quase quatro anos que o Tricolor não vencia o Timão, o jogo era na Arena Barueri, já que o Morumbi receberia um show. Rogério Ceni teria uma chance, apenas uma chance de tentar fazer o seu centésimo gol e entrar para história como único goleiro a fazer tal feito.

Júlio César, goleiro do Timão, armou uma barreira de cinco jogadores, mas a cobrança de Ceni foi perfeita, curva precisa para fazer o 2 a 0. O Coringão diminuiria com Dentinho, mas a vitória já estava escrita. Quebra de tabu, Tricolor 2 a 1.

3. Campeonato Paulista (1939)

O Timão sagrou-se campeão após empate em 1 a 1. Nesta época, o Campeonato Paulista era disputado em moldes diferentes, em pontos corridos. O Corinthians liderava com 16 pontos, três a menos que o Tricolor do Morumbi. Na última rodada as equipes se enfrentaram valendo o título, o Tricolor Paulista precisa vencer para empatar em número de pontos e forçar um jogo desempate, mas o Timão conseguiu segurar o empate e conquistou o caneco.

2. Recopa Sul-Americana (2013)

Crédito foto: Divulgação oficial do clube

O Timão era até então o campeão inédito da Copa Libertadores de 2012. Do outro lado, o Tricolor Paulista campeão, também inédito, da Copa Sul-Americana daquele ano.

O primeiro jogo foi realizado no Morumbi, onde o Timão não tomou conhecimento, venceu a partida por 2 a 1 com gols de Guerreiro e Renato Augusto. Aloísio descontou para o Tricolor. A segunda partida teve um controle enorme do Timão, que sem fazer muito esforço venceu por 2 a 0, com gols de Romarinho e Danilo.

1. Campeonato Brasileiro (1990)

Foi uma final inédita. As equipes jamais haviam disputado uma final de Campeonato Brasileiro. Acreditava-se que o São Paulo levaria vantagem por jogar no Morumbi, já que as duas partidas foram disputadas no Cícero Pompeu de Toledo. Mas, o time de Ronaldo, Neto, Tupãzinho e Cia, conseguiu vencer o time de Telê Santana – então técnico do São Paulo – por duas vezes, ambos por 1 a 0. 

A rivalidade está mais acirrada do que nunca. O Tricolor Paulista venceu o Timão nos pênaltis esse ano, conquistando a Florida Cup, em janeiro, na preparação das equipes para a temporada.

O último duelo no Morumbi aconteceu pelo Brasileirão do ano passado, quando o Tricolor Paulista venceu por 4 a 0. Mais uma página será escrita pelas equipes neste domingo (26/3) às 16h no Morumbi.

Já fizeram suas apostas? Comente e acompanhe mais notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!

Veja também:
No clima de clássico! Relembre jogos paulistas com resultados épicos
Melhor base do Brasil? Confira uma seleção de revelações do Tricolor Paulista
Carta aberta: 4 coisas que poderiam ser melhoradas, professor Carille