Notícias e Opiniões de Esportes

Mercado da bola: Veja qual clube da Série A contratou melhor até agora

Written by Stephanie Contiero | 10/jan/2017 20:03:00

Crédito montagem: Esportudo.com | Fotos: Getty Images 

Antes mesmo da temporada passada acabar, os clubes já começaram suas contratações para o novo ano e o mercado da bola, na pré-temporada, já é intenso. Os times correm para conseguir os melhores jogadores e até concorrem entre si para ver quem ganha. A brincadeira é simples: vence quem tiver o melhor time!

A equipe do Esportudo.com analisou as transações efetivadas e analisa as melhores contratações do momento:

1. São Paulo

Corinthians

Quem chegou: Jô, (atacante, Al-Shabab-EAU), Luidy (meia, CRB), Kazim (atacante, Coritiba) e Paulo Roberto (meia, Sport).

Crédito foto: Getty Images

Contratação de destaque: Revelado no Corinthians aos 16 anos, Jô volta na temporada de 2017 para defender o alvinegro. Teve passagem por times como CSKA Moscou, Manchester City, Everton, Galatasaray, Internacional, Atlético-MG, Al-Shabab e Jiangsu Suning. Sua passagem mais marcante foi pelo Atlético-MG, na qual conquistou títulos como Campeonato Mineiro (2013 e 2014), Copa Libertadores da América (2013), Recopa Sul-Americana (2014) e Copa do Brasil (2014); marcou ainda 39 gols, segunda maior marca, atrás apenas do CSKA Moscou, pelo qual tem 47 gols. Jô chega para ajudar na briga e é promessa do Corinthians para a nova temporada.

Palmeiras

Quem chegou: Alejandro Guerra (meia, Atlético Nacional-COL), Hyoran (meia, Chapecoense), Keno (atacante, Santa Cruz), Michel Bastos (meia, São Paulo), Raphael Veiga (meia, Coritiba) e Felipe Melo (Inter de Milão).

Crédito: Getty Images

Contratação de destaque: Com a ideia de montar um time com um perfil mais experiente, Felipe Melo é a esperança do atual campeão brasileiro. O Palmeiras está voltado para a campanha na Copa Libertadores da América e, por isso, apostou suas forças no volante. Felipe começou sua carreira na base do Flamengo, vestiu a camisa do Cruzeiro, do Grêmio, Mallorca, Racing Santander, Almería, Galatasaray, Juventus e Inter de Milão e agora volta ao Brasil após mais de dez anos jogando na Europa. Sua maior marca de gols foi pelo Galatasaray, com 18 gols marcados.

Ponte Preta

Quem chegou: Erick (meia, Bragantino), Jadson (volante, Santa Cruz) e Ramon (atacante, Brasil De Pelotas).

Contratação de destaque: Ramon, atacante revelação da Série B pelo Brasil de Pelotas, é a atual melhor contratação feita pela Ponte Preta. O jogador foi revelado nas categorias de base do Atlético-PR e passou por times como Esportivo, Lajeadense, Santa Cruz-RS e Boa Esporte. No Brasil de Pelotas atuou em 48 jogos e marcou 12 gols, sendo o vice-artilheiro do time.

Santos

Quem chegou: Cleber (zagueiro, Hamburgo-ALE), Leandro Donizete (volante, Atlético-MG), Matheus Ribeiro (lateral, Atlético-GO) e Vladimir Hernández (atacante, Junior Barranquilla-COL).

Contratação de destaque: O reforço mais quente para a temporada no Santos é Vladimir Hernández, atacante colombiano negociado com o Junior Barranquilla. O jogador, com 46 gols na bagagem, é aposta do time santista. Com 1,60 m de altura, Hernández é conhecido como ‘’Pequeno Gigante’’ e é promessa em Santos.

São Paulo

Quem chegou: Cícero (meia, Fluminense), Neilton (atacante, Botafogo), Sidão (goleiro, Botafogo) e Wellington Nem (atacante, Shakhtar Donetsk-UCR).

Crédito foto: Rubens Chiri/Divulgação oficial do São Paulo FC

Contratação de destaque: Nem foi o primeiro reforço anunciado pelo São Paulo e é o mais esperado na temporada. Atacante, Wellington Nem foi negociado com o Shakhtar Donetsk para um contrato de empréstimo por 12 meses e chega como esperança no ataque tricolor. Nem teve grande passagem pelo Fluminense, no qual marcou 27 gols, e conquistou títulos como a Taça Guanabara (2012), Campeonato Carioca (2012) e Campeonato Brasileiro (2012); pelo Shaktar, Nem conquistou o Campeonato Ucraniano (2013-2014) e marcou 11 gols.

2. Minas Gerais

Atlético-MG

Quem chegou: Danilo Barcelos (lateral, América-MG) e Felipe Santana (zagueiro, Kuban Krasnodar-RUS).

Crédito foto: Divulgação oficial Atlético-MG

Contratação de destaque: Felipe Santana, zagueiro vindo da Rússia, é a promessa do Atlético-MG para a temporada até o momento. O jogador já atuou no sub-20 do Rio Claro e no Figueirense, no qual foi vice-campeão da Copa do Brasil em 2007. Em campanha no exterior, Felipe Santana jogou pelo Borussia, Schalke 04, Olympiacos e Kuban Krasnodar. Felipe tem na bagagem títulos do Campeonato Catarinense (2006 e 2008), Supercopa da Alemanha (2008), Campeonato Alemão (2010-11 e 2011-12) e Campeonato Grego (2014-15).

Cruzeiro

Quem chegou: Diogo Barbosa (lateral, Botafogo), Hudson (volante, São Paulo), Luis Caicedo (zagueiro, Independiente Del Valle-COL) e Thiago Neves (meia-atacante, Al Jazira-EAU).

Créditos: Getty Images

Contratação de destaque: Figurinha conhecida no álbum do Fluminense, Thiago Neves é um dos principais reforços do Cruzeiro para a temporada 2017. Afastado do Al-Jazira, sem receber salários desde outubro, o meia-atacante não teve dificuldades para quebrar seu contrato e acertar sua transferência para a Toca da Raposa. Thiago Neves foi um pedido do técnico Mano Menezes e chega para fazer a diferença no Cruzeiro. Sua melhor passagem em um time brasileiro foi pelo Tricolor das Laranjeiras (2007-2008, 2009 e 2012-2013), totalizando 60 gols.

3. Rio de Janeiro

Botafogo

Quem chegou: Gatito Fernández (goleiro, Figueirense), Montillo (meia, Shandong Luneng-CHN), Roger (atacante, Ponte Preta), Gilson (zagueiro, América-MG) e Jonas (zagueiro, América-MG).

Crédito foto: Divulgação oficial do Botafogo

Contratação de destaque: Montillo é o destaque do Botafogo para a temporada no futebol brasileiro. Após três temporadas na China, o meia chega ao Fogão como o nome de peso para disputar a Copa Libertadores da América. Montillo já passou por clubes como San Lorenzo, Monarcas Morelia, Universidad de Chile, Cruzeiro, Santos e Shandong Luneng e sua melhor temporada, até o momento, foi pelo Cruzeiro, no qual atuou em 122 jogos e marcou 36 gols, conquistando também o Campeonato Mineiro (2011).

Flamengo

Quem chegou: Darío Conca (meia, Shanghai SIPG-CHN) e Trauco (lateral, Universitario-PER).

Crédito foto: Getty Images

Contratação de destaque: O meia Darío Conca é o segundo reforço anunciado pelo Flamengo e o mais aguardado dentro de campo. Conca foi descoberto pelo River Plate e já jogou no Universidad Católica, Rosario Central, Vasco da Gama, Fluminense, Guangzhou Evergrande e Shangai SIPG, time que cedeu o empréstimo ao Flamengo. Conca jogou a maior parte de sua carreira no Fluminense, tendo duas passagens (2008-2011 e 2014), com 269 jogos e 56 gols marcados. O jogador conquistou o Campeonato Brasileiro de 2010 com o Fluminense e a Liga dos Campeões da AFC (2013), a Super Liga Chinesa (2011, 2012 e 2013), a Chinese FA Cup (2012) e a Chinese FA Super Cup (2012), além do Campeonato Argentino e Chileno com o River Plate e a Universidade Católica.

Fluminense

Quem chegou: Orejuela (volante, Independiente Del Valle-COL), Sornoza (meia, Independiente Del Valle-COL) e Lucas Fernandes (atacante, Atlético-PR).

Crédito foto: Getty Images

Contratação de destaque: Com duas contratações vindas do Independiente Del Valle, o Fluminense se reforça para a temporada de 2017. O meia Sornoza é a maior aposta do Flu e já recebeu até comparações com Darío Conca. O jogador chega como um dos destaques da Copa Libertadores de 2016 e seu contrato será de três anos. Sorneza estava no Independiente Del Valle desde 2011, tendo sido emprestado em 2015 para o Pachuca, e tem 67 gols vestindo a camisa do ex-time.

Vasco da Gama

Quem chegou: Escudero (meia, Puebla-MEX) e Muriqui (atacante, FC Tokyo).

Crédito foto: Divulgação oficial do Vitória

Contratação de destaque: Escudero é o presente de natal que a torcida do Vasco ganhou do clube. O meia foi anunciado em pleno feriado de dezembro, durante a madrugada de sábado para domingo e animou o torcedor. Escudero, que já passou por Atlético-MG, Grêmio e Vitória, no Brasil, jogará pela primeira vez em um time carioca e chega sendo aposta. Revelado pelo Vélez Sarsfield, o jogador teve a sua melhor campanha no Vitória, nas temporadas de 2013 a 2015, na qual disputou 100 jogos e marcou 22 gols.

4. Bahia

Bahia

Quem chegou: Edigar Junio (atacante, Atlético-PR), Pablo Armero (lateral, Udinese-ITA), Gustavo (atacante, Corinthians), Wellington Silva (lateral, Fluminense), Zé Rafael (meia, Londrina), Matheus Reis (zagueiro, São Paulo) e Diego Rosa (meia, Montedio Yamagata).

Crédito foto: Divulgação oficial do Bahia

Contratação de destaque: Anunciado em dezembro, Armero é a principal aposta do Bahia para a temporada de 2017 no futebol. O lateral estava na Udinese e acertou com o Bahia sua compra definitiva. Armero iniciou sua carreira no América de Cali, timo no qual mais atuou (108 jogos e seis gols), jogou no Palmeiras, Udinese, Napoli, West Ham, Milan e Flamengo. O único título que o jogador possui é o Campeonato Colombiano de 2008, como o América de Cali.

Vitória

Quem chegou: Leandro Salino (lateral, Olympiacos-GRE), Uillian Correia (volante, Santa Cruz) e Jesus Dátolo (meia, Atlético-MG).

Crédito foto: Getty Images

Contratação de destaque: A última contratação anunciada até o momento, porém não a menos importante, Dátolo chega para dar a vida pelo Vitória. O jogador, disputado também pelo Boca Juniors, optou por jogar no time brasileiro, graças à insistência do time baiano pelo atleta. No Brasil, Dátolo já jogou no Internacional e na última temporada defendeu o Atlético-MG, time que mais defendeu e marcou gols, com 114 jogos e 18 tentos marcados, além de ter conquistado os títulos da Recopa Sul-Americana (2014), Copa do Brasil (2014), Campeonato Mineiro (2015) e Florida Cup (2016).

5. Santa Catarina

Avaí

Quem chegou: Djavan (volante, Botafogo-PB), Gustavo (zagueiro, Bahia) e Douglas Friedrich (goleiro, Corinthians).

Crédito foto: Divulgação oficial do Bahia

Contratação de destaque: Ainda sem muitas negociações fechadas, o Avaí poderá contar com o zagueiro Gustavo, ex-Bahia, para a temporada de 2017. O atleta já vestiu a camisa de diversos clubes, como Guarani, Levski Sofia, Dínamo de Moscou, Goiás, Ponte Preta, CRB, Paraná, Palmeiras, Cruzeiro, Vasco, Lecce, Botafogo, Portuguesa, Qingdao Jonoon, Paraná e Atlético-PR, e agora optou por defender a camisa do Avaí.

Chapecoense

Quem chegou: Dodô (meia, Figueirense), Douglas Grolli (zagueiro, Ponte Preta), Elias (goleiro, Juventude), Reinaldo (lateral, Ponte Preta), Rossi (atacante, Goiás, Luiz Otávio (zagueiro, Luverdense), Osman (meia, América-MG), Amaral (volante, Coritiba), Niltinho (atacante, Criciúma), Diego Renan (lateral, Vitória), Fabrício Bruno (zagueiro, Cruzeiro), Emilio Zeballos (lateral, Defensor Sporting), Túlio de Melo (atacante, Sport), Andrei Girotto (meia, Kyoto Purple Sanga), Nadson (meia, Paraná) e Arthur (atacante, Santa Cruz).

Crédito foto: Divulgação oficial do Coritiba

Contratação de destaque: Após a tragédia com o avião da Chapecoense, o time mais amado do Brasil busca sua recomposição para a nova temporada e tem o maior número de jogadores negociados até agora, a maioria por empréstimo. Um nome de destaque nessa lista é o do volante Amaral, visto como jogador mais experiente do elenco de 2017. Revelado pelo Goiás, Amaral tem seu vínculo atual com o Palmeiras, que realizou seu empréstimo com o Coritiba, na última temporada, e com a Chapecoense. Amaral conquistou o título da Copa do Brasil 2015 pelo Palmeiras.

6. Paraná

Atlético-PR

Quem chegou: Felipe Gedoz (atacante, Club Brugge-BEL), Grafite (atacante, Santa Cruz) e Jonathan (lateral, Fluminense).

Crédito foto: Divulgação oficial do Atlético-PR

Contratação de destaque: Anunciado como o primeiro reforço para a temporada, Grafite é o nome de maior aposta para o Atlético-PR e chega para ser um grande reforço na Copa Libertadores, competição a qual o jogador venceu com a equipe do São Paulo diante, justamente, do Atlético-PR. O atacante, com 37 anos, tem uma longa carreira no futebol e sua melhor campanha foi pelo Campeonato Alemão, o qual jogou pelo Wolfsburg (131 jogos e 76 gols marcados) e conquistou o título de 2008-09. Anteriormente no Santa Cruz, Grafite disputou a artilharia do Campeonato Brasileiro, com 13 gols marcados.

Coritiba

Quem chegou: Jonas (volante, Dínamo Zagreb-CRO), Matheus Galdezani (volante, CRB), Rildo (atacante, Corinthians) e Werley (zagueiro, Figueirense).

Contratação de destaque: Depois de ser destaque na Série B pelo CRB, Matheus Galdezani é o nome de maior peso como reforço no Coritiba até agora. O volante atuou em 54 partidas pelo ex-clube e marcou sete gols; já passou por time como Desportivo Brasil, Paulista, Juventude, Rio Claro e Sport.

7. Goiás

Atlético-GO

Quem chegou: Alípio (meia, Vitória), Roger Carvalho (zagueiro, Palmeiras), Wanderson (lateral, Jeju United-CDS), Willians Santana (meia, Matsumoto Yamaga-JAP), Bruno Pacheco (lateral, Bragantino) e Abuda (volante, Ponte Preta).

Contratação de destaque: Willians Santana é um dos principais reforços do atual campeão da Série B para a temporada de 2017. O meia, que estava no Matsumoto Yamaga, do Japão, já atuou no Vitória, no Palmeiras, Fluminense, Sport, América-MG e Bahia. Sua passagem com mais sucesso foi com a camisa do Galo, jogando 83 partidas e marcando 14 gols; conquistou, também, o título de campeão brasileiro com o Fluminense em 2010 e os títulos de campeão baiano de 2007, 2008 e 2015.

8. Rio Grande do Sul

Grêmio

Quem chegou: Michel (volante, Atlético-GO).

Crédito foto: Divulgação/Atlético-GO

Contratação de destaque: Único reforço anunciado, Michel, ex-Atlético-GO, chega para ajudar o Grêmio na nova temporada do futebol brasileiro. O jogador tem passagens por Porto Alegre, Madureira, Guarani-SC e Novorizontino. Michel é ambidestro e poderá atuar nas posições de meio-campo e lateral esquerdo.

E aí, curtiu o nosso conteúdo? Comente e acompanhe mais notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!

Veja também:
Os 4 sites grátis para assistir futebol ao vivo na internet
Mercado da bola: As 5 contratações de destaque na Série B
Top 10: Veja as torcedoras mais gatas do futebol em 2016