Crédito foto: Getty Images
As Olimpíadas Rio 2016 foi uma prova de que o Brasil pode ter competições de alto nível sem ter grandes problemas. As competições renderam um desenvolvimento para o esporte, mas quem se beneficiou de todas as disputas foram os torcedores que puderam presenciar momentos incríveis.
Entre os acontecimentos que marcaram essa edição dos Jogos, o Esportudo.com destacou cinco medalhas que merecem destaque especial, confira:
Crédito foto: Getty Images
Um pequeno país formado por ilhas do Oceano Pacifico que não tem tradição no esporte surpreendeu a todos, a delegação que tem 52 atletas em dez modalidades. Por falar nisso, o país não era favorito em nenhuma modalidade, mas no rugby de sete, eles mostraram sua força, na disputa pela medalha de ouro e a seleção venceu de 43 a 7 a Grã-Bretanha. O improvável aconteceu e pela primeira vez a Fiji ganhou uma medalha de ouro!
Crédito foto: Getty Images
Pode até parecer estranho, mas é verdade. Na história dos Jogos Olímpicos uma mulher negra nunca tinha conquistado uma medalha de ouro em uma prova individual na natação, mas isso aconteceu na modalidade 100m livre. O nome dela? Simone Manuel, dos Estados Unidos. A atleta empatou com a canadense Penny Oleksiak e foi ouro. Além disso, ela quebrou o recorde mundial e a importância dessa conquista não pode ser menosprezada.
Pode parecer estranho também, mas os argentinos não têm muita tradição em outros esportes, além do futebol. A judoca Paula Pareto conquistou a medalha de ouro na categoria até 48 kg. Vale dizer que ela é a atual campeã mundial e era a grande favorita para conquistar o tão sonhado ouro. Essa foi uma das poucas medalhas que a Argentina teve nesta Olimpíada. Foram no total quatro (três de ouro e uma de prata).
Usain Bolt chegou ao Rio de Janeiro como dúvida, pois há um mês atrás estava lesionado e não havia participado da seletiva jamaicana, mas o velocista surpreendeu a todos e conquistou o tricampeonato, além da medalha de ouro na prova 200m e no revezamento 4 x 100m. Bolt entrou para história dos Jogos.
Crédito foto: Getty Images
Não poderíamos deixar o Brasil de fora dessa lista, o atletismo brasileiro registrou sua melhor atuação da história e Thiago Braz, atleta do salto com vara, contribui com isso em uma disputa acirrada com o francês Renaud Lavillenie, campeão olímpico em Londres 2012.
O brasileiro conquistou a primeira medalha de ouro da modalidade para o país. Thiago não era um dos favoritos, mas provou para o mundo que um sonho pode se tornar realidade. Esses Jogos certamente ficaram marcados na história do esporte mundial.
O mundo presenciou a dedicação e entrega dos atletas para chegar o mais perto de se tornar o melhor, o que foi reconhecido pela torcida. Infelizmente tudo que bom dura pouco, mas podemos manter a lembrança das cenas históricas e lembrar que daqui quatro anos tem mais, a festa será no Japão.
Veja também:
Rio 2016: Conheça as 10 atletas brasileiras mais gatas das Olimpíadas
Brasileirão: Futebol não é feito apenas no campo; entenda
Rio 2016: Um salto de mais de 6m para pular os obstáculos da vida!