Notícias e Opiniões de Esportes

Descubra quais foram as artimanhas do Grêmio para surpreender o Galo

Written by André Andrade | 8/dez/2016 11:29:18

Crédito foto: Lucas Uebel / Divulgação oficial do clube gaúcho

Na noite desta última quarta-feira (7/11) o Grêmio se sagrou pentacampeão da Copa do Brasil, após empatar o segundo jogo da decisão em casa em 1 a 1. O placar agregado ficou 4 a 2. 

A foto ilustrada, abaixo, pressupõe o que foi o segundo jogo da final da Copa do Brasil. Enquanto o Galo tentava de todo modo diminuir a diferença de dois gols deixados na primeira partida, o Tricolor Gaúcho usava o que tinha de melhor desde a chegada do ex-técnico do time Roger Machado, sua força defensiva. Renato Portaluppi, atual técnico, resolveu reforçar ainda mais o setor para surpreender os adversários e de fato conseguiu. A defesa gremista conseguiu parar o poderoso ataque do Atlético-MG.

Crédito foto: Getty Images

Em oito jogos durante toda a competição, o Tricolor gaúcho sofreu apenas cinco gols. O último gol sofrido aconteceu na primeira partida da final da Copa do Brasil, porém, o time marcou o dobro de gols. Enquanto que o Galo, marcou os mesmos 10 gols, mas sofreu 11. Destes 11 gols sofridos, quatro foram marcados pela equipe gremista. Com a conquista do torneio, o Tricolor Gaúcho tem vaga garantida na fase de grupos da próxima Copa Libertadores da América.

Crédito foto: Divulgação oficial do clube gaúcho / Lucas Uebel

No primeiro jogo, ficou nítido o respeito entre as equipes, mesmo com o Estádio do Mineirão lotado, o Atlético-MG ponderava seus ataques e tentava não ser surpreendido defensivamente pelo Tricolor Gaúcho. O que certamente foi um erro pois, não só nos dois jogos finais da Copa do Brasil, mas na temporada inteira, o Galo tem deixado o seu setor defensivo quase que completamente exposto. E foi aí que o clube gaúcho soube aproveitar da melhor forma possível.

O Tricolor Gaúcho conseguiu contra-ataques com os meninos da base, Pedro Rocha e Everton, que tem como ponto forte a velocidade e o drible. Ambos deram muito trabalho para a dupla de zaga Gabriel e Erazo, que pareciam perdidos em certos momentos. Por isso, o Grêmio conseguiu levar uma boa vantagem para o jogo da volta, com o placar de 3 a 1. A defesa do clube gaúcho, formada por Grohe, Edílson, Geromel, Kannemann e Marcelo Oliveira, mostrou estar entrosada e pronta para segurar o melhor ataque do Brasil no jogo da volta.

Crédito foto: Divulgação oficial do clube gaúcho / Lucas Uebel

No segundo jogo, foi uma pressão inicial do Atlético-MG, o que já era esperado pelo setor defensivo do Grêmio que, com os comandos de Renato Portaluppi, se manteve sólido e protegido pelos volantes Wallace e Maicon, que não deixaram Robinho e Lucas Pratto serem protagonistas da noite. Na primeira etapa, o Atlético-MG conseguiu se equilibrar e não desorganizar o time a ponto do desespero de abrir o placar, mas o tempo foi passando e nada do gol sair.

Nos últimos 45 minutos de jogo, o Atlético-MG não quis saber de esquema tático e partiu para o ataque com as substituições feitas pelo técnico interino Diogo Giacomini, colocando Cazares, Maicosuel e Lucas Cândido. Mas sem o brilho das estrelas do Galo, o Tricolor Gaúcho definiu a partida nos minutos finais, onde Bolaños decretou o pentacampeonato para os gaúchos. O lindo gol de Cazares, chutando do círculo central, não diminuiu a festa dos tricolores, que garantiram o caneco da competição e uma vaga na fase de grupos da Copa Libertadores da América de 2017.

E aí, curtiu o nosso conteúdo? Comente e acompanhe mais notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!

Veja também:
Relembre ídolos, artilheiros e o gol mais bonito de Grêmio x Atlético-MG
Veja como ficaria o melhor time do Atlético Mineiro de todos os tempos
Futebol retrô: As 10 camisetas mais bonitas da história da Chapecoense