Crédito foto: Getty Images
Dono de um currículo invejável no mundo do futebol, o Cruzeiro Esporte Clube é sem dúvida alguma um dos maiores clubes do Brasil. Despontou por todo o pais por ter sido o primeiro a vencer o todo poderoso Santos de Pelé e cia na década de 60. Desde então, vem mantendo a tradição de títulos no estado de Minas Gerais e também no Brasil.
Pensando nisso, o Esportudo separou sete razões para você, torcedor, se orgulhar de ser cruzeirense. Confira!
Crédito foto: Reprodução / Twitter oficial do clube
Em 22 de junho de 1997, a final do Mineiro daquele ano recebeu o time da casa contra o Vila Nova com um público de simplesmente 132.834, o maior da história no Mineirão. Por sinal, a Raposa sagrou-se campeã estadual em tal oportunidade.
Crédito foto: Reprodução / Twitter oficial do clube
Dos grandes jogadores que foram revelados e fizeram história no clube, encabeçam a lista Tostão, o maior ídolo por lá, e nada mais, nada menos que Ronaldo Fenômeno. Astro também do Real Madrid e da Seleção Brasileira, o jogador venceu a Copa do Mundo em 2002.
Crédito foto: Reprodução / Twitter oficial do clube
Até 2015, o Cruzeiro, juntamente com o Grêmio, era o recordista de títulos na Copa do Brasil com quatro. Por ter vencido no ano passado, o clube gaúcho acabou se isolando como o maior vencedor. Nada que abale tanta tradição na competição, como é o caso da Raposa. A última conquista foi em 2003, ano da Tríplice Coroa.
Crédito foto: Reprodução / Twitter oficial do clube
Após um jejum de dez anos sem um título de Campeonato Brasileiro, em 2013, o time mineiro voltou a vencer o nacional. Com Éverton Ribeiro, Ricardo Goulart e cia, a equipe da Toca venceu e fez história. Terminou o campeonato de 2013 tendo ganho todos os adversários ao menos uma vez e foi campeão também em 2014, onde até então era detentor da melhor campanha da história em pontos corridos. Ao todo somou 80 pontos em 38 rodadas disputadas.
Crédito foto: Reprodução / Twitter oficial do clube
O ano de 2003 foi sem dúvida alguma um dos mais especiais da história do clube, se não for o mais especial. Isso porque, naquele ano, o time azul conquistou além do título estadual, a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro. Um feito inédito para clubes brasileiros até hoje.
Crédito foto: Reprodução / Twitter oficial do clube
Ganhar um título de Libertadores já não é fácil, vencer por mais de uma vez então, nem se fala. O Cruzeiro sagrou-se campeão da competição sul-americana nos anos de 1976 e 1997. Aqui no Brasil, apenas São Paulo, Santos, Grêmio e Internacional venceram por mais de uma vez a competição.
Crédito foto: Reprodução / Twitter oficial do clube
Na decisão da Taça Brasil daquele ano, a equipe mineira venceu por 6 a 2 no Mineirão, e de virada fez 3 a 2 em São Paulo. Fez história, foi a primeira e única Taça Brasil do clube, logo em cima do então Campeão Brasileiro e Mundial. Um grande orgulho para todos os cruzeirenses.
E aí, curtiu o nosso conteúdo? Comente e acompanhe mais notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!
Veja também:
Mesmo em crise, Brasileirão ainda é uma das melhores ligas do mundo
Que situação! Confira os 5 times brasileiros com maiores dívidas
Concorda ou discorda? Conheça e entenda a Lei Caio Junior