Crédito foto: Divulgação oficial do clube gaúcho | Lucas Uebel
O Imortal Tricolor, tetracampeão da competição, encara pela primeira vez na Copa do Brasil o Galo, que possui somente um título. Vale dizer que as duas equipes nunca se enfrentaram na competição.
Equilíbrio é a palavra para essa final da Copa do Brasil, que terá parte de sua história escrita hoje (23/11) no Estádio do Mineirão. Atlético-MG x Grêmio dividem o favoritismo até mesmo para esse primeiro jogo, até porque no confronto do Campeonato Brasileiro, o Tricolor gaúcho levou a melhor em Minas Gerais e só levou um empate no segundo turno do Brasileirão, jogando na Arena do Grêmio.
Se por um lado a história do Galo, apelido dado ao Atlético por conta de seu mascote, e o Imortal, apelido dado ao Tricolor gaúcho por histórico de confrontos difíceis, a final da Copa do Brasil 2016 começa a ter seu primeiro capítulo hoje.
Crédito foto: Reprodução YouTube
No Campeonato Brasileiro, as equipes já se enfrentaram em diversos momentos. Do almejo por uma vaga para Copa Libertadores até mesmo na briga para se afastar da zona de rebaixamento do nacional.
Campeonato Brasileiro 2001
Um dos confrontos mais marcantes entre as equipes aconteceu no ano de 2001, onde o Grêmio x Atlético-MG duelaram pelas quartas de final do Campeonato Brasileiro em jogo único no Mineirão. Naquele momento, as equipes tinham jogadores decisivos como Cláudio Pitbull, Zinho, Fábio Baiano e Mauro Galvão pela equipe Tricolor e Marques, Guilherme, Ramon Menezes e Djair pelo alvinegro. O confronto acabou em 3 a 0 para o Galo, com dois gols de Guilherme e um de Marques.
Campeonato Brasileiro 2008
Outro confronto que fica na memória de ambos, aconteceu no ano de 2008, na última partida do primeiro turno do Brasileirão. O clube de Porto Alegre, que terminou em segundo colocado atrás somente do São Paulo, que ficou com o título por apenas três pontos de vantagem, vinha embalado pelas vitórias e com os jogadores motivados pela chance de ultrapassar o São Paulo na conquista pelo título, enquanto que o Galo brigava pelo meio de tabela, ficando na décima segunda colocação.
O jogo aconteceu no palco de hoje (23/11) e os donos da casa já queriam deixar claro que não seria fácil derrotá-lo diante da sua torcida. E Petkovic tentou deixar isso claro, criando diversas jogadas para a equipe do Galo, mas o Imortal Tricolor não se intimidou com a pressão e goleou os donos da casa por 4 a 0, com gols de Willian Magrão, Tcheco (de pênalti) e dois gols do atacante Reinaldo.
Atualmente, o Galo conta com um elenco de 32 jogadores sendo nove da base e 23 contratados, gasta em torno de 9 milhões de reais mensais. Enquanto que o Imortal Tricolor tem em seu plantel mais de 20 jogadores da base, sendo cinco titulares e com o orçamento mensal de 6 milhões de reais. A equipe gaúcha não perde para a mineira desde o dia 15 de setembro de 2013, onde o Galo venceu por 1 a 0.
De lá para cá, foram quatro vitórias e dois empates para o Tricolor gaúcho. Todos os jogos disputados pelo Campeonato Brasileiro. O Galo tenta hoje, na primeira partida entre as equipes pela Copa do Brasil, quebrar esse pequeno tabu.
E aí, torcedor, quem você acha que levará a melhor hoje: Atlético-MG x Grêmio? Comente sua opinião e acompanhe outras notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!
Veja também:
Seleção do Brasileirão: Veja o time ideal do campeonato
Brasileirão: Veja a média de idade dos elencos
As mudanças no Brasileirão com outras 2 vagas na Copa Libertadores 2017