Notícias e Opiniões de Esportes

Conheça o melhor jogador dos 18 times da Bundesliga

Written by Nicolas Senger | 24/ago/2017 10:03:00

Crédito foto: Getty Images

É o começo da temporada europeia, com alguns campeonatos nacionais já tendo bola rolando depois de um longo período, somente com notícias de transferências e amistosos. A Bundesliga teve seu pontapé inicial dado na última sexta-feira (18), com o jogo entre Bayern de Munique e Bayer Leverkusen.

Passada a primeira rodada, com tantas mudanças nos elencos e técnicos dos times, o Esportudo elaborou uma lista com os principais jogadores de cada uma das 18 equipes, alguns já consagrados e outros que estão a um passo de comandar seus times atuais a uma boa campanha. Conheça quem são eles!

1. Augsburg - Kostas Stafylidis

Abrindo nossa lista, o elenco do Augsburg é um dos menos valiosos da atual liga alemã, por isso vai ter que contar com o desenvolvimento dos seus jovens para essa temporada. Entre esses jovens jogadores, podemos destacar o lateral grego de 23 anos Stafylidis, que já teve um bom desempenho no ano passado e espera o manter daqui pra frente.

O jogador, que começou sua carreira atuando no PAOK da Grécia, já tem sido o titular não só de seu clube, mas também da seleção nacional que está atualmente em segundo lugar das Eliminatórias para a Copa do Mundo 2018, segurando uma vaga na repescagem. Dono das bolas paradas na seleção, Stafylidis tem um estilo bem ofensivo, podendo até mesmo ser escalado um pouco mais a frente, como um ponta.

2. Bayer Leverkusen - Irmãos Bender

Muito mal na temporada passada, o Bayer para se reerguer vem se mexendo no mercado e trouxe Sven Bender do Dortmund, irmão gêmeo do capitão da equipe Lars Bender. Com 28 anos e alguns minutos de diferença para o irmão, Sven chega para atuar ao lado de Lars no meio ou até fazer a função de zagueiro, com o garoto Jonathan Tah.

Lars vem jogando em Leverkusen há alguns anos (desde 2009) e é hoje uma das grandes referências do elenco e do país, tendo sido até convocado para as Olimpíadas em uma das três vagas para jogadores acima dos 23 no ano passado.

3. Bayern München - James Rodríguez

Como acontece em quase toda temporada, o Bayern é novamente responsável por trazer um dos jogadores mais importantes do esporte mundial. Mesmo que estivesse encostado no Real Madrid, James é peça fundamental em sua seleção, capitão e camisa 10, faz com que o time jogue e deverá ser um dos destaques do Campeonato Alemão, atuando ao lado de estrelas como Robben, Müller e Lewandowski no ataque.

Hoje com 26 anos, o colombiano pode não ter encontrado ainda seu auge na carreira e é nisso que a equipe da Baviera tem apostado, trazendo-o por empréstimo de uma temporada. Caso queira prolongar esse tempo, o clube alemão desembolsará 13 milhões de euros para ter James por mais um ano.

4. Borussia Dortmund - Pierre-Emerick Aubameyang

Artilheiro da última temporada, o gabonês de 28 anos marcou 31 gols em 32 jogos que disputou no torneio, média de quase um gol por jogo, o que o colocou à frente de Lewandowski na disputa e como principal nome da equipe aurinegra, que ficou na terceira colocação.

Muito se tem falado de uma possível transferência para outro grande clube europeu, Auba já teve seu nome muito ligado a equipes como Paris Saint-Germain e uma possível volta ao Milan, clube em que atuou nas categorias de base, mas que não chegou a ter oportunidades no time principal.

5. Borussia Mönchengladbach - Raffael

Após uma campanha fraca e sem muito brilho no ano passado, o máximo que o time do Borussia conseguiu foi a nona posição na tabela e agora espera ter uma temporada bem diferente. Para isso, o time se reforçou com alguns jogadores jovens, como Ginter e Oxford, mas deve ainda contar com a experiência e protagonismo do brasileiro Raffael.

Aos 32 anos de idade, ele vai para sua décima temporada na Alemanha e a quinta atuando pelo Mönchengladbach, clube pelo qual já marcou 52 gols em 134 partidas. Na última temporada, sofreu com lesões e viu seu jogo cair muito em relação aos anos anteriores, quando muita gente chegou a pedir sua convocação para a seleção. Ele espera voltar a ser protagonista na equipe e brigar novamente por uma vaga na Champions League.

6. Eintracht Frankfurt - Alexander Meier

Há mais de dez anos no clube, o capitão do time é um símbolo do crescimento do Frankfurt, que passou um bom tempo disputando a segunda divisão da Alemanha e agora é um dos times mais consolidados da liga, tendo até conseguido classificar para competições europeias em temporadas melhores, como a de 2012/13 (Meier foi o terceiro na artilharia com 16 gols).

A temporada de 2014/15 foi provavelmente a melhor da carreira do alemão, que se sagrou como artilheiro da competição com 19 gols (dois acima do vice Lewandowski) e por muito pouco não classificou novamente sua equipe para a Europa League, competição que tinha outro nome, mas que já foi vencida pelo clube alemão no final da década de 1970.

7. SC Freiburg - Nils Petersen

Buscando uma temporada tranquila como a anterior, o Freiburg deposita suas esperanças de gol no centroavante alemão Nils Petersen, que já teve passagem por Bayern de Munique e Werder Bremen, está com 28 anos e sua boa temporada passada fez com que fosse chamado para a seleção olímpica como um dos três nomes acima dos 23 anos.

Dos melhores atributos de Petersen, a ambidestria é uma das que mais chamam atenção, além da sua altura (1,88m) e boa finalização. A torcida espera que esses pontos sejam determinantes para ter uma época como a anterior, quando o Freiburg ficou por um ponto de se classificar para a Europa League.

8. Hamburgo - Lewis Holtby

Mais uma temporada que começa e a pressão sobre o Hamburgo aumenta, o único time que disputou todas as edições da liga alemã e nunca foi rebaixado, tem passado por dificuldades nos últimos anos, tendo sempre que brigar para se afastar do fantasma da segunda divisão, o que vem acontecendo desde 2013, quando disputou o playoff do rebaixamento pela primeira vez.

Para que passe a temporada sem dificuldades, o time vai precisar que o meia Holtby esteja bem e se firme de uma vez como o principal jogador da equipe. Próximo de completar 27 anos, o alemão ainda não conseguiu mostrar aquilo que se esperava dele quando era uma promessa do Schalke.

Muito eficiente com ambas as pernas, é quem será o responsável por deixar o centroavante Lasogga em condições de marcar, já que Nicolai Müller (herói em 2015, quando fez o gol que livrou o time do rebaixamento) rompeu os ligamentos já na abertura do campeonato.

9. Hannover 96 - Martin Harnik

Nome consagrado na seleção, o austríaco foi trazido do Stuttgart (onde atuava desde 2010) a custo zero para ser um dos nomes principais da equipe recém-promovida para a primeira divisão. Polivalente, pode atuar como atacante centralizado, aberto ou até um pouco mais recuado, como um meia ofensivo.

Hannover entra logo na primeira rodada como principal candidato ao rebaixamento e tentará manter o que mostraram na abertura do campeonato, já que ganharam do Mainz fora de casa por 1 a 0 e com a ajuda de Harnik esperam surpreender a todos.

10. Hertha Berlin - Davie Selke

Das boas surpresas da Bundesliga no ano passado, o Hertha também espera manter o bom futebol após manter suas peças mais importantes e contratar de maneira cirúrgica, como o centroavante ex-Leipzig Davie Selke, das maiores promessas da posição nos últimos anos e outro que estava no elenco vice-campeão das Olimpíadas em 2016.

Ainda com 22 anos, Selke surgiu no Werder Bremen muito bem, fez dez gols em 36 jogos nas duas temporadas que ficou por lá. Na seguinte, foi para o RB Leipzig e manteve sua média de 0,27 gol por partida, porém acabou sendo um pouco ofuscado pelos outros atacantes da equipe na última temporada. Agora no Hertha, poderá compor uma dupla interessante com o veterano e capitão da equipe Ibisevic. O vídeo mostra todos os seis gols de Davie jogando pela Seleção Sub-19 da Alemanha em 2014.

11. Hoffenheim - Julian Nagelsmann

Saindo do padrão dos melhores jogadores, o nome mais importante da campanha surpreendente da última temporada e grande esperança do Hoffenheim para alçar voos maiores é o treinador Julian Nagelsmann, de apenas 30 anos.

Conhecido como Mini Van Gaal, foi promovido como técnico da equipe principal no ano passado com a complicada missão de livrar o time de ser rebaixado, e cumpriu méritos. Assim, a direção decidiu mantê-lo para o início da próxima temporada e o tornar o técnico mais novo da história do Campeonato Alemão, aos 28 anos.

Em sua primeira temporada, surpreendeu a todos ao terminar o torneio como quarto colocado, a apenas dois pontos de conseguir uma vaga direta para a Champions League. No vídeo, uma explicação breve sobre a montagem do time e forma como Nagelsmann fez o Hoffenheim jogar um futebol eficiente e ao mesmo tempo bonito de se ver.

12. Köln - Timo Horn

Mais um time que não se esperava tanto na última temporada e que acabou surpreendendo ao ficar em quinto lugar, conquistando assim uma vaga direta na fase de grupos da UEFA Europa League de 2017. Dos jogadores do elenco do Colônia, aquele que teve uma enorme evolução e se tornou o principal nome do time é o jovem goleiro Timo Horn, de apenas 24 anos, mas que já vem fazendo história por estar no clube desde os nove anos de idade, subindo como profissional em 2012 e tendo acumulado até o momento mais de 160 jogos pelo time de Colônia.

13. Mainz 05 - René Adler

Outro goleiro a figurar na lista é o veterano de 32 anos René Adler, que já teve diversas convocações e participações em praticamente todas as seleções de base da Alemanha, chegando a disputar uma Eurocopa e ser convocado para a Copa do Mundo, mas acabou sendo cortado dias antes da estreia por conta de uma lesão.

Dos principais nomes do Bayer Leverkusen que chegou a brigar pelo título da Bundesliga por algumas temporadas, Adler começou a ter uma queda de rendimento e viu que o jovem Bernd Leno iria começar a ameaçar sua vaga de titular, então decidiu se transferir para o Hamburgo em 2012.

Foi dono da posição de goleiro por muito tempo e acabou agora fechando com o Mainz para ser o titular e tentar levar o time a uma campanha melhor do que da última temporada, quando se livraram de ter que jogar o playoff do rebaixamento apenas no saldo de gols.

14. RB Leipzig - Timo Werner

Dentre várias surpresas que tiveram na última temporada, a maior de todas com certeza é o time do RB Leipzig, que conta com um plantel extremamente jovem e, principalmente, muito promissor. São alguns os nomes que se poderia citar aqui para estar de olho durante a temporada atual, como Forsberg, Keïta, Klostermann, Bruma, porém, aliando idade, potencial e títulos, é quase impossível não falar de Timo Werner, o centroavante de 21 anos campeão da Copa das Confederações pela Alemanha e que já soma três gols em seis partidas atuando pela seleção.

Mesmo com a atual concorrência muito forte, deve continuar sendo titular e patrão do time do Leipzig, para que continue sendo convocado regularmente e seja o jogador que muitos esperam que se torne.

15. Schalke 04 - Breel Embolo

Mais uma das promessas que deve se consolidar na temporada, o suíço Breel Embolo é um atacante de 20 anos que teve boa passagem no Basel, grande clube do seu país de origem, famoso por revelar grande parte da atual geração de bons jogadores suíços com passagem pela Alemanha, como Shaqiri, Xhaka, Seferovic e Sommer.

Com a saída de Huntelaar do Schalke, espera-se que Embolo tenha mais espaço, assim, sendo mais importante no esquema do italiano Domenico Tedesco. Nascido em Camarões, Embolo fez parte de quase todas as seleções de base e tentará trazer o Schalke de volta aos tempos em que brigava pelas posições de cima. Para realizar esse feito, espera-se também que outras promessas que atuam no meio de campo da equipe possam mostrar o porquê de sua badalação, são os casos de Goretzka, Meyer e Bentaleb, que municiarão Embolo durante a temporada.

16. Stuttgart - Holger Badstuber

No Stuttgart, são poucos os nomes conhecidos, compreensível para um time que passou uma temporada fora da divisão principal do país. Há de fato um nome que chama atenção nas contratações da janela atual, e é o de Holger Badstuber, zagueiro que apareceu no Bayern de Munique em 2009 demonstrando muito potencial, mas que acabou sendo atrapalhado pelas seguidas lesões.

No ano em que surgiu, chegou a ser convocado para a seleção que disputou a Copa do Mundo de 2010. Graças a baixa qualidade na posição, foi movido para a lateral-esquerda e chegou a ser titular na estreia do torneio.

Em 2012, atuando pelo Bayern num jogo contra o Dortmund, Badstuber entrou numa dividida com Mario Götze e acabou rompendo os ligamentos do joelho, o que o deixou fora dos gramados por mais de um ano e meio, sem dúvida sua lesão mais grave e que foi um divisor de águas na carreira.

Agora, com 28 anos e jogando pelo Stuttgart, tentará a princípio deixar o time longe da zona de rebaixamento antes de pensar em algo maior. Logo na abertura, falharam e acabaram perdendo por 2 a 0 para o Hertha Berlin. No vídeo abaixo, um treino do Bayern em que Guardiola acompanha de perto cada passe dos jogadores que estão na roda e fica espantado com Badstuber.

17. Werder Bremen - Zlatko Junuzovic

Seguindo com a lista, temos mais um austríaco, capitão e referência técnica do Werder Bremen, Junuzovic está no elenco desde o ano de 2012 e é conhecido pelas cobranças de falta perfeitas como as do vídeo.

Desfalcado agora de seu principal goleador na temporada passada, Serge Gnabry, o Werder vai ter de se apoiar em Junuzovic para Max Kruse suprir a equipe com gols e manter o time na Bundesliga e até tentar beliscar uma vaga para alguma competição europeia, feito quase alcançado na última temporada, quando terminaram na oitava colocação.

18. Wolfsburg - Mario Gómez

Dono de um elenco muito interessante, o Wolfsburg foi a grande decepção de uma temporada que muito se esperava, mas que acabou sendo um desastre, que poderia ser maior se não fosse o "Super Mario", artilheiro da equipe na temporada e autor do gol que garantiu a vitória no primeiro jogo dos playoffs do rebaixamento, disputado contra o Braunschweig.

Além do veterano centroavante alemão, o Wolfsburg conta ainda com jovens como Bazoer, Ntep, Malli e lateral brasileiro William, ex-Inter. Muito se espera desses jogadores, que entram pressionados na atual temporada para mostrarem seu real valor e não deixar o time passar pelas mesmas dificuldades.

Gómez surgiu no Stuttgart como um craque, levando o time ao título alemão de 2006/07, campeonato em que ele ficou com 14 gols e brigou pela artilharia da equipe com o brasileiro Cacau, num ano atípico da Bundesliga em que o Bayern não foi campeão e Diego Ribas, hoje no Flamengo, foi eleito o melhor jogador da competição, atuando pelo terceiro colocado Werder Bremen. Aos 32 anos, Mario Gómez ainda luta para jogar a Copa do Mundo de 2018 pela Alemanha, seleção a qual ele já soma 30 gols em 70 jogos disputados.

E aí, curtiu o nosso conteúdo? Comente e acompanhe mais notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!

Veja também:
Premier League: As 11 maiores transferências do futebol inglês
Relato de quem visitou a estrutura do FC Porto e tem algo a dizer
Deve ser difícil odiar Cristiano Ronaldo. Por que o ódio é tão grande?