Crédito foto: Divulgação oficial do Atlético / Bruno Cantini
A rotatividade no futebol brasileiro para técnicos é algo realmente surpreendente. Somente em 2016, foram realizadas 29 trocas de treinadores na maior competição do país, o Brasileirão. O campeonato conta com 20 clubes, portanto, a média de trocas equivale, no mínimo, uma troca de técnico por equipe ou mais.
Diante dessa rotatividade, existem alguns técnicos que estão desempregados, e a equipe do Esportudo.com traz quatro deles que estão disponíveis e podem comandar seu time do coração, confira:
Levir Culpi foi demitido pelo Fluminense em novembro de 2016. Comandando o Cruzeiro, conquistou uma Copa do Brasil em 1996 e uma Recopa Sul-Americana em 1998. Pelo Atlético-MG, venceu as mesmas competições, ambas em 2014. É um bom nome, torcedor?
Demitido após uma passagem atípica pelo São Paulo no ano passado, Ricardo Gomes é mais um técnico sem clube. Possui títulos no currículo como, por exemplo, uma Copa da França pelo Paris Saint Germain em 1998 e duas Copas da Liga Francesa; Paris Saint Germain em 1998 e Bordeaux em 2007. No Brasil, o título de maior expressão foi a Copa do Brasil com o Vasco da Gama em 2011.
Luxemburgo busca uma recolocação no mercado brasileiro, onde não atua desde 2015. Após o fracasso no Tianjin Quanjian da China, foi cogitado por alguns clubes, mas o treinador costuma pedir altos salários para atuar na beira dos gramados. Suas grandes conquistas foram: cinco Campeonatos Brasileiros; Corinthians (1), Cruzeiro (1), Santos (1) e Palmeiras (2). Pela Seleção Brasileira, Luxa ganhou a Copa América de 1998.
Marcelo Oliveira está disponível no mercado desde novembro de 2016, após ser demitido pelo Atlético-MG. O técnico conquistou o bicampeonato do Brasileirão em 2013-2014 com o Cruzeiro e foi campeão da Copa do Brasil pelo Palmeiras no ano seguinte. Apostaria nele, torcedor?
E aí, curtiu o nosso conteúdo? Comente e acompanhe mais notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!
Veja também:
Em exclusiva, 'Cachito' Ramírez fala sobre sua passagem pelo Timão
Conheça os 10 principais estádios da Copa Libertadores da América 2017
Imoral, absurdo, incompatível: Caso Bruno incomoda parte da população