Crédito foto: Getty Images
O treinamento resistido ajuda em inúmeras prevenções para manter-se saudável. Conheça mais esta dica do Esportudo de saúde e nutrição: essa prática de treino que ajuda a ter uma vida mais ativa, evitando dores e doenças! Nosso assunto nada mais é do que musculação.
E já foi comprovado em vários estudos que a prática de exercícios físicos regularmente ajuda em um desenvolvimento humano mais saudável. "Atividade física pode ser definida como contração muscular, de qualquer tipo ou intensidade, para qualquer finalidade, sempre com gasto energético”, afirma o site especializado chamado Treinamento Resistido.
Exercício físico segundo essa definição, fazemos diariamente na nossa rotina, desde levantar-se da cama até mesmo indo ao trabalho. Contudo, a prática deve ser levada a certa exaustão de um determinado músculo para fortalece-lo.
É o caso das dores lombares. Pessoas comumente consideradas sedentárias sentem tal dor devido a uma posição estática por muitas horas. Mesmo usando remédios e fazendo terapias, massagens, etc as dores acabam voltando. Todavia, a prática de exercícios resistidos ajuda no fortalecimento do músculo e favorece um condicionamento maior na região para longos períodos em uma determinada posição.
A mesma situação aparece com idosos. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, a partir dos 25 anos, 20% da massa muscular óssea é perdida, e isso se acentua quando a idade avança entre 50 e 70 anos, com perda de 40%. Assim, perde-se também flexibilidade, ocorrem mudanças no fluxo hormonal e problemas cardíacos tendem a aparecer.
“Muitas pessoas não conseguem levantar-se da posição sentada ou caminhar, porque o peso corporal é excessivo para as suas condições físicas. Essas pessoas conseguem realizar confortavelmente exercícios resistidos, com pesos adequados, menores do que o peso do corpo. Pessoas que apresentam arritmias em esforços suaves como caminhar, conseguem realizar exercícios resistidos adequados com conforto e segurança”, afirma o professor doutor de educação física José Maria Santarem.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a falta de exercícios físicos regularmente é a quarta maior causa de morte no mundo, ganhando até mesmo do fumo.
Prática regular não significa todos os dias. A própria OMS diz que, se não é possível uma base de 30 minutos diários, que sejam feitos exercícios três vezes por semana para evitar problemas de saúde no futuro.
E aí, curtiu o nosso conteúdo? Comente e acompanhe mais notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!
Veja também:
Conheça 5 provas amadoras de corrida de rua que você pode participar!
Kinésio Tape: Uma solução rápida para alívio de dores no CrossFit
Musculação x Treinamento Funcional: Qual a diferença? Descubra!