Crédito foto: Reprodução / Flickr / Mimmo
O potássio é um mineral que podemos encontrar facilmente nos alimentos, porém isso não significa que ingerimos a quantidade suficiente para o bom funcionamento do organismo. Apesar de ser famoso por evitar câimbras, a substância tem diversas funções no nosso corpo e uma delas é controlar a pressão arterial. Saiba como este nutriente pode ajudar na sua saúde!
“O papel do potássio é conter a ação do sódio, sendo assim, manter essa dupla equilibrada irá controlar também o ritmo cardíaco, a quantidade de água no corpo e, consequentemente, os níveis de pressão arterial e evitar um acidente vascular cerebral, o temido AVC”, conta o nutrólogo André Veinert.
Sobre a hipertensão, este é um problema grave que afeta 30 milhões de brasileiros, segundo o Ministério da Saúde. A causa da patologia está ligada à hereditariedade, a hábitos de vida, como consumo excessivo de sódio, colesterol desregulado e vício de fumar.
Quando diagnosticada, significa que há excesso de pressão nos vasos sanguíneos, o que compromete a circulação. “Ao ingerir alimentos com potássio, eles agem aumentando a elasticidade das artérias e controlando a ação do sódio, evitando essa pressão desnecessária. Equilibrar a ingestão dos dois no cardápio já é um grande passo rumo ao controle da hipertensão”, diz o especialista.
Crédito foto: Reprodução / Flickr / Maxi Maxi
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o consumo dessa dupla deve ser de menos de dois gramas de sódio – correspondente a menos de cinco gramas de sal – e pelo menos 3,51 gramas de potássio todos os dias. Mas, com a tendência em ingerir alimentos industrializados, o consumo de sal sempre supera o de potássio, por isso, fique de olho no seu cardápio.
Alguns dos sinais de que o consumo do nutriente está abaixo do necessário são: fraqueza muscular, câimbras, fadiga, alterações cardíacas, anorexia e apatia mental. Em longo prazo, estão ainda, hipertensão arterial, arritmia cardíaca e constipação.
Sendo assim, não deixe esse item faltar no seu prato. “São fontes de potássio: banana, laranja, melão, morango, frango, atum, batata branca, batata doce com pele, espinafre, leite desnatado, iogurte e sementes de girassol”, finaliza Veinert.
E aí, curtiu o nosso conteúdo? Comente e acompanhe mais notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!
Veja também:
Um sonho: Saiba como combater a gordura abdominal sem perder peso
Nutrição inadequada é a principal causa de osteoporose, diz nutrólogo
Corpo, saúde, mente...Veja as vantagens de exercitar-se