Notícias e Opiniões de Esportes

Rio 2016: Cinco esportes mais interessantes dos Jogos Paralímpicos

Written by João Pedro Santos Souza | 6/set/2016 9:02:00

Crédito foto: Getty Images

7 de setembro deste ano será um pouco diferente no Brasil. Claro, a data continuará sendo comemorada como a independência do país, mas também será marcada pelo início das Paralimpíadas, que será disputada no Rio de Janeiro, palco das Olimpíadas Rio 2016.

A Paralimpíada tem um menor número de esportes em comparação a Olimpíada e é direcionada aos atletas deficientes de todo o mundo. Se você não está muito por dentro, o Esportudo.com listou os cinco esportes mais interessantes destes Jogos Paralímpicos, confira: 

1. Basquete em cadeira de rodas

Crédito foto: Getty Images

O basquete em cadeira de rodas tem o mesmo tempo de jogo e a mesma regra do basquete tradicional, a diferença simples são os jogadores cadeirantes. Jogar sentado, bater a bola e se locomover com a cadeira de rodas, tudo isso ao mesmo tempo. Se jogar basquete comum é difícil, imagina em condições menores? Tornar-se um atleta desse nível com certeza não é fácil, mas completamente possível. Você já pensou em fazer este teste? É preciso aplaudir esses caras de pé e reconhecê-los como grandes atletas. 

2. Futebol de cinco

Crédito foto: Getty Images

No futebol de cinco, os jogadores de linha são deficientes visuais e recebem orientações do goleiro e do técnico – ambos não possuem essa deficiência – a partida conta com uma bola sonora – desta maneira eles acabam usufruindo de outros sentidos, sendo a audição como a principal. Temos certeza que jogar futebol de ''olhos vendados'' e ainda fazer golaços é uma tarefa para poucos. Aqui fica a nossa admiração!

3. Vôlei sentado

Crédito foto: Getty Images

O vôlei sentado atende paratletas com paralisia cerebral, amputados com alguma deficiência de locomoção e lesionados na coluna vertebral. Os jogadores não saltam e o toque na bola tem que ser feito desde que o jogador esteja em contato com o solo. Obviamente, conta com a rede mais baixa, o dinamismo da partida e os bloqueios empolgantes são as principais características deste esporte.

4. Ciclismo de estrada

Crédito foto: Getty Images

Na Paralimpíada, o ciclismo de estrada é uma das modalidades mais respeitadas, é o terceiro esporte que mais oferece medalhas nos Jogos, ficando atrás apenas de atletismo da natação. Comporta atletas com deficiência visual, paraplégicos, com prótese em uma das pernas, atletas que pedalam com apenas uma perna e não usam próteses e atletas com amputação de um membro. Podemos dizer que é a modalidade mais completa, saturada de emoção, ultrapassagens na pista e muita dedicação.

5. Bocha

Crédito foto: Getty Images

Esporte exclusivamente paralímpico, a bocha é disputada por cadeirantes que têm o objetivo de lançar as bolas coloridas o mais perto da bola branca. Mãos e pés são permitidos e os atletas que praticam a modalidade possuem paralisia cerebral ou deficiências muito severas. As provas podem ser disputadas individualmente, em duplas ou por equipes.

E aí curtiu o nosso conteúdo? Fique ligado na cobertura especial do Esportudo.com nas Paralimpíadas Rio 2016!

Veja também:
Conheça os 10 melhores atletas paralímpicos brasileiros
Cinco motivos para acompanhar as Paralimpíadas

Carta aberta: O relato de um voluntário das Olimpíadas Rio 2016