Crédito foto: Getty Images
Já parou para pensar que a corrida de rua é um dos esportes mais populares do mundo? E um dos mais fáceis de praticar, levando em consideração alguns cuidados para evitar lesões.
Com a São Silvestre próxima de acontecer (31/12), a gente se inspira para vestir um bom tênis e correr por aí. Quer mais motivos para se inspirar? Então se liga nessa lista de razões que a equipe do Esportudo.com montou e corra feliz:
Crédito foto: Getty Images
A corrida de rua é uma modalidade que movimenta e fortalece todos os membros inferiores (glúteos, panturrilha, quadríceps e músculos isquiotibiais). Mas é importante realizar uma atividade complementar para melhor fortalecer esses membros (musculação, pilates, treinos funcionais e outras atividades). Além disso, aumenta o gasto calórico, o metabolismo, fortalece o miocárdio e melhora a circulação sanguínea.
Já em relação à resistência física, ela melhora devido ao desenvolvimento da capacidade respiratória, porque fortalece a musculatura do diafragma e intercostais, otimizando a absorção de oxigênio pelos brônquios e o controle do ritmo respiratório.
Isso devido a estudos comprovados sobre a quantidade de endorfina (hormônio relacionado ao bem-estar) no corpo. Quem corre tem mais receptores de endorfina em relação às pessoas sedentárias. Além disso, há a sensação de superação e evolução todos os dias, que é importante no aumento da autoconfiança. Correr é uma grande felicidade.
Crédito foto: Getty Images
No início, quem corre nem imagina que poderá viajar para cumprir sua prova. A viagem pode ser para outro bairro, outra cidade, outro estado ou até mesmo outro país. E de repente, descobre locais incrivelmente belos, como praias, áreas verdes, montanhas, parques e lugares históricos. Bora colocar um bom tênis e embarcar em uma corrida?
A cada corrida feita, nos sentimos mais capazes de fazer mais e mais. E vem uma sensação de dever cumprido e de que o psicológico saiu mais forte para viver qualquer adversidade. Inicialmente, é importante manter uma rodagem de 5 a 10 quilômetros por corrida, pois o corpo e a mente vão se acostumar de forma gradativa a essa atividade tão intensa. Depois disso, já podemos nos jogar em quilometragens mais altas, de 15 a 21 quilômetros, para continuar a correr de forma mais rápida e até mesmo se arriscar em maratonas e ultramaratonas (não é consenso, mas uma maratona tem 42 quilômetros a cumprir).
Crédito foto: Getty Images
Através da corrida de rua, é possível conhecer pessoas de diversos lugares e níveis de corrida (desde amadores até mesmo ultramaratonistas). Todos se envolvem nos treinos, eventos de corrida e festas, com um clima de alegria, disciplina e amizade. As pessoas se tornam amigas umas das outras, sempre incentivando e apoiando os novatos e indicando melhores exercícios, tratamentos e exames, corridas e tipos de tênis para aproveitar melhor a vida de corredor.
E aí concorda com essa lista? Comente quais foram as razões que levaram você a correr e não parar mais e acompanhe mais notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!
Veja também:
Série Influencers do Esporte: Ramon Costa do triatlo
Box de CrossFit faz 1º campeonato interno; saiba tudo o que rolou!
Série Influencers do Esporte: Pri Casimiro, a Mãe Sem Frescura