Notícias e Opiniões de Esportes

Três preconceitos que precisam ser quebrados nos Jogos Paralímpicos

Written by Carlos Lobão | 7/set/2016 16:03:00

Crédito foto: Divulgação Rio 2016

Sabemos que os Jogos Paralímpicos não recebem nem metade da atenção que merecem, muito por conta do preconceito devido à deficiência dos atletas. Hoje (7/9) teremos a abertura das Paralimpíadas e a equipe do Esportudo.com enumerou três preconceitos que precisam ser quebrados para que você comece a acompanhar esta competição com a mesma paixão que teve para assistir aos Jogos Olímpicos Rio 2016, confira:

1. Corpo perfeito

Temos uma tendência de não dar a devida atenção merecida aos Jogos Paralímpicos e muito disso se deve ao fato dos paratletas não possuírem o tal “corpo perfeito”. Imaginamos provas sem emoção alguma, e pelos nossos atletas serem desconhecidos do grande público, acabamos deixando de lado um evento onde o Brasil historicamente é um dos destaques.

2. “Deficiente sim, coitadinho não”

O pior sentimento que uma pessoa pode sentir por outra é pena. Atletas paralímpicos não são coitados. Possuem deficiências e a força de vontade e perseverança dessas pessoas só aumentam o brilho delas. Temos que levar na forma mais literal possível a frase de que “o importante é competir”. O fato desses paratletas estarem em uma competição como essa, mesmo apesar de todas as adversidades, já os fazem vencedores da vida.

3. Mídia

A grande imprensa em geral não destina nem metade do seu poder de cobertura para as competições paralímpicas, e o preconceito se deve também pela falta de interesse do grande público. Embora a expectativa com esses Jogos tenha aumentado com um “boom” na venda de ingressos, as Paralimpíadas não rendem a mesma audiência para as emissoras como os Jogos Olímpicos, e nós já sabemos o que manda na programação.

É importante saber que não é o corpo que define uma pessoa. Por ela ter passado por muitos problemas ao longo de sua vida e ainda conseguir lutar, conseguir sorrir só a torna uma verdadeira campeã por si só.

Gostou do nosso conteúdo? Curta e compartilhe!

Veja também:
Rio 2016: Conheça os 10 melhores atletas paralímpicos brasileiros
Veja cinco motivos para acompanhar as Paralimpíadas Rio 2016
Rio 2016: Exclusiva com Daniel Dias, atleta paralímpico brasileiro; confira