Crédito foto: Cesar Greco / Divulgação site oficial do clube
Era quase fim de tarde, no dia 18 de dezembro de 1994, quando os primeiros toques na bola foram dados no Estádio do Pacaembu, diante de um público de quase 37 mil torcedores. Àquela altura, Palmeiras e Corinthians brigavam pela hegemonia da década – o Verdão era o atual campeão, enquanto o Timão havia conquistado o título em 1990. O duelo foi tenso e equilibrado. Com a vantagem de ter vencido o jogo de ida por 3 a 1, o alviverde controlava as ações da partida. Ainda assim, Marques conseguiu furar a defesa palestrina e deu uma leve sobrevida ao rival, mas coube a Rivaldo marcar o gol do título.
O Verdão colocava mais uma taça na abarrotada sala de troféus, que já contabilizava outras três do Campeonato Brasileiro (1972, 73 e 93), duas da Taça Brasil (1960, 67) e duas do Roberto Gomes Pedrosa (1967 e 69) – títulos que foram unificados em 2010, pela CBF. Desde então, o palmeirense sofre com o grito de campeão preso na garganta. E passados mais de vinte anos da última conquista na principal competição nacional, pode-se dizer que, enfim, a equipe está pronta para encerrar tal jejum. Chegou a hora de vencer o Brasileirão.
Crédito foto: Getty Images
Há tempos não se via o torcedor palmeirense tão otimista com o próprio time. Justamente por conta disso, o ano de 2016 começou cercado de expectativas. Nem mesmo a eliminação no Paulistão, somada a queda precoce na Libertadores, fez com que o torcedor alviverde diminuísse a empolgação. Pelo contrário, as quedas no início da temporada ajudaram a transformar o título brasileiro na grande obsessão da equipe.
Líder isolado e de forma incontestável no Brasileirão, o Palmeiras foi dos chutões de 2015 ao apoio e mobilidade. O elenco se reforçou com peças de reposição à altura, e está mais entrosado. Aliada a isso, está a força da equipe dentro de casa. Desde que o velho Palestra Itália deu lugar ao moderno Allianz Parque, o Verdão já disputou 59 jogos como mandante (52 no Allianz e sete no Pacaembu), onde mantém um aproveitamento próximo dos 70%. E se nesta edição do Campeonato Brasileiro a equipe venceu todas dentro de seus domínios, falta apenas buscar uma regularidade fora de casa - um dos segredos para a conquista do título nesta fórmula de pontos corridos.
Sem esquecer, é claro, da Copa do Brasil, onde o Verdão defenderá o título. Aliás, de 2007 para cá, nenhuma outra equipe a conquistou mais vezes que o Palmeiras – que levantou o caneco em 2012 e 2015. E além do fator casa, a equipe manteve o sangue frio da temporada passada – prova disso foi o duelo contra o Santos na semifinal do Paulistão, onde a equipe saiu perdendo por 2 a 0 e conseguiu empatar nos minutos finais, fora de casa.
Em outras palavras, o Palmeiras entra forte nas duas competições. Mas se for preciso optar por apenas uma, o torcedor não hesitará escolher o Brasileirão.
Veja também:
Cartola FC: 6 dramas que todo cartoleiro já viveu
Nenê, Grafite e o provincianismo de público e mídia no Brasil
Palmeiras: 8 momentos marcantes do Allianz Parque