Crédito foto: Getty Images
Craque o Flamengo faz em casa. Nomes como Júnior, Zico, Mozer, Leandro e Aldair fazem com que essa frase ganhe força para as categorias de base do Clube. O título se deve aos grandes jogadores que a Instituição "revelou" ao futebol e que conquistaram continentes Brasil à fora.
Crédito foto: Divulgação / Site Oficial do clube
O Esportudo destacou os cinco melhores jogadores que ganharam relevância no exterior, mas que tem ou tiveram raízes rubro-negras.
Crédito foto: Divulgação / Site Oficial do clube
Revelado nos profissionais em um clássico dos milhões, entre Flamengo e Corinthians no ano de 2005, o meio-campista passou a ser conhecido na Copa do Brasil de 2006. O jogador foi efetivado pelo técnico Ney Franco e teve destaque na campanha vitoriosa do título do campeonato nacional. Renato conquistou dois Cariocas e se destacou pela raça e qualidade em campo. Para muitos, foi o último jogador da base que honrou a camisa dez do Mais Querido.
Crédito foto: Divulgação / Site Oficial do clube
O antigo lateral-esquerdo de 1,89m de altura, que se tornou atacante, subiu aos profissionais em 2000. Começou toda sua trajetória no Flamengo e aos 18 anos já estava compondo o elenco da Seleção Brasileira. O Imperador conquistou a Itália, jogando pela Internazionale de Milão e Roma. O atacante retornou ao Rubro-Negro em 2009, onde conquistou o Campeonato Brasileiro, sendo um dos protagonistas ao lado do sérvio Dejan Petković. Pela Seleção Brasileira, Adriano conquistou a famosa Copa América de 2004. No Fla, ao total, são 94 jogos e 46 gols.
Crédito foto: Divulgação / Site Oficial do clube
Já tratado como uma joia nas categorias de base, o goleiro chegou nos profissionais em 1997. Ganhando uma titularidade incontestável em 2000, Júlio chegou a conquistar o famoso Tricampeonato Carioca, Copa Mercosul e Copa dos Campeões. Em 2009, foi ranquiado como o terceiro melhor goleiro do mundo, segundo a Federação Internacional de Histórias e Estatísticas de Futebol, ficando atrás apenas de Iker Casillas e Gianluigi Buffon. No ano passado, ficou no topo da lista do jornal inglês "Daily Mail" como um dos jogadores em atividade mais vitoriosos naquele momento. Júlio César hoje é goleiro do Benfica, de Portugal.
Crédito foto: Divulgação / Site Oficial do clube
Revelado no início de 1996, Juan protagonizou uma das melhores duplas de zaga do time carioca com o paraguaio Gamarra, com quem o próprio jogador diz ter aprendido muito em relação a posicionamento defensivo. O zagueiro de 38 anos, com jeito calmo e de poucas palavras, chegou no ano passado com a missão de organizar a zaga do Mais Querido, além de ter o sonho de encerrar a carreira no clube de coração. Até o momento, são 246 jogos e 30 gols na conta do zagueiro, que teve um companheiro em sua trajetória pelo Rubro-Negro.
Crédito foto: Reprodução / Youtube.com
O meio-campista, canhoto e com rara qualidade, fez parte de um dos times mais marcantes da história do Fla nas categorias de base. O time Sub20 Rubro-Negro de 1990 contava com Piá, Nélio, Paulo Nunes, Júnior Baiano e Marcelinho Carioca. É um dos campeões Brasileiro de 1992, sendo comandado pelo maestro Júnior. O craque, que também é conhecido por ter uma personalidade forte, teve desavenças no clube, uma delas com o jogador Renato Gaúcho, onde, mais tarde, foi transferido para o Guarani de Campinas. Hoje o jogador é comentarista esportivo.
Atualmente, o Flamengo conta com Felipe Vizeu, Lucas Paquetá, Ronaldo, Léo Duarte, Vinícius Júnior e Thiago como destaques das categorias de base.
E aí, curtiu o nosso conteúdo? Comente e acompanhe mais notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!
Veja também:
5 clubes favoritos para ganhar o Brasileirão de 2017
Veja como está o Top 15 de sócios-torcedores no futebol brasileiro
Top 5: As piores pontuações individuais na história do Cartola FC