Crédito foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net
Edgardo Bauza foi anunciado como novo treinador da seleção argentina e algumas perguntas pairam no ar. Quem ele vai convocar? Manterá o esquema tático utilizado por Tata Martino? Conseguirá ele reverter a situação de Lionel Messi e fazê-lo repensar sua aposentadoria do time nacional? Temos algumas respostas logo abaixo, confira:
Observando a lista da equipe para a última Copa América, vemos que Tata Martino convocou, de maneira geral, o que nossos hermanos tinham de melhor, porém, analisando a convocação para os Jogos Olímpicos Rio 2016, temos no gol Gerónimo Rulli, goleiro da Real Sociedad (ESP) com apenas 24 anos, que vem se destacando na equipe espanhola.
Para a lateral direita, Gabriel Mercado e Pablo Zabaleta eram os preferidos de Gerardo, embora o último não tenha participado do torneio nos Estados Unidos devido a uma lesão, contudo, El Patón tem como praticamente um “xodó” o jogador Julio Buffarini. O argentino de 27 anos foi recém-contratado pelo São Paulo por indicação do treinador, que até então não havia fechado com a seleção albiceleste, e foi campeão da Libertadores em 2015 jogando pelo San Lorenzo, na época treinado por Bauza.
No ataque, Jonathan Calleri pode conquistar algumas chamadas dependendo de suas atuações em seu novo clube, West Ham, e dos outros atacantes argentinos, como Aguero e Higuaín.
Crédito foto: Érico Leonan | saopaulofc.net
O time de Tata Martino jogava no 4-2-3-1, tática utilizada pela maioria das equipes do mundo atualmente, e que Patón não ficava atrás utilizando o mesmo sistema no São Paulo.
Com a ausência de Messi pelo menos em sua primeira convocação para os jogos eliminatórios, Bauza entrará em um dilema sobre quem jogará pelo meio. Banega seria a opção mais óbvia por conta da posição que atua, porém, Lavezzi poderia ser utilizado como um segundo atacante, empregando Nicolás Gaitán ou Erik Lamela pela extrema esquerda, sem fixar um homem para a armação, fazendo com que Di María, Lavezzi e Nicolás alternem suas posições.
Crédito foto: Reprodução YouTube
Edgardo Bauza afirmou que pretende conversar com Leo, não para convencê-lo, pois acredita não precisar disso, mas para mostrar seu estilo e sua forma de trabalho. Amigos mais próximos ao craque afirmam que ele acabará retornando à seleção, mas independente disso, todos sabem que um possível sucesso recente da Argentina parte da participação do pequeno gênio junto ao elenco.
Veja também:
Rio 2016: Veja como estão as arenas e quais esportes elas receberão
São Paulo está à frente dos outros clubes em relação a patrocinadores; entenda
Argentina: Messi, a humanização do gênio do futebol