Crédito foto: Divulgação site oficial do clube / Cesar Greco
Depois de uma grande reformulação em 2015, duas finais de campeonatos e o título da Copa do Brasil, o Palmeiras é o atual líder do Brasileirão com 32 pontos, três a mais que o arquirrival Corinthians. Essa liderança não é por acaso, mas por merecimento.
Listamos abaixo cinco motivos que explicam a liderança do Palmeiras no Brasileirão 2016. Leia, comente sua opinião e nos diga se você acredita no título do Verdão nesta temporada, veja:
Crédito foto: Divulgação site oficial do clube / Cesar Greco
O primeiro passo para um time ser campeão é ter entrosamento. O time alviverde manteve uma base titular importante desde 2015. Prass, Zé Roberto (Egídio), Vitor Hugo, Thiago Santos, Gabriel Jesus e Dudu foram mantidos titulares, além de Barrios, Rafael Marques, Gabriel e Arouca, que também são jogadores que se entendem em campo e permaneceram na equipe de 2016.
Para o lugar dos que se foram, chegaram jogadores de respeito como Edu Dracena, Jean, Tchê Tchê, Moisés e Róger Guedes, que melhoraram o esquadrão.
O atual técnico, Cuca, vem conseguindo manter uma base importante para esse time, que tem mantido um bom padrão de jogo mesmo alternando os atletas. A exemplo do que aconteceu recentemente contra o Internacional, que Erik entrou no lugar de Dudu e Thiago Santos fechou o meio, na vaga que seria de Moisés ou Arouca, que retornou de lesão.
Com diversos treinamentos e repetição, o Verdão adquiriu entrosamento dentro de campo. Um companheiro sabe onde encontrar o outro e todos jogam pelo time.
É um alívio para o torcedor saber que desde a reformulação de 2015, o time finalmente conseguiu colocar a bola no chão e entrosou.
Crédito foto: Divulgação site oficial do clube / Cesar Greco
A bola não queima no pé de ninguém do Palmeiras. Nem quando chega em Fernando Prass. O técnico Cuca devolveu a confiança para os jogadores, que agora colocam a bola no chão e procuram mais o jogo.
O que falar das arrancadas e passes de Tchê Tchê, que foi uma bela surpresa? E da maestria de Moisés? Do passe do Cleiton Xavier e da categoria de Gabriel Jesus? Até mesmo o Vitor Hugo tem personalidade para dominar a bola no campo de defesa e escolher a melhor jogada.
O Palmeiras em campo hoje é calmo, consciente e cirúrgico. Haja visto as vitórias sobre Sport e Inter recentemente.
Crédito foto: Divulgação do clube / Cesar Greco
Depois de muitos anos o torcedor pode dizer que o time tem ótimos jogadores. Título que nas temporadas passadas era carregado por apenas um homem, Jorge Valdivia.
Na temporada de 2016 o alviverde é equilibrado e conta com jogadores decisivos, além de mesclar experiência com juventude. Um ataque ultra veloz com Dudu, Gabriel Jesus e Róger Guedes é para assustar qualquer zagueiro. Um meio com um 10 clássico e consciente como o Cleiton Xavier e um segundo volante de ótimo passe como Moisés destrói esquemas táticos.
É claro que tudo isso pode não funcionar em algum momento, em jogos esporádicos, mas o fato é que o Verdão tem essas qualidades entre os 11 e a liderança se deve por conta disso.
Crédito foto: Divulgação do clube / Cesar Greco
Até o mais leigo torcedor pode perceber a completa mudança do time de Marcelo Oliveira para o time de Cuca. O Verdão hoje é capaz de se portar tanto quando ataca, como quando é pressionado. O time coloca a bola no chão quando é para colocar e chuta para frente quando é hora de afastar o perigo para recompor.
Cuca antes mesmo de ser contratado já estudava o elenco, alimentando o sonho que tinha de comandar esse time. Sabia que teria uma das melhores oportunidades da vida e não queria deixar passar. Chegou ao alviverde com uma diversidade enorme de jogadas ensaiada com a bola rolando e parada, o que já deu resultado com gol de falta e cobranças de laterais diretamente na área, o que sempre tem levado perigo para o time adversário.
Cuca tem identificação com o Palmeiras, com a torcida e tem o elenco nas mãos. Uma junção que deu resultado até agora com a liderança isolada do campeonato e promete ainda mais dias de vitórias para o torcedor no Brasileirão e também na Copa do Brasil.
Crédito foto: Reprodução Twitter oficial do clube
Melhor mandante, invicto e melhor visitante do campeonato. Melhor ataque e segunda melhor defesa, com melhor saldo de gols. Esse é o Verdão no Campeonato Brasileiro 2016.
O Palmeiras deixou os 100% de aproveitamento em casa no jogo contra o Santos, empate por 1 a 1 (o terceiro em três jogos no ano). Em algum momento o aproveitamento de 100% iria cair, mas isso para o time é o de menos. O fato é que com o aproveitamento atual, com apenas uma derrota nos últimos dez jogos, o time de Cuca conseguiu a regularidade que precisava para se manter na ponta. Aproveitamento de campeão, que se for igualado até o fim do campeonato, a taça dificilmente fugirá do Allianz Parque.
Veja também:
8 momentos marcantes do Allianz Parque
Brasileirão ou Copa do Brasil? Veja as chances do Verdão
Cartola FC: 6 dramas que todo cartoleiro já viveu