Crédito da foto: Getty imagens
O Brasileirão é sempre recheado de polêmicas e erros de arbitragem, porém, não é novidade que os clubes do eixo Sul-Sudeste são normalmente favorecidos pelos árbitros em jogos contra times do Nordeste brasileiro. Diante desta polêmica, a equipe do Esportudo.com selecionou os cinco maiores “apitaços” que os times do Nordeste já sofreram em diversas edições do Campeonato Brasileiro, confira:
Muita polêmica envolveu o jogo entre Palmeiras x Sport, válido pela trigésima segunda rodada do Brasileirão 2016. O juiz mineiro, Ricardo Ribeiro, deixou de marcar um pênalti claro a favor do Leão da Ilha no toque de mão do zagueiro alviverde Mina dentro da área, na sequência da jogada, o atacante palmeirense Dudu marcou o primeiro gol do jogo. O lance causou revolta aos pernambucanos que dispararam enormes críticas à arbitragem após o fim da partida.
Outro jogo polêmico. O Flamengo venceu o Bahia em jogo válido pela nona rodada do Campeonato Brasileiro de 2012, mas o árbitro alagoano, Francisco Carlos do Nascimento, causou revolta aos baianos ao marcar um pênalti obscuro na origem do segundo gol do time carioca.
No dia 16 de maio de 2010, a equipe cearense foi até a Vila Belmiro encarar o Santos pelo Campeonato Brasileiro de 2010. O jogo ficou marcado pelos graves erros do árbitro mineiro, Ricardo Ribeiro. Enquanto a equipe visitante estava na frente do placar por 1 a 0, a equipe de arbitragem anulou um gol claro do Ceará, tirando a chance de uma boa vantagem no jogo. Ainda no primeiro tempo, foi assinalado um pênalti bizarro a favor do Peixe causando indignação aos jogadores do Ceará.
Era esperado um jogo de muita tensão entre Botafogo x Náutico, em jogo válido pela trigésima segunda rodada do Brasileirão de 2009. Os dois times vinham desesperados lutando contra o rebaixamento. Em uma partida nervosa, quem protagonizou o jogo foi o árbitro Leonardo Gaciba. O gaúcho deixou de expulsar o goleiro Jefferson, após fazer falta, em Carlinhos Bala. O assistente ainda anulou um gol legítimo de Tuta pelo Náutico e para completar a lambança, Gaciba anotou um pênalti inexistente para o Botafogo originando o gol da vitória dos cariocas.
O maior erro de arbitragem contra um time nordestino aconteceu no dia 31 de março de 1982, no jogo entre Sport x Flamengo, válido pela quartas de final, do Brasileirão de 82. Depois de vencer a primeira partida por 2 a 0, o Flamengo só seria eliminado se perdesse por dois gols de diferença. O Sport vencia por 2 a 1, quando o árbitro Oscar Scolfaro anulou um gol legítimo do clube, alegando que a bola teria saído antes de um cruzamento que resultaria no terceiro gol da equipe da ilha do Retiro.
E aí, torcedor, você se lembra de mais algum erro contra clubes nordestinos? Comente e acompanhe mais notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!
Veja também:
Os cinco jogadores que mais vestiram a camisa de um clube nordestino
Náutico x Ceará: O dia que a Arena de Pernambuco se vestiu de Aflitos
Você já ficou em casa por medo de brigas entre torcidas?