Crédito foto: Getty Images
Os Jogos Paralímpicos Rio 2016 começaram nesta quarta-feira (7/9) com a cerimônia de abertura realizada no Maracanã. As competições paralímpicas serão realizadas até o dia 18 de setembro na cidade maravilhosa.
Este projeto nasceu na Inglaterra, mais precisamente na cidade de Stoke Mandeville, onde um neurologista chamado Ludwig Guttmann incentivou ex-combatentes de guerra a se recuperarem através do esporte. O primeiro grande evento foi realizado em 1960 na cidade de Roma com apenas 400 atletas de 23 países. Ao longo dos anos, a competição foi crescendo e nesta edição conta com mais de quatro mil atletas de 173 países.
O Brasil chega aos Jogos com a sua maior delegação e com a expectativa de ficar entre os cinco primeiros colocados no ranking geral de medalhas, já que na última Paralimpíada ocupou a sétima colocação. Confira quais são os três esportes que temos mais chance de conquistar medalhas:
Crédito foto: Getty Images
É um esporte praticado por jogadores cegos com a exceção do goleiro. Seu surgimento teve origem na Espanha em 1920 e a sua estreia nos Jogos Paralímpicos é recente. O futebol de 5 começou a ser disputado a partir de 2004 no Jogos de Atenas e desde a primeira edição até hoje, o Brasil é o único campeão na modalidade.
Crédito foto: Getty Images
Presente desde a primeira edição dos Jogos em Roma 1960, o atletismo é um dos esportes em que o Brasil conquistou mais medalhas, no total foram: 109 (32 de ouro, 47 de prata e 30 de bronze). Temos grandes nomes nesta modalidade como Terezinha Guilhermina, Alan Fonteles e Yohansson Nascimento. Podemos esperar um bom número de medalhas.
Crédito foto: Getty Images
A natação está presente desde a primeira edição da competição e é a modalidade em que tem o maior número de atletas. Um dos grandes nomes do esporte é o brasileiro Clodoaldo Silva, que conquistou seis medalhas de ouro e uma de prata nos Jogos de Atenas. Atualmente podemos contar também com a força de Daniel Dias, o maior medalhista brasileiro.
E aí curtiu o nosso conteúdo? Comente e acompanhe mais notícias sobre as Paralimpíadas em nosso portal!
Veja também:
Três preconceitos que precisam ser quebrados nos Jogos Paralímpicos
5 itens que você deve levar para curtir as Paralimpíadas Rio 2016
Rio 2016: Conheça os 10 melhores atletas paralímpicos brasileiros