Notícias e Opiniões de Esportes

10 jogadores brasileiros que mitaram na temporada europeia 2016/17

Written by Fabrício Ramos | 16/jun/2017 10:03:00

Crédito foto: Getty Images

Titularidade sólida nos clubes. Elogios dos jogadores e técnicos adversários. A dor de cabeça para Tite nas convocações que muitos treinadores gostariam de ter. A temporada 2016/17 mostrou que o futebol brasileiro presente na Europa está fazendo jus à fama do melhor do mundo, apesar dos baques recentes em questão de seleção.

Nos grandes centros do continente, estamos muito bem representados, obrigado! Com o fechamento da temporada europeia, a análise dos números só consolida o rendimento excelente de algumas peças que podem ser de grande expressividade para o Brasil nos próximos torneios internacionais.

Pensando nisso, o Esportudo fecha a lista com os dez jogadores brasileiros que “mitaram” no último ciclo de competições europeias, para o desfrute de todas as torcidas. Vamos aos nomes!

Ederson

Um 2016/17 memorável no Benfica, com grandes jogos, como a partida de ida das oitavas de final da Liga dos Campeões contra o Borussia Dortmund, em Lisboa, com direito a defesa de pênalti cobrado por Aubameyang. A titularidade inquestionável nos Encarnados e seu rendimento excepcional durante o último ano despertou o interesse do Manchester City, que anunciou sua contratação junto ao Benfica por 40 milhões de euros, cerca de R$ 140 milhões. Tite que se prepare para escalar seus goleiros, porque Ederson está merecendo uma chance.

Jogos em 2016/17: 40.

Diego Alves

Não é de hoje que o goleiro do Valencia mantém uma regularidade muito boa incrementada com suas defesas de pênalti, que lhe renderam duas quebras de recordes na história do Campeonato Espanhol e uma marca pessoal na última temporada. Contra o Leganés, pelo primeiro turno do torneio, ele totalizou 17 cobranças defendidas, ultrapassando a marca do ex-goleiro do Barcelona, Andoni Zubizarreta, que tinha 16. Contra o Real Madrid, no segundo turno, ao defender o arremate de Cristiano Ronaldo, chegou à sexta defesa em uma única temporada, ultrapassando o número de Pepe Reina, que tinha cinco. Desde sua chegada à Europa, no ano de 2007, Diego Alves chegou à marca de 25 pênaltis salvos de 52 cobrados. Um número impressionante. Um goleiro impressionante.

Jogos em 2016/17: 33.

Fabinho

O lateral-direito do Monaco que vem jogando também na função de ala tem rendido estrondosamente, tanto que assumiu as cobranças de pênalti do time. Na equipe do Principado desde 2014, esse foi o melhor ciclo de Fabinho, em números e atuações decisivas, tanto que os monegascos foram tão surpreendente que foram até a semifinal da UEFA Champions League, parando na vice-campeã JuventusSeu desempenho já despertou a atenção de gigantes europeus, e a especulação agora fica entre Manchester City e o algoz do Monaco na última Liga dos Campeões. É esperar para ver, mas onde estiver, a expectativa em cima do lateral é sempre grande pelo futebol que vem apresentando.

Jogos ema 2016/17: 56.

Gols: 12.

Daniel Alves

Um caso difícil de entender foi a saída do Barcelona, já que os catalães se negaram a renovar o contrato de um dos jogadores mais vitoriosos da história do clube. Como a Juventus não perdeu tempo, trouxe o lateral para Turin. E o resultado foi um 2016/17 excelente. Titularidade rápida e atuações importantíssimas, como a semifinal da UEFA Champions League contra o Monaco, quando serviu Higuaín em seus dois tentos na ida e fez o seu no jogo de volta. O título europeu não veio para coroar o primeiro ano na Itália, porém, a conquista do Campeonato Italiano foi um dos resultados de um jogador consagrado que se adaptou muito bem à nova equipe.

Jogos em 2016/17: 33.

Gols: 5.

Marcelo

Completando dez anos de Real Madrid neste ano, o lateral-esquerdo vai consolidando seu nome entre os maiores jogadores que vestiram a camisa madridista, sendo um dos pilares do time que conquistou seu 12° título da Liga dos Campeões, inclusive com assistência para o último gol do jogo contra a Juventus, marcado por Marco Asensio. E servir os companheiros parece ser um trunfo para Marcelo nos jogos que disputou: 11 assistências em 2016/17, seu melhor número desde que chegou aos Merengues, em 2007. Para muitos, o melhor do mundo em sua posição. E que siga assim.

Jogos em 2016/17: 47.

Gols: 3.

Alex Sandro

Em sua segunda temporada na Juventus, conseguiu conquistar seu espaço na ala-esquerda e demonstrou lidar bem com a pressão da titularidade, estando presente em 43 das 57 partidas que o time de Turin disputou no ano. Desempenhando bem seus atributos defensivos com a parte ofensiva, incrementada por belos dribles e gols, o brasileiro caiu nas graças de Massimiliano Allegri, que o escalou durante as competições no lugar do ganês Asamoah. Escolha acertada, pois o rendimento foi muito bom dentro do esquema do técnico italiano, e tornou Alex Sandro um dos jogadores brasileiros de maior destaque no ciclo 2016/17 do futebol europeu.

Jogos em 2016/17: 43.

Gols: 3.

Casemiro

Até agora, sua melhor fase em toda a carreira. Desde sua chegada ao Real Madrid B, em 2013, passando pelo empréstimo ao Porto e à entrada aos profissionais, o potencial do volante revelado pelo São Paulo foi lapidado até chegar ao seu ápice nos últimos doze meses. Marcação implacável, boa saída de bola, bom chute de fora da área, ponto que o levou a marcar contra o Napoli, pelas oitavas de final, e contra a Juventus, na finalíssima da UEFA Champions League. Peça vital no esquema de Zidane, Casemiro mostra uma evolução avassaladora com a camisa merengue. E diante do protagonismo que conseguiu, o brasileiro só demonstra que o apelido de “Casemito” não é por acaso.

Jogos em 2016/17: 41.

Gols: 6.

Philippe Coutinho

Visão de jogo privilegiada. Uma precisão para bater na bola que é característica dos craques brasileiros que marcam história. Alternando entre a ponta esquerda e a armação no esquema de Jurgen Klopp, o Mago mostra que o protagonismo no Liverpool não é à toa. Ultrapassando recorde de Juninho Paulista como o brasileiro que mais marcou na Premier League, na vitória contra o Middlesbrough por 2 a 1, Coutinho prova mais uma vez que a titularidade inquestionável no clube e seu espaço assegurado nas convocações de Tite são frutos de um talento primoroso e de muito trabalho.

Jogos em 2016/17: 36.

Gols: 14.

Gabriel Jesus

Uma estreia dentro do que se aguardava do jovem atacante brasileiro: raça, habilidade, entrega em campo e balançando a rede, desde o gol anulado contra o Tottenham, no seu primeiro jogo, até o gol contra o Watford, pela última rodada do Campeonato Inglês. As reações de Pep Guardiola com as atuações de Gabriel definem bem o que espera o camisa 33 nos próximos anos: uma expectativa muito grande vem no ataque do lado azul de Manchester. A lesão no tornozelo sofrida contra o Bournemouth tirou o centroavante de combate por mais de três meses, mas nada que desfizesse a grande primeira impressão positiva que Gabriel Jesus deixou nos campos europeus - e no Manchester City.

Jogos em 2016/17: 11.

Gols: 7.

Tiquinho Soares

Uma das mais francas surpresas de 2016/17, o atacante brasileiro vindo do Vitória de Guimarães faz jus à comparação a um dos ídolos recentes dos Dragões: o também brasileiro Hulk, atualmente no futebol chinês. Em seu primeiro ano no Porto, garantiu a vice-artilharia do Campeonato Português, além de ter 22 assistências nos seus números disputando o torneio nacional. O homem de frente da equipe já está sendo citado como uma possibilidade dentro dos convocados de Tite, apesar de ser pouco conhecido dos torcedores brasileiros. Porém, o que Tiquinho Soares mostrou nos últimos 12 meses com as camisas dos dois times lusos pelos quais jogou desperta curiosidade no continente.

Jogos em 2016/17: 39 (22 pelo Vitória de Guimarães e 17 pelo Porto).

Gols: 21 (9 pelo Vitória de Guimarães e 12 pelo Porto).

E aí, curtiu o nosso conteúdo? Comente e acompanhe mais notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!

Veja também:
5 clubes que superaram as expectativas no futebol europeu
Top 10 melhores batedores de pênalti da Europa - lista surpreende
Bola de Ouro pode ter surpresa no pódio e deixar favoritos de lado