Notícias e Opiniões de Esportes

Cinco jogadoras de vôlei que já fizeram história na seleção brasileira

Written by Andrielle dos Santos | 3/out/2016 10:03:00

Crédito foto: Divulgação CBV

A seleção brasileira de vôlei tem uma trajetória vitoriosa no Circuito Mundial, sendo uma das favoritas em todas as competições. Com grandes títulos como Grand Prix e o tão sonhado ouro Olímpico.

Após o Brasil ser eliminado nas Olimpíadas do Rio 2016, o técnico Zé Roberto confirmou em entrevista coletiva que a seleção terá que passar por uma renovação. Um indicativo desse novo período é a aposentadoria de Sheilla e Fabiana Claudino, que logo após a eliminação contra a China anunciaram pelas redes sociais que não farão mais parte da seleção.

Mas não podemos olhar para o futuro sem lembrar-se de quem passou pela seleção brasileira e deixou saudades. A equipe do Esportudo.com selecionou cinco atletas que passaram pelo Brasil e ajudaram na construção da sua história vitoriosa, confira:

1. Fabiana de Oliveira 

Ela ganhou uma chance na seleção a partir de 2001 e foi de grande importância para o pentacampeonato em Grand Prix. Além disso, ganhou ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim (2008) e Londres (2012).

2. Hélia Souza (Fofão)

A partir de 1993, iniciou sua trajetória na seleção como reserva, e em 1999 começou a atuar no Grand Prix ajudando o Brasil na conquista do torneio. Além disso, foi bronze nos Jogos Olímpicos de Atlanta (2004) e Sydney (2000). Assim como Fabi, a jogadora também esteve no elenco vitorioso nas Olimpíadas de Pequim (2008).

3. Paula Pequeno 

Começou na seleção em 2002 e participou da conquista do Grand Prix e do bicampeonato Olímpico.

4. Fernanda Venturini 


Em 1987 entrou para seleção onde se consagrou campeã mundial em Seul como ponteira passadora. Um ano depois das Olimpíadas resolveu mudar de posição e passou a ser levantadora. Contribuiu com Grand Prix em 1994 e se despediu da seleção nas Olimpíadas de Atenas (2004).

5. Marianne Steinbrecher

Iniciou sua trajetória na seleção a partir de 2003 e foi muito criticada após o 4° lugar na Olimpíada de Atenas (2004), mas foi peça importante das grandes conquistas com o Pan-Americano de Guadalajara, Grand Prix e o ouro olímpico em Pequim (2008).

E aí curtiu o nosso conteúdo? Comente e acompanhe mais notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!

Veja também:
Rio 2016: 5 musas da Seleção Brasileira olímpica de vôlei
Entenda por que o Guga foi o grande vencedor das Olimpíadas Rio 2016
Saudades? Veja 15 curiosidades sobre os Jogos Paralímpicos Rio 2016