Notícias e Opiniões de Esportes

5 dicas para ajudá-lo a melhorar seu treino de Muay Thai

Written by Ewerton Teixeira | 16/abr/2017 17:03:00

Crédito foto: Reprodução Facebook oficial Banchamek Gym (Buakaw Banchamek)

O Muay Thai é uma arte marcial de origem tailandesa originalmente criada para fins militares e posteriormente se tornou um esporte nacional na Tailândia. Esta modalidade se caracteriza pelo uso de ataques com as mãos, cotovelos, joelhos, canelas e pés, sendo conhecida como “a arte das oito armas”.

Em seu país de origem, os praticantes iniciam muito cedo na modalidade. Por lá é comum ver garotos de seis anos de idade lutando em um ringue e se submetendo a um treino rigoroso com o objetivo de se tornarem campeões. Além do aspecto esportivo e de defesa pessoal, o Muay Thai é carregado de simbolismo, sendo uma arte marcial muito rica culturalmente e apresentando um sincretismo com a religião budista, que pode ser visto através dos rituais apresentados pelos atletas antes de suas lutas, suas vestimentas e adereços, e na própria forma de se relacionarem com seus treinadores e colegas de treino.

Atualmente, esta pratica esportiva tem sido muito procurada por pessoas que têm como objetivo manter a forma. Por ser uma prática fisicamente intensa, a arte é ideal para aqueles que a buscam com este objetivo. Somado a isso, o praticante tem a oportunidade de aprender uma forma muito eficiente de defesa pessoal. Diante disso, a equipe do Esportudo.com reuniu, abaixo, cinco dicas para melhorar seu treino de Muay Thai, confira:

1. Use um espelho 

Crédito foto: Reprodução Facebook oficial Mejiro Gym Amsterdam

Um espelho pode ser uma ótima ferramenta para que você consiga corrigir seus movimentos e avaliar se está desferindo os golpes de maneira correta. Ao treinar em frente a um espelho, você aumenta sua consciência corporal, fazendo com que as possíveis falhas na sua técnica possam ser corrigidas com maior facilidade.

2. Repetição

Crédito foto: Reprodução Facebook oficial Banchamek Gym (Buakaw Banchamek)

Para absorver as técnicas e poder aplicá-las da forma mais perfeita possível é necessário que as execute muitas e muitas vezes. A repetição fará com que não apenas sua mente, mas seu corpo e musculatura também memorizem o movimento, tornando-o cada vez mais eficiente.

3. Tenha uma referência no esporte

Crédito foto: Reprodução Facebook oficial Banchamek Gym (Buakaw Banchamek)

Em qualquer área é importante sabermos nos espelhar em pessoas que já são referência naquilo que nos propomos a fazer. Neste esporte não é diferente. Observando os campeões da modalidade, os treinadores, ou mesmo um colega de treino com mais tempo de prática, podemos aprender muito sobre a execução das técnicas e quais as atitudes necessárias para avançar na prática.

4. Respeite seus próprios limites e dos seus parceiros de treino

Crédito foto: Reprodução Facebook Banchamek Gym (Buakaw Banchamek)

Para ter uma prática saudável, é necessário que você saiba quais são suas limitações e que, além disso, saiba respeitá-las. Não é de um dia para o outro que você irá se tornar um praticante habilidoso, mas com paciência e perseverança, com certeza conseguirá. Quando chegar neste nível, deve se lembrar de como era difícil para você a época de principiante. Isso fará com que sinta empatia por aqueles que estão iniciando e respeite os limites deles, o que criará um clima agradável, onde todos se sentem bem em treinar juntos.

5. Estude o Muay Thai

Crédito fogo: Reprodução Facebook oficial Banchamek Gym (Buakaw Banchamek)

Além da prática na academia, é importante que você busque informação nos mais diversos meios para conhecer melhor a modalidade e toda a história e a cultura que a envolvem. Você pode conseguir isso através de livros, revistas especializadas, vídeos, pesquisa em sites nacionais e estrangeiros, e até uma viagem para a Tailândia. Com certeza, através desse conhecimento, você verá o Muay Thai de outra forma.

Estas foram dicas para que você continue evoluindo em sua prática. Com perseverança e força de vontade, você chegará a um nível avançado quando menos esperar.

E aí curtiu o nosso conteúdo? Comente e acompanhe mais notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!

Veja também:
É fã de lutas? Confira 5 curiosidades sobre o Karatê Kyokushin

5 dicas para você melhorar a sua técnica no Jiu-jitsu
4 competências necessárias para ser um lutador profissional