Crédito foto: Getty Images
Alguns fatos e personalidades inusitados fizeram parte da história do UFC, com relação direta ou indireta com o esporte. Veja a seguir na lista que o Espotudo separou quem são esses personagens, como estes atuaram no mundo das lutas e quais os fatos mais interessantes e esquisitos do Ultimate Fighting Championship que vocês nem imaginam:
Crédito foto: Reprodução / Digitally restored vector portrait of Theodore Roosevelt / John Parrot/Stocktrek Images
Por mais que seja inacreditável, o primeiro lutador de MMA foi um presidente! Sim, o 27º presidente dos EUA, Theodore Roosevelt. Ele era um lutador completo porque era um grande boxeador, wrestler e judoca (conseguiu ser o primeiro norte-americano a receber faixa marrom de judô).
Crédito foto: Reprodução / Facebook Oficial Rorion Gracie
Em 1993, o UFC foi inventado, fundado e lançado, acreditem, por um brasileiro! Esse brasileiro é o atleta e empresário Rorion Gracie, que ao criar a modalidade, queria provar a superioridade do jiu-jitsu brasileiro idealizado pelo seu pai (Helio Gracie, fundador do Gracie Jiu-Jitsu ou o Jiu-Jitsu brasileiro), comparado aos outros estilos de luta.
Crédito foto: Reprodução / Facebook Oficial Sergio Mallandro
Em um dos eventos do Ultimate Fighting, o juiz foi uma pessoa que não era do mundo das lutas e sim do mundo do humor. Esse juiz era Sérgio Mallandro (famoso pelo bordão “Gluglu, Yeah Yeah”), que não fez “pegadinha do Mallandro”. Isso foi no evento Pentagon Combate, em 1997, realizado no Rio de Janeiro e exibido no SporTv.
Crédito foto: Divulgação / Site Oficial Mortal Kombat (Brasil)
Os espaços de luta do Ultimate Fighting foram baseados no conceito do jogo “Mortal Kombat”, muito popular nos anos 1990 (quando a própria modalidade foi criada e explodiu), trazendo para a vida real a ideia de reunir diversos lutadores de modalidades distintas, com a finalidade de escolher o melhor entre todos eles. E o espaço octogonal foi idealizado por John Milius, escritor de “Conan, o Bárbaro”.
Crédito foto: Reprodução / Facebook Oficial Chuck Norris
Há ainda há rumores de que o octogonal foi inspirado em Chuck Norris, no filme “The Octagon”, dos anos 1980. Neste filme, Norris combateu um clã de ninjas assassinos, aonde os duelos de luta principais aconteciam dentro de um octógono. Mas quem trouxe o espaço para a vida real foi o evento Cage Rage e a partir daí, houve o registro do modelo e dos tamanhos oficiais pelo Ultimate Fighting Championship após o início de suas competições.
Crédito foto: Reprodução / Facebook Oficial Muhammad Ali
Em 1976, houve um lutador em especial que participou do MMA, mas era conhecido por atuar em outro tipo de luta. Era um pugilista de grande renome: Muhammad Ali, conhecido por sua técnica invejável e mãos muito pesadas. Nesse ano, ele decidiu enfrentar o wrestler (e carateca) japonês Kanji “Antonio” Inoki, desembolsando 6 milhões de dólares para aceitar a luta e impôs uma condição: o seu oponente podia apenas chutá-lo da cintura para baixo. Mas, Ali não aguentou os chutes de Inoki e suas pernas foram castigadas, se tornou lento na luta e acertou apenas cinco socos durante o combate todo em seu oponente. No fim, a luta acabou com um empate histórico e Inoki se tornou o herói japonês, impulsionando o vale-tudo em seu país.
E aí, gostou das curiosidades? Comente e acompanhe mais notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!
Veja também:
Jiu-Jitsu: A arte que preza o respeito pelo próximo
Confira as promessas do MMA brasileiro em 2017
5 fatos curiosos sobre a vida de Jigoro Kano, o pai do judô