Notícias e Opiniões de Esportes

Copinha: 5 curiosidades que vão dar o que falar na mesa de bar

Written by Renatinha Oliveira | 10/jan/2017 15:03:00

Crédito foto: Reprodução Facebook oficial Copa São Paulo de Futebol Júnior

Quem gosta de futebol e acompanha o Esportudo.com ou outros canais de esportes, sabe que 2017 mal chegou e só se ouve falar em “Copa São Paulo de Futebol Júnior”, “Copa São Paulo” ou até mesmo “Copinha”, para os mais íntimos. E se você ainda estiver trocando os presentes do Papai Noel, de ressaca do Réveillon ou até mesmo curtindo as tão esperadas e merecidas férias de janeiro, pode ser que esteja pensando como eu: “WTF? Que campeonato é esse? O futebol brasileiro não está de férias? Isso é tudo a mesma coisa ou são três campeonatos acontecendo ao mesmo tempo?”. Brincadeiras à parte, como acredito que ainda tem muita gente que curte o esporte, mas faz poker face quando ouve falar da Copinha, listei, abaixo, cinco curiosidades para você não fazer feio quando for tomar aquele chopp no bar com seus amigos, confira:

Crédito foto: Reprodução

1. Pequena só no nome

Quem ouve por alto a palavra “Copinha” sem saber do que se trata, pode achar que o apelido é por causa do tamanho ou da idade da competição. Mas pode deixar essa teoria de lado, caso não queira pagar mico com os boleiros de plantão. Se você chegou até aqui, já deve ter percebido que o nome oficial do campeonato é “Copa São Paulo de Futebol Júnior”, e nada mais é do que uma competição de futebol masculino sub-19, organizada pela Federação Paulista de Futebol (FPF) e sediada onde? Em São Paulo, óbvio. Mas, apesar de ocorrer no estado paulista, times de todo o Brasil disputam o campeonato e até equipes estrangeiras fazem parte desta lista (curiosidade número 4). E para provar que a competição não nasceu ontem e que de pequena não tem nada, estamos na 48ª edição, com 120 equipes disputando o título deste ano. É ou não é brincadeira de gente grande?

2. Janeiro dá Match com futebol?

Crédito foto: Reprodução Facebook oficial do Tinder

A pergunta que não quer calar: por que diabos esse campeonato é em janeiro? Não era para esses jogadores estarem curtindo uma praia, tomando uma cerveja ou tocando pagode? A resposta para essa pergunta é simples: a Copa São Paulo é disputada logo no início do ano para que a final ocorra no dia 25 de janeiro, data do aniversário da capital paulista. Só que, como toda regra tem exceção, nem sempre foi possível cantar parabéns para a cidade de São Paulo exatamente no dia da final da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Desde a primeira edição, em 1969, as exceções foram nos anos de 81, 82 e 83. Nesses três anos consecutivos, a final foi antecipada e disputada nos meses de dezembro dos anos anteriores. Happy birthday to you, já temos assunto para a primeira rodada. Mas antes de chamar o garçom, seguimos para a próxima curiosidade.

3. 7 a 1 foi pouco

Crédito foto: Reprodução Twitter oficial da Alemanha

Para quem ainda está amargando o fatídico 7 a 1, mesmo após o ouro nas Olimpíadas em cima da própria Alemanha, calma, vou mostrar agora o que é sacode de verdade. Como não dá para falar de futebol sem falar de gol, aqui vai a lista das goleadas históricas da Copa São Paulo: em 1973, o Cruzeiro atropelou o Vasco de Itapecerica com o placar inacreditável de 14 a 0. O clube da cidade de Itapecerica da Serra, em São Paulo, já nem existe mais. Será que a humilhação teve alguma influência na extinção do clube? Nesse momento você deve estar pensando que seria impossível ter um outro placar de 14 a 0, certo? Pois, em 2010, o Santo André conseguiu repetir a façanha em cima do Santana (AP). O placar foi épico para o time paulista, que já havia sido campeão da competição em 2003. 

Se eu pudesse dar um outro apelido para a Copa São Paulo, a chamaria de “Copa das Coincidências”. Se não bastasse os dois resultados idênticos de 14 a 0, em 1973 e em 2010, outro placar também se iluminou repetidas vezes: o de 12 a 0. Em 2000, o Juventus fez 12 gols no Raimundo (AM) e, em 2007, foi a vez do Internacional passar por cima do Comerciário (MA), que deve ter ficado influenciado pelo nome, comprou e levou 12 gols de “presente” para casa. E ainda não acabou. Em 2014, pela terceira vez o placar piscou por 12 vezes. Dessa vez, a goleada foi do Vitória em cima do Imagine. Desculpe-me o trocadilho infame, mas será que o time de Tocantins imaginou uma derrota como essa?

4. Campeonato poliglota

A Copa São Paulo de Futebol Júnior fala várias línguas. O primeiro clube estrangeiro a participar da competição foi o Providencia do México, em 1980. Já nos dois anos seguintes, foi a vez do Vélez Sarsfield, da Argentina e, em 1985, do Bayern de Munique, da Alemanha. Em 1993, a FPF convidou outras equipes estrangeiras para participar da Copinha: Boca Juniors, da Argentina, o Peñarol, do Uruguai, o Cerro Porteño, do Paraguai, o Nagoya Grampus Eight e o Yomiuri Verdy, ambos japoneses, e as seleções sub-20 da China e a do Japão. Mas como todos os times gringos caíram logo na primeira fase, a organização abandonou a ideia. Já o Pérolas Negras, do Haiti, que disputou no ano passado, completa a dobradinha participando da edição atual. E a Copa São Paulo de Futebol Júnior pode até ser poliglota, mas quem venceu todas as edições foi o nosso bom e velho português mesmo. Acho até que já estou sentindo o cheirinho…

5. Cheirinho ou marola?

Crédito foto: Reprodução Facebook oficial do Flamengo

Há quem diga que o favorito ao título de 2017 é o Corinthians, o maior vencedor da competição com nove títulos na bagagem, seguido do tricolor carioca com cinco e do Internacional com quatro. Mas eu ainda aposto no meu Mengão, que apesar de não ter levado o hepta do Brasileirão, foi tricampeão da Copinha no ano passado. E em cima de quem? Do tal time alvinegro “favorito”. Além disso, o Flamengo é o time que tem o melhor aproveitamento em finais, vencendo as três que disputou, em 1990, 2011 e em 2016. Ou seja, se chegarmos até a final, já sabe, né? Some isso ao fato de que estamos com 100% de aproveitamento, ganhamos as duas partidas disputadas até agora e lideramos o grupo 23, ao lado do São Caetano, garantindo a vaga para a próxima fase. Como eu disse aqui, o cheirinho continua e em 2017 é tudo nosso. Agora só falta o Mickey, mas isso é assunto para a próxima rodada. Garçom, desce a saideira.

E aí, curtiu o nosso conteúdo? Comente e acompanhe mais notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!

Veja também:
Os 4 melhores sites grátis para assistir futebol ao vivo na internet
Florida Cup: Saiba por que o Flamengo deu adeus ao Mickey Mouse
9 provas de que ainda existe amor à camisa no futebol mundial