Crédito foto: Getty Images
O ciclismo é um esporte que envolve um atleta e um equipamento: a bicicleta. Existem diversas modalidades dentro do ciclismo (Estrada, Pista, Mountain bike e BMX). Além disso, o ciclismo também é componente fundamental de outro esporte: o triatlo, que une natação, ciclismo e corrida.
O ciclismo de pista é uma das modalidades mais interessantes de se assistir em Jogos Olímpicos. São disputados em uma pista geralmente fechada, denominada velódromo. As provas mais comuns são as provas de perseguição, sendo divididas de forma individual e por equipes.
Há outras modalidades no ciclismo de pista como, por exemplo, a velocidade olímpica, corridas por pontos, quilômetro contra o relógio, madison que é uma hora de corrida para cada ciclista, sendo o vencedor aquele que fizer mais voltas.
E por fim, temos o keirin que é o mais pesado de todos. São oito voltas na pista em que os ciclistas devem ser acompanhados por uma bicicleta motorizada. Nessa modalidade as bicicletas utilizadas não possuem freios e a inclinação das pistas de competição pode chegar a 42º. As competições são realizadas em pistas de quatro quilômetros de extensão.
O ciclismo da estrada é composto por dois tipos de provas: resistência (homens são 195 km e para mulheres 70 km), ganha aquele que passar primeiro pela linha de chegada. E o contra-relógio onde os ciclistas partem de dois em dois minutos e vence quem fizer o menor tempo.
Já o BMX, as provas ocorrem em pistas de 350 metros com diversos obstáculos. São duas modalidades: corrida (BMX Racing) e manobras (BMX Freestyle).
Créditos foto: Site oficial Rio2016.com
As provas de Mountain bike são disputadas numa pista de terra com vários obstáculos como buracos e elevações. Existem três categorias de mountain bike. A Cross-country, que é praticada em terreno irregular com muitas subidas e descidas. A Free Ride, onde a pista é composta por rampas e descidas altas e a Downhill, que tem apenas descidas em alta velocidade.
Nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, foram realizadas 20 provas de ciclismo nas modalidades citadas acima (Pista, Mountain Bike, Estrada e BMX). O Reino Unido foi o país que mais se destacou, ganhando 12 medalhas (oito de ouro, duas de prata e duas de bronze). O Brasil não ganhou nenhuma medalha em nenhuma das modalidades.
Nas Olimpíadas Rio 2016, temos representantes em todas as modalidades. Conheça alguns deles:
Na estrada, o ciclismo masculino, terá a presença do catarinense Murilo Fischer (em destaque). Atualmente, ele é o único representante do país no pelotão World Tour, competindo pela francesa FDJ. Essa será a sua quinta participação em Jogos Olímpicos. Outro representante no masculino será Kleber Ramos da Silva, o conhecido Bozó, ciclista que há anos defende a equipe Funvic Soul Cycles & Carrefour, de São José dos Campos.
Na categoria feminina, o Brasil também terá duas representantes: Flávia Maria de Oliveira Paparella e Clemilda Fernandes (em destaque). Flávia já conquistou vários resultados importantes em sua carreira e, recentemente, foi medalha de bronze no Campeonato Pan-Americano de Estrada na Venezuela. Esta será a sua primeira Olimpíada. Já Clemilda é mais experiente e chega para sua terceira Olimpíada.
O ciclismo de pista brasileiro tem muito a comemorar. A última participação de um atleta nos Jogos Olímpicos foi em Barcelona 1992, com Fernando Louro. Mas, nesse último ciclo olímpico, Gideoni Monteiro quebrou o jejum de 24 anos e classificou o país para a Rio 2016 após disputar uma verdadeira maratona de competições internacionais incluindo Copas do Mundo e Mundiais.
No masculino, o Brasil terá a presença do carioca Henrique Avancini (em destaque) que faz parte da equipe Cannondale Factory Racing (UCI) e do mineiro Rubens Donizeti (Rubinho), que foi prata no Pan-Americano 2007, atualmente ele é atleta da equipe AOO/Specialized.
No feminino a Raiza Goulão Henrique é estreante na competição, a Goiana é uma das esperanças do ciclismo mundial.
Agora é só torcer para os nossos atletas!
Veja também:
Rio 2016: Sete curiosidades sobre o badminton; confira!
Rio 2016: Veja como estão as arenas e quais esportes elas receberão
Vôlei de praia é um dos esportes mais fortes do Brasil