Notícias e Opiniões de Esportes

Como ficaria o melhor time do Internacional de todos os tempos?

Written by Ana Maria Oliveira | 10/mar/2017 10:00:00

Crédito foto: Getty Images

Na Porto Alegre do início do século XX, após não encontrarem clubes democráticos para jogar futebol, os irmãos José Henrique Poppe Leão e Luiz Madeira Poppe criaram o Sport Club Internacional. Ao convocar um grupo de estudantes e comerciantes da capital gaúcha para uma reunião para formar a nova equipe, os irmãos Poppe trouxeram o ideal de democracia, já que os clubes eram identificados com colônias de imigrantes. O nome era baseado na premissa de que todos, sem distinção, pudessem jogar futebol.

108 anos depois, o Sport Club Internacional se tornou um dos maiores clubes do Brasil, conquistando títulos e trazendo alegria aos colorados dos mais longínquos lugares. Com 45 títulos, é o maior vencedor de campeonatos regionais. Sua campanha mais vitoriosa é com certeza entre 2006 e 2008, onde a equipe conseguiu ganhar diversos torneios como Copa Libertadores da América, Copa do Mundo de Clubes da FIFA e uma Tríplice Coroa Internacional (Copa Sul-Americana, Recopa Sul-Americana e Mundial de Clubes).

Mas nenhum desses triunfos seria possível sem um elenco bem encaixado e um estilo de jogo muito similar ao de times uruguaios e argentinos. Portanto, nesta lista vamos tentar ao máximo escalar os 11 melhores jogadores que passaram pelo clube, mais o técnico. Então, como ficaria o melhor time do Internacional de todos os tempos?

Goleiro: Manga

Crédito foto: Reprodução / Facebook

Na década de 70, Manga foi uma das peças preciosas da equipe do Bicampeonato Brasileiro (75 e 76) e o Tri Gaúcho (74, 75 e 76). Fazendo defesas importantes e sendo fundamental em uma defesa mágica na época, ele é o titular da posição. A reserva fica com Clemer, que teve passagem astronômica pelo clube, mesmo com altos e baixos.

Lateral Direito: Paulinho

Crédito foto: Reprodução

Um dos mais excepcionais laterais direitos do clube, Paulinho se destacou pela liderança dentro e fora de campo. Com o Colorado, foi Tricampeão Gaúcho (51,52 e 53). Seria substituído por Claudio Duarte.

Zagueiros : Don Elias Figueroa e Índio

O chileno foi uma referência dentro e fora da área. Bicampeão Brasileiro e Pentacampeão Gaúcho, Don Elías até hoje é ovacionado no Beira-Rio, devido aos seus feitos durante sua passagem no clube. Mauro Galvão seria seu reserva.

Já o zagueiro goleador, Índio, é uma das faces mais celebradas pelos colorados. Seus triunfos no clube foram grandes o suficiente para estar na lista de melhores e maiores jogadores da entidade. O atleta participou da época dourada da década de 2000, fazendo parte do elenco que ganhou a Libertadores, Mundial, Copa e Recopa Sul-Americana, Copa Suruga Bank e Campeonatos Gaúchos. Seria substituído por Nena, um dos pilares do Rolo Compressor.

Lateral Esquerdo: Vacaria

Crédito foto: Reprodução

Um dos ícones do elenco Campeão Brasileiro em 75 e 76, Vacaria reina na posição. Seu chute com a canhotinha deixa saudades no torcedor Colorado que o acompanhou durante a década de 70. Teria como substituto Oreco, jogador polivalente ganhador de cinco Campeonatos Gaúchos e Campeão do Mundo com a Seleção Brasileira de 1958.

Volantes: Guiñazu e Falcão

Símbolo de raça e amor à camisa, Pablo Horácio Guiñazu é um dos mais icônicos volantes do clube. Apesar de não ter feito mais do que dez gols com a camisa colorada, é muito ovacionado pela torcida pela importância de títulos que conquistou por aqui. Seu substituto é Caçapava, ídolo da equipe que foi Tetracampeã Gaúcha e Bi Brasileira na década de 70.

Falcão, desde a década de 1970 até os dias de hoje, sua estrela brilha dentro do clube. Tricampeão Brasileiro e Penta Gaúcho com o Inter, ele faz parte da história colorada ao ajudar a construir o Gigante da Beira-Rio. Seu substituto seria Batista, também Tricampeão Brasileiro.

Meias: Ruben Paz e D'Alessandro

Ídolo de uma época menos triunfante, Rubén Paz é um dos maiores meias que já atuaram no clube. Mario Sérgio, ex-jogador, técnico e comentarista esportivo seria seu substituto.

Sem sombra de dúvidas, Andres Nicolás D'Alessandro é um dos maiores expoentes do clube atualmente. Mesmo que com idade mais avançada, segue jogando na equipe com muita disposição, mostrando a grande identificação com o Colorado. Seu substituto é Paulo Cesar Carpegiani, ídolo do time Rolo Compressor.

Atacantes: Larry e Fernandão 

Crédito foto: Site oficial do clube

O carioca Larry, nascido em Nova Friburgo, foi ídolo colorado da década de 50. Fazia dupla com Bodinho, e os dois arrancariam gritos de gol em uma dobradinha até 1958, onde Bodinho encerrou a carreira. Na casamata, seu substituto seria Valdomiro, Tricampeão Brasileiro e ganhador de dez títulos gaúchos.

O eterno Capitão colorado merece estar figurando nessa lista. Além de ser jogador, ele foi o pilar de uma década brilhante com os maiores títulos do clube. Com personalidade, Fernandão conquistou uma torcida com seu discurso e retórica. Seu substituto seria Bodinho, gênio do time da década de 1950.

Técnico: Abel Braga

Ídolo da torcida, Abelão conseguiu, com sua definição de estilo de jogo, levar o clube gaúcho ao triunfo de suas maiores conquistas: A Libertadores e o Mundial de Clubes de 2006. Rubens Minelli, treinador da equipe Bicampeã Brasileira e Tricampeã Gaúcha também figura essa lista.

E aí, curtiu o nosso conteúdo? Comente e acompanhe mais notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!

Veja também:
Carta aberta: Mulheres, vocês podem mais! De Esportudo e Naty Graciano
Torcida única: Até quando e por que essa escolha?
Gre-Nal 412, eleito por revista o maior clássico do país: Há favorito?