A Euro 2016 já começou a todo vapor. Nós do Esportudo.com estamos produzindo uma série de análises de todas as posições. Confira nesta matéria quem são os três melhores laterais que estão disputando a Eurocopa, junto com eles suas “sombras”, em suas respectivas seleções, veja:
Juanfran (Espanha)
Crédito foto: Getty Images
Com muita raça, vontade e sangue nos olhos, Juanfran é atualmente para muitos o melhor lateral na Europa. Ele não é o primor na técnica ou fisicamente, mas ele supera tudo isso com sua vontade.
Vice-campeão da Liga dos Campeões com o Atlético de Madrid, Juanfran, é um dos pilares de Simeone para criar um time tão aguerrido, que bate de frente com times cheios de tradição, recheados de craques e com muito mais dinheiro, como o Barcelona, o Bayern e o Real Madrid. O experiente lateral-direito ainda tem crédito de marcar diretamente Cristiano Ronaldo.
Na seleção espanhola, Juanfran parece ter conquistado o seu lugar ao lado de Sergio Ramos, Piquet e Alba. Ainda assim tem forte concorrência de seu rival de posição e de time, Carvajal, que vem jogando muito bem no Real Madrid e poderia estar com o quarto lugar nessa lista. O jogador é bem mais jovem que ele e parece ser o próximo dono da posição em poucos anos, entretanto, nessa competição devido a lesão sofrida na final da Liga dos Campeões ele foi cortado do torneio.
Alaba (Áustria)
Alaba do Bayern de Munique é um dos alvos do Real Madrid nessa temporada. Vale dizer que o lateral-esquerdo é um dos jogadores mais disputado na atual janela de transferências. Alaba é um dos destaques do Bayern e se destaca na sua polivalência.
Além de lateral-esquerdo ele sabe atuar de lateral-direito, zagueiro, volante e até meia pelos lados. O jogador tem um bom porte físico e uma boa técnica, além de ainda ter um grande futuro pela frente. Com apenas 23 anos já é apontado como um dos melhores laterais do mundo.
Pela Áustria, Alaba raramente é escalado como lateral. Normalmente ele costuma atuar como volante ou meia. Quem costuma fazer a lateral esquerda do time é o veterano Fuchs. Ele se destacou esse ano por ser titular do surpreendente campeão inglês Leicester. Ele era o homem dos cruzamentos no time, fundamento que é especialista.
Lichtsteiner (Suíça)
Crédito foto: Getty Images
O lateral-direito de 32 anos joga na Juventus e já é cotado em vários times para a próxima temporada, passando por PSG, Chelsea e Barcelona. É um dos mais experientes e bem vistos da Europa, ele se destaca principalmente pelo seu físico, aquele jogador que corre o jogo todo, ele não se cansa nunca. Na Velha Senhora desde 2011, ganhou cinco Campeonatos Italianos, e é uma das bases da segura defesa da Juventus da Itália.
Do lado oposto na seleção suíça, Ricardo Rodriguez com 23 anos, já chama atenção. Ele é conhecido por seus chutes e cruzamentos de alta precisão, sendo um dos especialistas de bola parada no elenco. Vale dizer que o lateral-esquerdo atua no Wolfsburg da Alemanha e tudo indica que em breve o jogador deve se transferir para o Arsenal da Inglaterra.
Veja também:
Veja quem são os maiores artilheiros da Eurocopa
Os três melhores volantes da Eurocopa 2016
Há quatro anos, Eurocopa vivia intensas disputas, dentro e fora do campo; relembre!