Foto: Reprodução Facebook oficial do Santos FC
Na última segunda-feira (18), os jogadores convocados para as Olimpíadas se apresentaram à Seleção Brasileira. Dos 18 convocados, 12 disputam o Brasileirão. Algumas equipes vão perder um, outras dois e uma equipe vai ceder três atletas à seleção, mais que o Barcelona (Neymar e Rafinha) ou qualquer outra equipe europeia: o Santos.
Se o Brasil for finalista no futebol olímpico masculino, os clubes ficarão sem seus jogadores por seis rodadas, são 18 pontos. Neymar e Felipe Anderson, também convocados, são revelações do Alvinegro Praiano. Mesmo sendo o clube que mais cedeu atletas, os torcedores santistas podem ficar otimistas quanto ao Brasileirão deste ano. Entenda por que, 12 anos após o octa, o Santos pode ser campeão brasileiro.
Crédito foto: Reprodução Facebook oficial do clube
O Peixe vai perder Zeca (lateral-esquerdo), Thiago Maia (meia) e Gabigol (atacante). Para suas vagas tem, respectivamente: Caju que, apesar de muito criticado pela torcida, não teve regularidade no time. Acredito que com alguns jogos de frequência pode ser útil ao time. Yuri, que o Peixe comprou do Osasco Audax após o Paulistão é outro nome. Mesmo tendo jogado pouco, o jogador foi aprovado pela torcida, pois demonstrou qualidade de passe e posicionamento, encaixando perfeitamente na vaga. O recém-chegado do Osasco Audax, que disputou a final do Paulistão deste ano e tinha como característica jogadores que não guardavam posição, ou seja, Yuri pode fazer, praticamente, qualquer posição tanto no meio quanto na defesa.
Outro bom nome é Copete, o colombiano que participou da campanha do Atlético Nacional na Libertadores. Ele já marcou gols e deu assistências para seus companheiros, e tem faro de gol.
Ricardo Oliveira já se recuperou de lesão no joelho e voltou a jogar contra a Ponte Preta, na rodada passada. O atacante foi o artilheiro do ano no Brasil, envolvendo todas as competições e vai brigar pela titularidade, enquanto Gabigol estiver fora.
Crédito foto: Reprodução/Instagram oficial @sepalmeiras
Enquanto o Peixe consegue suprir suas necessidades, outras equipes têm problemas para fazer o mesmo. O Palmeiras é líder e vai perder seus principais jogadores na temporada: Fernando Prass, goleiro decisivo para o título da Copa do Brasil e o que está em melhor fase no país, dificultando sua substituição; Gabriel Jesus que, mesmo novo, melhorou muito este ano, fazendo muitos gols importantes para a equipe, se tornando artilheiro do campeonato com dez gols. O Grêmio (3° colocado) vai perder Luan, que não só faz gols, mas joga muito bem, mesmo quando não balança as redes.
Crédito foto: Reprodução Facebook
Que o Alvinegro Praiano é excepcionalmente forte na Vila Belmiro, todos sabem. Mas, no Brasileirão deste ano, o Peixe faz questão de deixar claro que no Urbano Caldeira, qualquer empate deve ser considerado vitória pelos visitantes. Este ano, o Alvinegro teve 85% de aproveitamento em casa, são seis vitórias e apenas uma derrota: 18 pontos ganhos de 21 disputados. Já, fora de casa, o Santos não assusta tanto. São oito pontos ganhos de 24 disputados, 33% de aproveitamento, com quatro derrotas, dois empates e duas vitórias. E mesmo com a má campanha como visitante, Dorival Júnior conseguiu colocar sua equipe no G4 e já abriu dois pontos de vantagem em relação ao Furacão.
Crédito foto: Reprodução Facebook oficial do clube
Os 27 gols marcados pelo Peixe no Campeonato Brasileiro não têm nenhum artilheiro principal. Pelo contrário, estão divididos entre 12 jogadores: Gabigol, Vitor Bueno, Rodrigão, Joel, Victor Ferraz, Yuri, Copete, Zeca, Lucas Lima, Luis Felipe, Paulinho e Renato. Apesar de alguns com mais gols, tantos jogadores marcando gols, mostra que o Alvinegro Praiano não depende de um jogador para balançar as redes. E, tantos atacantes marcando, mostram mais uma vez que a vaga de Gabriel será bem suprida.
Crédito foto: Divulgação/Site oficial do Milan
Apesar de ter uma das melhores defesas, o Alvinegro Praiano pode anunciar, muito em breve a contratação do zagueiro Alex. O defensor já jogou pelo Peixe e a torcida confia muito no futebol do atleta, o respeita muito e já pedia sua contratação há algum tempo. Além de experiente, o jogador apresenta uma característica rara de sua posição: batedor de falta.
Quando os atletas voltarem das Olímpiadas, estarão mais experientes, o que ajuda muito por serem jovens. A soma destes fatores favorece o Santos, enquanto a seleção olímpica estiver concentrada. Se o desempenho for bom, o título não estará longe da Vila.
Veja também:
Rio 2016: Não torço pela Seleção Brasileira, mas sim por Micale
Cartola FC: Confira 10 prováveis candidatos ao Troféu Gringo do Ano
5 vezes em que os sinalizadores acabaram com o futebol