Crédito foto: Getty Images
Na NBA existe um termo que define não só o melhor jogador de uma equipe, mas alguém em quem a franquia vai se construir em volta, é diante de suas características que o time vai jogar, e até mesmo contratar (seja outros jogadores ou um técnico). Este é chamado de Franchise Player.
Alguns exemplos clássicos de são: Allen Iverson (76ers), Dirk Nowitzki (Mavs), Steve Nash (Suns) e claro, Michael Jordan (Bulls). A equipe do Esportudo.com listou, abaixo, os atuais FPs da liga e outros jogadores que poderão se tornar um, confira os nomes:
Conferência Leste
A alta expectativa gerada em torno do jogador ainda na época do high school motivou o Cleveland Cavaliers a trocar boa parte de seus melhores jogadores em troca de um tank que deixou o time na última colocação, empatado com o Denver Nuggets. LeBron cumpriu as expectativas e fez o time inclusive chegar à final, mas após alguns insucessos nos playoffs deixou a franquia para defender o Miami Heat.
Após conseguir (por duas vezes seguidas) o tão desejado anel de campeão Lebron decidiu retornar para o time que o draftou, que contava agora com um elenco melhor, e se reforçou, por exemplo, com o ala Kevin Love.
O grego só vem evoluindo desde que chegou na liga. Tanto nas estatísticas como em seu jogo. E foi por isso, que o Bucks trocou algumas peças como Michael Carter-Williams para assim poder concentrar o jogo em Giannis, que joga em quase todas as posições que o jogo oferece.
Crédito foto: Getty Images
A lesão de Danny Granger na temporada 2012-13 abriu espaço para PG, que assumiria de vez o posto de FP em 2013-14, ajudando a equipe a chegar nas finas da conferência leste. Com alguns reforços que o time trouxe, além da evolução de Myles Turner, a expectativa é grande para que George e o Indiana voltem ao menos a outra final de conferência.
Com a primeira escolha do draft de 2010 o Wizards, que já tinha Gilbert Arenas em seu elenco, cogitou selecionar Evan Turner que teve uma excelente temporada na faculdade, mas felizmente para o torcedor da capital o time decidiu ir no talentoso armador que desde então comanda a franquia.
Melo está longe de ser o jogador que motivou o Knicks há cinco anos de se desfazer de um pacote de bons jogadores como, por exemplo, Gallinari além de escolhas no draft para adquiri-lo, mas ainda pode ser considerado o FP do time justamente pela franquia neste tempo todo ter tentado se ajustar com base nele, mesmo que não tenha conseguido sucesso com isso.
O pivô de 23 anos ganhou mais espaço após a troca de Greg Monroe para o Bucks, dominante no garrafão Drummond vem aos poucos mostrando liderança para erguer o arrumado time do Pistons.
As lesões de Derrick Rose forçaram o Bulls a arrumar outra alternativa. E ela veio dentro do próprio elenco: Jimmy. Ele foi apenas a 30º escolha do draft de 2011, mas com grande evolução viu seu papel dentro time ir aumentando aos poucos e até hoje é o principal jogador do Chicago.
Paul Millsap (Hawks), Lowry e DeRozan (Raptors), Kemba Walker (Hornets) , Al Horford e Isaiah Thomas (Celtics), Hassan Whiteside (Heat), Vucevic (Orlando Magic), Brook Lopez (Nets).
Jogadores que podem assumir o papel de destaque ou FP de seus times:
Porzingis (Knicks), Embiid, Okafor e Ben Simmons(76ers), Myles Turner (Pacers), Irving (Cavaliers), Aaron Gordon (Magic), Dennis Schröder (Hawks).
Conferência Oeste
Crédito foto: Getty Images
O Warriors fez um ótimo trabalho nos bastidores e no draft nos últimos anos, mas não teria tido o mesmo sucesso sem o talento de Curry, atual bicampeão do prêmio de MVP da liga.
O Golden State Warriors se dá ao luxo de ter dois FPs na equipe. Durant que era free agent assinou com o time de Oakland nesta temporada para se juntar a Curry, Draymond Green e Klay Thompson e assim conseguir o tão sonhado anel.
Leonard assume de vez o time com a aposentadoria de Tim Duncan. Apesar do elenco contar com Pau Gasol e LaMarcus Aldridge é nele que a franquia se apoia.
CP3 por pouco não foi para o rival da cidade Lakers em 2011, mas tendo sua troca vetada acabou assinando com o Clippers. A franquia se transformou com a chegada do armador. De eterno saco de pancadas passou a candidato à chegar pelo menos nas finais de conferência.
Westbrook foi o único que ficou em Oklahoma do time que nos últimos anos se acostumou a chegar nos playoffs como candidato ao título. "Sozinho" vai ter que carregar a equipe agora, algo que ele vem fazendo muito bem.
Harden vem começando as partidas como point guard. É mais uma mudança formal já que nos últimos anos ele vinha armando a equipe do Houston, sendo um ball handler. O jogador deve acumular estatísticas impressionantes nesta temporada, mas vai ter trabalho para tentar levar o time aos playoffs.
Após a saída de Aldridge, que se junto aos Spurs, Lillard mostrou ser um grande líder e levou a desacreditada equipe do Portland ao segundo round dos playoffs da temporada passada. Desta vez tentará chegar ainda mais longe.
Apesar do Kings não ter feito grandes campanhas nas últimas temporadas, Cousins mantém um alto nível e faz com que a torcida sempre acredite em uma vaga nos playoffs. É um jogador que se for trocado muda o patamar do time que chegar.
É o Franchise Player que está há mais tempo na liga. Dirk mudou o time do Dallas que antes de sua chegada passou dez temporadas sem terminar com mais vitórias que derrotas. Fez muito além e levou o time a duas finais, ganhando uma. Além de ter sido o MVP de 2006-07.
O Pelicans vem tendo dificuldade de montar um time bom em torno de Davis, e apesar dele fazer partidas dignas de um candidato a MVP, as vitórias continuam a não vir. Ainda assim, é um dos melhores jogadores da liga e boas aquisições podem transformar a franquia.
Blake Griffin (Clippers), LaMarcus Aldridge (Spurs), Draymond Green (Warriors), Hayward (Jazz), Marc Gasol (Grizzlies) e Eric Bledsoe (Suns).
Crédito foto: Getty Images
Karl-Anthony Towns e Wiggins (Wolves), C.J. McCollum (Blazers), D'Angelo Russell, Julius Randle e Ingram (Lakers), Devin Booker (Suns), Mudiay e Jokic (Nuggets).
E aí curtiu o nosso conteúdo? Comente e acompanhe mais notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!
Veja também:
NBA: Os desafios dos Lakers sem Kobe Bryant na temporada 2016-2017
Basquete: Veja quem são os quatro melhores dunkers da NBA hoje
Saiba quais são os oito melhores filmes sobre esporte