Crédito: Rubens Chiri/ Divulgação oficial do clube
Nascido em 30 de novembro de 1955, Muricy Ramalho completa hoje (30/11) 61 anos de idade com uma carreira enorme a ser relembrada. O ex-treinador e atual comentarista de futebol começou sua carreira no São Paulo na década de 70 e desde então é um dos maiores ídolos que o clube possui, tanto em sua posição de jogador quanto na sua posição de técnico.
Ele atuou como jogador pelo clube em 177 jogos, tendo 90 vitórias, 57 empates, 30 derrotas e 26 gols marcados. Já como treinador, ele comandou 360 jogos, sendo 194 vitórias, 100 empates e 66 derrotas.
Para celebrar esse aniversário, a equipe do Esportudo.com relembrou cinco de seus momentos marcantes em toda a sua trajetória de vida dentro do Tricolor Paulista e os elenca a seguir:
“Agora vocês vão ver o que vai acontecer. Vem aí o Muricy 75”, foram as palavras dele em resposta por não conseguir entrar no time do São Paulo até o ano de 1974. E realmente aconteceu! Muricy, ainda mirradinho por volta de seus 20 anos, foi de 64 a 68 quilos e se tornou um dos grandes destaques da conquista do Paulista de 1975, sendo considerado o jogador revelação do torneio, mesmo tendo marcado apenas quatro gols. O atleta era meia direita e chegava com facilidade na área do adversário.
Crédito foto: Divulgação oficial do clube
Após ter encerrado sua carreira como jogador por motivos de contusões e ter passado por clubes como Puebla e América do Rio, ele decidiu dar início a sua carreira de treinador. Em 1993, ele treinou o Puebla, seu ex-clube, e depois foi para o Tricolor Paulista treinar o time infantil, quando venceu um torneio na França com a equipe de juniores. Depois da saída de Márcio Araújo, ele foi promovido a auxiliar técnico de Telê Santana, cargo que ocupou até o treinador se aposentar, em 1996, por conta de problemas de saúde. Muricy tornou-se treinador do clube até a chegada de Carlos Alberto Parreira como novo técnico. Deixou o clube em 1997, quando prometeu que ainda voltaria para marcar a história no Tricolor Paulista.
Conforme o prometido, ele retornou ao clube no dia 2 de janeiro de 2006 e marcou uma era vitoriosa no clube. Mesmo tendo perdido a Copa Libertadores na final contra o Internacional, ele reergueu o time e conquistou antecipadamente o Campeonato Brasileiro após 15 anos sem um título dessa competição. O Tricolor Paulista foi considerado campeão no jogo de empate em 1 a 1 contra o Atlético-PR.
Crédito foto: Getty Images
Em 2007, o Tricolor Paulista era considerado favorito em todas as competições que atuava e mesmo com a saída de vários jogadores importantes, como Josué, Mineiro, Ilsinho e Fabão o time não deixou a desejar e jogava rumo ao seu bicampeonato brasileiro. Nesse ano, o time ficou nove jogos sem sofrer gols, além de ter conseguido uma marca de sete vitórias seguidas no primeiro turno da competição. Muricy Ramalho, novamente, levou seu time a vencer o Campeonato Brasileiro com quatro rodadas de antecipação.
Para a temporada de 2008, o técnico contou com novas baixas no elenco, mas não desanimou e reestruturou o time mais uma vez. Ao contrário dos dois anos anteriores, demorou para engrenar no Brasileirão e não ocupou nenhuma vez a liderança durante o primeiro turno. Foi durante o returno do campeonato que o time são-paulino esboçou uma reação, mas mesmo assim só teve o título decidido na última rodada da competição, quando, finalmente, conquistou o tricampeonato brasileiro.
É perceptível que a trajetória dele é vista com muita nostalgia por muitos torcedores tricolores. Até hoje, mesmo depois de sua saída em 2009, retorno em 2013 e novamente sua saída em 2015, o ex-técnico é lembrado com muita alegria por todos os amantes do clube. Afastado dos campos por motivos de saúde, ele não descarta seu retorno ao São Paulo, seu clube de coração, como conselheiro
Lembra de mais algum momento marcante do ex-técnico no São Paulo? Deixe seus parabéns ao eterno Muriçoca nos comentários abaixo e conte-nos outras histórias marcantes de sua carreira.
Veja também:
Saiba por que o Rogério Ceni não está pronto para treinar o Tricolor Paulista
Relembre 6 jogos memoráveis da Chapecoense em 2016
Saiba quais são os 5 clubes mais valiosos do futebol brasileiro hoje