Crédito foto: Vitor Madeira/ Divulgação oficial do clube
Os Pérolas Negras, do Haiti, foi o 14° time a participar da Copa São Paulo de Futebol Júnior. No total, já são 16 participações de clubes estrangeiros na Copinha, contando com a do time haitiano, no ano de 2016.
A Copa São Paulo de Futebol Júnior deu início a sua 48° edição, com 120 times, organizados em 30 grupos. Além de ser um torneio, onde nem sempre quem ganha é quem tem o maior poder aquisitivo, mas sim o que detém a melhor safra de bons jogadores das categorias de base. Além disso, a Copinha tem o hábito de convidar clubes estrangeiros ou seleções para a disputarem o caneco da competição. Veja, abaixo, quais foram os times e seleções que já participaram:
Crédito foto: Reprodução Facebook oficial do Vélez Sarsfield
Dentre Argentina, Uruguai e Paraguai, os hermanos tiveram o número maior de times convidados. Vélez Sarsfield, em 1981 e 1982, foi um dos clubes, junto com Cerro Porteño, em 1994 e 1997, que mais participou da competição. A equipe Paraguaia só conseguiu uma vitória, somando as duas participações. Teve equipe que nem isso conseguiu. O Boca Juniors chegou em 1993 para o torneio, mas sequer conseguiu um gol. Ao contrário do Peñarol, único time uruguaio que participou em 1993, e que chegou a empatar alguns jogos, mas não passou da primeira fase assim como todos os Sul-Americanos.
As equipes e seleções do continente asiático começaram a disputar o campeonato no ano de 1994, com o Nagoya Grampus, do Japão. No ano seguinte, em 95, a seleção sub-20 do Japão foi convidada, mas não empolgou. Em 96, a também equipe japonesa Yomiuri Verdy, atual Tokyo Verdy, participou da competição, mas também sem sucesso. Em 1997, foi a vez da china mandar a sua seleção sub-20 ao Brasil, fazendo uma campanha semelhante à do Japão, sem passar da primeira fase. Em 2010, o Al-Hilal voltou para representar o continente, mas sem êxito. O último time asiático, e de melhor campanha, foi o Kashiwa Reysol, em 2014, que avançou até a segunda fase da Copinha.
O primeiro clube estrangeiro a ser convidado para disputar a Copa São Paulo de Futebol Júnior, veio do continente norte-americano. O Providencia, do México, disputou o campeonato no ano de 1980, assim como a maioria não passou para a segunda fase da Copinha. No ano de 1988, outro mexicano. Desta vez, o Universidad de Guadalajara, foi o convidado do México, mas sem qualquer sucesso para contar na viagem de volta. O último time que representou a América do Norte na Copa São Paulo de Futebol Júnior, foi o time do Pérolas Negras, do Haiti que desembarcou em 2016 no Brasil para jogar o torneio. Na ocasião, os haitianos não conseguiram voltar com uma vitória sequer.
Crédito foto: Reprodução Facebook oficial do FC Bayern München
A Alemanha foi o único país que teve um time representando suas cores na Copa São Paulo de Futebol Júnior e nem por isso seria o menos conhecido. Pelo contrário. No ano de 1985, o Bayern de Munique veio ao Brasil para a disputa do troféu sub-20, mas mesmo com o "peso" que carrega em seu escudo, uniforme entre outros aspectos, os bávaros não passaram da primeira fase, enfrentando Santos, América-RJ e Pinheiros-SP, saindo com uma vitória, duas derrotas, três gols marcados e nove sofridos.
E aí, curtiu o nosso conteúdo? Comente sua opinião e acompanhe mais notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!
Veja também:
Você sabia? Salário de LeBron James bancaria 5 bons jogadores da NBA
Mundo da bola: Saiba mais sobre a organização do futebol australiano
Você sabia que o muay thai é outra paixão brasileira?