Crédito foto: Divulgação / Ag. Palmeiras / Cesar Greco
A Copa Libertadores da América é a principal competição de futebol entre os clubes profissionais da América do Sul. A competição é organizada pela CONMEBOL. O torneio leva esse nome em homenagem aos principais líderes da independência das nações da América do Sul. Para nós, é como a Liga dos Campeões é para os Europeus, ou seja, a competição mais importante do continente.
Pensando nisso, o Esportudo separou os jogadores mais velhos que já disputaram este campeonato. Conheça quem são os "vovôs"!
Foi um jogador peruano, atacante, ídolo do Sporting Cristal, clube da capital peruana, Lima. Villanueva foi um atacante de precisão. Era conhecido por sua eficácia para definir as jogadas e seu bom posicionamento dentro da área. Artilheiro do Campeonato Peruano de 1954, Villanueva se tornou o jogador mais velho a jogar a competição continental. Isso aconteceu no dia 10 de abril de 1968. Em uma partida contra o Peñarol em Montevidéu, quando o atleta atuou aos 43 anos e dez meses de idade.
Crédito foto: Divulgação / Ag. Palmeiras / Cesar Greco
José Roberto da Silva Júnior, mais conhecido como Zé Roberto é o segundo jogador mais velho a jogar uma Libertadores. Zé atua como meia ou lateral-esquerdo. O jogador ainda está em atividade e atualmente defende a Sociedade Esportiva Palmeiras. O paulista de 43 anos atuou pela Seleção Brasileira, conquistando duas Copas Américas e duas Copas das Confederações. Além de ter sido titular da seleção na Copa do Mundo em 2006, disputada na Alemanha. Com uma carreira de dar inveja a qualquer um, com passagem por Real Madrid e 13 no futebol alemão, o jogador teria que jogar mais uma edição da Liberta para se tornar o jogador mais velho de todos os tempos a jogar a competição Sul-Americana.
Goleiro colombiano, iniciou e encerrou a carreira no Deportivo Cali, time que o revelou. Quebrou o recorde de jogador mais velho a disputar uma Copa do Mundo. O arqueiro também teve passagens importantes por Galatasaray onde jogou por seis anos e também pelo Colônia da Alemanha, onde jogou por três. Atuou com 42 na Libertadores de 2014 em uma partida entre Cerro Porteño-PAR x Deportivo Cali-COL.
Crédito foto: Reprodução / Instagram Oficial do clube
O maior ídolo da história do São Paulo Futebol Clube jogou a sua última competição continental em 2015, no jogo entre Cruzeiro e São Paulo, onde o time paulista foi eliminado pelo time mineiro. Se tornou o jogador que mais vezes vestiu a camisa do Tricolor Paulista, são mais de mil jogos pelo clube.
Ex-futebolista uruguaio, porém naturalizado paraguaio e que atuava como goleiro, foi o quinto jogador mais velho a jogar o torneio, no jogo era entre Barcelona-EQU x Olimpia-PAR. O goleiro defendeu o Olimpia do Paraguai por 18. Em sua carreira toda, defendeu apenas três clubes: Cerro Porteño, Guaraní e Olímpia. Também jogou pela Seleção Paraguaia atuando por 20 partidas.
E aí, curtiu o nosso conteúdo? Comente e acompanhe mais notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!
Veja também:
5 craques do futebol que nunca conquistaram uma Copa Libertadores
10 vezes em que a torcida raiz foi melhor do que a torcida Nutella
10 jogadores que dedicaram sua vida profissional a um único time