Crédito foto: Getty Images
Todos sabem que o futebol é um dos maiores espetáculos do mundo, seja pela habilidade que vários craques desfilam em campo, seja pelas goleadas ou pelo show que as torcidas fazem nas arquibancadas. Cada torcida tem uma maneira de apoiar seu time do coração, portanto, veja agora a seleção do Esportudo das dez torcidas mais animadas das arquibancadas.
Com 84 anos de idade, o Saint-Étienne ocupa a décima posição entre os clubes que possuem a torcida mais animada. O time francês possui 32 títulos conquistados, entre Copa da França, Liga Francesa entre outros. Seus torcedores são tão apaixonados que, em março deste ano, chegou a invadir um jogo do clube contra o Rennes para apoiar os jogadores, já que o jogo estava sendo realizado de portões fechados devido a uma punição que o clube sofreu pelo comportamento dos próprios em um jogo disputado contra o Lyon, dois meses antes.
Cantar e apoiar o time durante os 90 minutos de uma partida é normal de se ver nos estádios, mas se tratando da torcida do Urawa Red Diamonds, do Japão, os 15 minutos de intervalo também são de festa. Normalmente, os torcedores descansam, recarregam as energias, comem alguma coisa para voltar com tudo para a segunda etapa, já os japoneses do Urawa Red fazem uma festa maior ainda para o clube, que já foi campeão da Liga dos Campeões da Ásia em 2007, e que também conta com o meio campista brasileiro Rafael Silva no elenco.
Pode parecer estranho um time das divisões menores da França ter uma das torcidas mais animadas do mundo. Pois bem, o Red Star, clube nascido em 1897 e fundado por ninguém menos que o criador da tão amada Copa do Mundo, Jules Rimet, tem a oitava torcida mais animada do futebol mundial. O fato de estar na Ligue 2 não apaga a história mítica do clube, que já venceu cinco vezes a Copa da França, segundo torneio mais importante do país, e que fez parte do grupo que fundou este esporte profissional francês em 1930, mesmo ano em que caiu para a segunda divisão. Não é à toa que sua torcida é apaixonada.
Engana-se quem pensa que Real Madrid e Barcelona dominam a Espanha. Ao menos no quesito torcida, os dois perdem para o Athletic Club Bilbao. Detentor de oito títulos do Campeonato Espanhol, além de duas Supercopas da Espanha e 24 títulos da Copa da Espanha, o Athletic Bilbao é capaz de levar 50 mil torcedores até a Catalunha para a final da Copa do Rei, em 2015, que seria disputada contra o rival Barcelona. O clube basco preza tanto por suas raízes que, hoje, aceita jogadores estrangeiros em seu elenco com a condição de terem sido educados com a cultura basca ou, então, terem sido formados em clubes do País Basco.
Mosaicos que ocupam basicamente todo o espaço da arquibancada, além dos lindos mosaicos 3D, são a especialidade dos turcos do Galatasaray. Uma das mais apaixonadas do mundo, a torcida turca já chegou a fazer um mosaico para resgatar sua história, no clássico contra o maior rival, Fenerbahçe, em 2014. Os torcedores montaram um mosaico que reproduzia um dos gestos que ficaram marcados na história do clube: em 1996, o Galatasaray conquistou o título da Copa da Turquia em cima do maior rival e em território inimigo, já o jogo foi no Şükrü Saracoğlu Stadyumu. No episódio, ao final da partida, o técnico Graeme Souness correu até o centro do gramado após o apito final e fincou uma bandeira com as cores do Galatasaray, o que, obviamente, causou uma grande revolta na torcida adversária, mas é um grande orgulho para os torcedores do clube.
Os italianos torcedores do Napoli são considerados a quinta torcida mais animada do futebol. O clube do país da bota já abrigou craques como Fábio Cannavaro, Emanuele Giaccherini, Careca, Edmundo e, também, o argentino Diego Armando Maradona. Este ano, os napolitanos invadiram a cidade de Madrid, na Espanha, para acompanhar o clube na disputa do jogo de ida das oitavas de final da Champions League, contra o Real Madrid. Os torcedores viram uma oportunidade de mudar a história que havia sido escrita 27 anos antes, quando o Napoli de Maradona foi derrotado e eliminado do mesmo campeonato, e pelo mesmo Real Madrid. Apesar da invasão, do apoio e da festa que os italianos fizeram, o Napoli foi atropelado pelos madridistas e, mais uma vez, foram eliminados da Liga dos Campeões.
Detentor de três títulos da Liga dos Campeões da Arábia, o Raja Casablanca é o clube com a quarta torcida mais animada. O clube foi vice-campeão do Mundial de Clubes da FIFA em 2013, em casa, já que o campeonato foi disputado no Marrocos. O vice-campeonato é o maior feito da história do clube, que eliminou o Atlético-MG na semifinal, vencendo por 3 a 1. Basta procurar qualquer vídeo relacionado a torcida marroquina na internet, para ter referências sobre a animação desses marroquinos.
O clube escocês do Celtic Football Club tem a terceira torcida mais animada. Conhecidos também por usar as arquibancadas para fazer manifestações políticas, como já fizeram os ultras alviverdes em uma edição da Champions League, para defender a independência da Escócia, além de já protestarem a favor da causa palestina, o que, obviamente, já rendeu punições e multas ao clube. Mas, no quesito festa, a torcida dá um show, principalmente quando acontecem os clássicos contra o rival Rangers, onde os torcedores entonam a música “Just Can’t Get Enough”, da banda inglesa Depeche Mode. O espetáculo é impressionante!
Acho que não seria nenhuma prepotência afirmar que a Muralha Amarela é dona dos melhores mosaicos já vistos nos estádios. A torcida do Borussia Dortmund dá show quando o quesito é torcer e empurrar o time dentro de campo. O Dortmund é dono da maior média de público do mundo nos estádios e, na temporada 2016/17, apenas 84 carnês, dos 55 mil disponíveis para todos os jogos da temporada, não foram renovados.
Vocês já devem ter ouvido uma frase que diz: “Argentino é chato, mas sabe torcer!”, e não é à toa que a torcida do Boca Júniors é considerada a mais animada do futebol. A torcida dos Xeneises faz muito barulho, apoiando incondicionalmente o clube em La Bombonera, mesmo nos momentos mais trágicos do clube. A festa com papeis picados feita nas arquibancadas do caldeirão argentino são as mais conhecidas. No clássico contra o River Plate, em maio deste ano, a torcida levou nada menos do que 25 toneladas de papel picado para apoiar o Boca no clássico, na tentativa de manter um dos maiores tabus entre os dois clubes: nos últimos 12 anos, o River Plate venceu o Boca na Bombonera apenas uma vez. O clássico terminou com a vitória do River pelo placar de 3x1, mas não tira dos Xeneises o título de melhor torcida.
E aí, curtiu o nosso conteúdo? Comente e acompanhe mais notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!
Veja também:
10 vezes em que a torcida raiz foi melhor do que a torcida Nutella
Por que o futebol paulista ganha com a volta dos bandeirões?
Será que voltam? Confira 6 jogadores brasileiros esquecidos na Europa