Crédito foto: Getty Images
A 16ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2017 teve fim com um novo recorde. Paulinho do Vasco, com seus dois gol sobre o Atlético-MG no Horto – o último um golaço - se tornou o primeiro jogador nascido em 2000 a marcar no campeonato nacional, uma marca a ser muito valorizada pelo atleta, mas que a cima de tudo, mostra o potencial, a força e a importância das categorias de base, que vem ganhando cada vez mais espaço nos elencos do futebol profissional brasileiro.
Por muitos anos, apenas se falou na importância da base brasileira. Entretanto, hoje percebe-se uma nítida mudança de postura dos clubes, com muitos jovens atuando, tendo suas oportunidades e mais recorrentemente sendo decisivos. Guilherme Arana, por exemplo, é formado no Corinthians e a pouco menos de um mês decidiu um clássico contra o Palmeiras e vem sendo peça-chave no esquema alvinegro durante a temporada. Porém, o processo de profissionalização de um jogador é tumultuado. Além dos fatores extra campo - desde o vestiário até a nova realidade salarial e a relação com a imprensa - se adaptar e conseguir contribuir com seu time dentro das quatro linhas, é tarefa complicada, e por isso os gols de Paulinho simbolizam muito. Com 17 anos, o atleta da equipe carioca se tornou também o jogador mais jovem a marcar com a camisa do Vasco, ajudou o time em uma necessária vitória e foi mais uma revelação a ajudar seu clube de formação.
Assim, o Esportudo separou um Top 7 de atletas que balançaram as redes no Campeonato Brasileiro por pontos corridos antes dos 18 anos. Confira!
Breno surgiu em 2007 como uma das grandes revelações do São Paulo FC. Muito firme na zaga e com qualidade suficiente para armar jogadas, o jogador se sagrou campeão do Campeonato Brasileiro daquele ano, sendo eleito o melhor zagueiro da competição. Aos 17 anos, nove meses e nove dias, Breno entrou no lugar de Alex Silva machucado e marcou de cabeça para empatar o jogo contra o Cruzeiro, no Mineirão. O jogo terminou 2 a 1 para o Tricolor Paulista e marcou, além de uma sequência de atuações convincentes do zagueiro, um período de seis jogos sem vitórias do Cruzeiro sobre o São Paulo. Além disso, Breno se tornou o 13º jogador mais jovem a marcar pelo São Paulo.
Hoje muito badalado no Liverpool e sondado pelo Barcelona, Coutinho deu seus primeiro passos no futebol com a camisa do Vasco. Pelo Brasileirão de 2010, o jogador foi importante na vitória vascaína por 3 a 2 contra o Internacional em São Januário, pela quarta rodada do campeonato. De pênalti, Philippe empatou o jogo e fez seu primeiro e único gol em Campeonatos Brasileiros com apenas 17 anos, 11 meses e 15 dias.
Robinho e Diego subiram para o profissional do Santos em 2002, em um momento de grande reformulação da equipe, que passou a ser dirigida por Emerson Leão. Com o título do Campeonato Brasileiro 2002, o Santos quebrou um jejum de 37 anos sem títulos da liga nacional, Diego foi vice-artilheiro da equipe com dez gols e eleito para a seleção do campeonato. Porém, o Campeonato Brasileiro passou a ser disputado por pontos corridos apenas em 2003 e assim, Diego abriu o placar contra o São Paulo na vitória por 3 a 2 do time santista na Vila Belmiro, pela 11ª rodada do Brasileirão 2003, aos 17 anos, cinco meses e 11 dias.
O grande craque dessa geração brasileira começou a balançar as redes também muito jovem. Em seu primeiro Campeonato Brasileiro, anotou dez gols em 33 jogos, e mesmo dividindo as atenções com Paulo Henrique Ganso, já mostrava ser um talento muito raro. Na derrota por 3 a 2 do time santista pela sétima rodada do campeonato de 2009 contra o Atlético-MG, Neymar aos 17 anos, quatro meses e 16 dias, abriu o placar de canhota após um lindo domínio e fez seu primeiro gol na competição.
Pato teve um início de carreira com tanto destaque quanto seu declínio no esporte. Em seu primeiro ano como profissional, fez três atuações - duas no Mundial de Clubes - e fez dois gols. Seu primeiro gol no Campeonato Brasileiro aconteceu pouco antes do título mundial, com 17 anos, dois meses e 24 dias, Pato precisou de apenas um minuto para abrir o placar contra o Palmeiras, no Palestra Itália. O jogo terminou 4 a 1 para o Inter e valeu pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2006. Hoje o atacante de 27 anos joga pelo Tianjin Quanjian, da China.
Com 17 anos e oito dias, Paulinho se tornou o primeiro jogador nascido em 2000 a marcar no Campeonato Brasileiro. Com os dois gol da vitória por 2 a 1 do Vasco sobre o Atlético-MG pela 16ª rodada, o jogador mostrou muita eficiência e em seu terceiro jogo como profissional já tem dois gols anotados. Porém, até agora, pouco se sabe sobre o atacante e até onde conseguirá chegar, mas, uma coisa é certeza: o jovem marcou seu nome na história da competição mais importante do país.
Com 16 anos, cinco meses e quatro dias, Jô se tornou o jogador mais jovem a marcar em um Campeonato Brasileiro por pontos corridos. Na vitória por 3 a 1 sobre o Internacional pela 28ª rodada do Brasileiro de 2003, Jô fechou o placar no Pacaembu e se colocou na história da competição. Hoje de volta ao Timão, o atleta deixa claro todo o carinho e conforto que tem em vestir a camisa alvinegra. “Rei dos Clássicos” e muito eficiente no Campeonato Brasileiro de 2017, o atacante é um dos mais experientes no time, que conta com alguns bons jogadores da base e lidera, com futebol muito à frente dos demais, a competição.
E aí, curtiu o nosso conteúdo? Comente e acompanhe mais notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!
Veja também:
O Jogo do Repórter: De maturidade à evolução, surge um novo camisa 5
Há 6 anos, Neymar e Ronaldinho eram protagonistas de um jogo épico
Veja os técnicos que estão nos cargos há mais tempo no Brasil