Crédito foto: Getty Images
Nos últimos anos, o mundo do futebol vem passando por uma homogeneização no aspecto comemorações de gols. Não se vê mais aquela criatividade e irreverência que se via nos anos 90, 2000. A maioria dos gols são comemorados com um simples abraço de equipe, ou um típico soco no ar, o que deixa o futebol um pouco sem graça.
Entretanto, ainda se tem as exceções à regra. Existem aqueles jogadores que criam as suas próprias comemorações, os quais ficam marcados por algum movimento. Também existem aqueles que se arriscam na criatividade, e dão caras novas ao momento de celebração com muita coragem. São muitos? Não, mas pelo menos alguns deles ainda estão presentes no cenário do futebol para alegrar mais as torcidas e diversificar um pouco o momento de mais alegria desse esporte.
Esse mês vimos no futebol brasileiro um reflexo de que se ainda tem jogadores criativos. Mina, zagueiro colombiano do Palmeiras, inventou uma dancinha no jogo contra o São Paulo, após fazer um gol de cabeça. Uma cena que não se via a muito tempo. Provavelmente, vai permanecer como marca registrada do jogador.
Confira a seguir, o top 10 das comemorações mais criativas dos últimos tempos no futebol. Algumas são pessoais, outras são pontuais, mas todas são diferentes.
Essa foi demais. O jogador colombiano resolveu criar sua própria leitura do "rebolation", uma versão mais exaltada da dança. Gerou comentários em todos os lugares. Lembrou dessa?
Nessa época, o time de jovens do Santos sempre criava coreografias. Principalmente André, Neymar, Robinho e Arouca. Era um ritual dessa equipe; reveja:
CR9 tem várias comemorações, mas a que se vê mais, é a famosa "Calma, eu estou aqui", que Neymar copiou agora nas Olímpiadas após marcar seus golzinhos pela seleção brasileira.
O Dab ficou marcado no rap e nos gramados. Principalmente Pogba, que adora a moda, e sempre comemorava com o famoso movimento.
Tévez sempre gostou de criar coreografias, desde os tempos de Corinthians. Sempre que fazia um gol, dançava o tango. Essa era sua marca registrada. No Manchester City, resolveu rebolar. Pode isso, Arnaldo?
Uma comemoração moderna, de acordo com o que o mundo virou: um enorme pau de selfie.
O atacante surpreendeu todo mundo quando resolveu comemorar na frente do adversário. A confusão foi inevitável; reveja:
Tudo a ver com o que este jogador representa. O estilo marrento refletido em comemoração. Lembra muito jogadores como Adriano e Ibrahimovic.
Essa comemoração foi hilária. Quando o jogador começa a correr depois de ter feito o gol, nem seus companheiros de equipe imaginam o que iria acontecer. No final das contas, um momento único e extremamente inovador no futebol, confira:
No jogo do Liverpool contra o Everton pela Premier League, o uruguaio resolveu inovar e mergulhar no gramado. O problema é que o local escolhido pelo jogador foi encarado como provocação. Não é para menos. Suárez foi comemorar o gol ao lado do banco e do técnico adversário; reveja:
E aí, curtiu? Concorda, discorda ou acrescentaria mais alguma comemoração aqui? Comente!
Veja também:
Rio 2016: Conheça as 10 atletas brasileiras mais gatas das Olimpíadas
Prêmio Puskás: 11 gols que ganhariam antes da premiação existir
Mundo da bola: Veja 11 nomes estranhos do futebol mundial