Notícias e Opiniões de Esportes

4 times da NBA que mais foram campeões na história da liga

Written by Felipe Aires | 31/mar/2017 16:00:00

Crédito foto: Getty Images

Fundada em 1949, a National Basketball Association, fruto da fusão entre duas ligas rivais, passou por uma série de mudanças até chegar no formato atual, com 30 franquias e reconhecida mundialmente. Vivendo tempos de glória mundo a fora, a partir da internacionalização da marca e do marketing agressivo, a competição se encontra hoje num patamar jamais visto antes. Muitos foram os times da NBA que passaram pelas quadras norte-americanas desde a fundação oficial, alguns estão presentes até hoje, como são os casos do New York Knicks e Boston Celtics, outros mudaram o nome da franquia, mas a cidade segue sendo a mesma, e muitos outros foram surgindo com o passar do tempo.

Nesses 67 anos de existência, muitas franquias se destacaram e isso também tem a ver com o modelo adotado pela competição, que busca sempre motivar a melhora das equipes que estão piores colocadas a partir do sistema de draft, e limita o gasto financeiro em salários de todas as franquias, fazendo com que fique muito difícil a junção de várias estrelas num mesmo lugar, evitando a famosa panela. Isso traz equilíbrio e, consequentemente, torna o torneio muito disputado e com muitos campeões, quase sempre mudando ano a ano.

Lendas vestiram as camisas mais tradicionais por lá. Algumas foram vitoriosas e se consagraram com títulos. Outras ficaram apenas nos ótimos números e nas jogadas impressionantes. Nomes como Charles Barkley, Karl Malone, John Stockton, Allen Iverson, Steve Nash, Reggie Miller, Dominick Wilkins, Patrick Ewing e Elgin Baylor não tiveram a oportunidade de se eternizarem a partir de uma grande conquista coletiva. Isso se deu porque desde o seu surgimento, algumas franquias dominaram o cenário e se consagraram mais vezes como campeão. O Esportudo preparou uma lista com quatro times que mais foram campeões na história da liga. Confira!

1. Boston Celtics

Com seu tradicional uniforme verde e branco desfilando pelas quadras da competição desde 1946 (antes da fusão), o time de Massachusetts é o maior vencedor, com incríveis 17 campeonatos. Jogadores lendários como Bill Russel, Larry Bird, Bob Cousy, John Havlicek, Kevin Garnett e Ray Allen, além do treinador Red Auerbach, vestiram a camisa do Boston Celtics e ajudaram a franquia a levantar o caneco onze vezes em treze disputados – sendo oito de forma consecutiva -  entre os anos de 1957 a 1969; voltando a vencer nas temporadas 1973/1974, 1975/1976, 1980/1981, 1983/1984, 1985/1986 e a última conquista, em 2007/2008. A rivalidade com o Los Angeles Lakers começou no final da década de 50, quando o Celtics ganhou do Minneapolis Lakers. Entre os anos de 1962 e 1969, foram seis títulos em cima do rival, que já haviam fincado sua bandeira em LA. No total foram 12 finais disputadas entre as duas equipes, com vantagem para os verdes do Leste pelo placar de 9 x 3.

2. Los Angeles Lakers

Crédito foto: Getty Images

Essa talvez seja a franquia onde mais jogadores reconhecidos mundialmente já jogaram. A camisa amarelo-ouro de Los Angeles tem muito peso no basquete e já vestiu nomes como Jerry West, Earvin “Magic” Johnson, Kobe Bryant, Kareem Abdul-Jabbar, Wilt Chamberlain, Moses Malone, Shaquille O’Neal, dentre outros. Cada um desses nomes marcaram sua época na franquia por meio de títulos ou dinastias conquistadas durante o período. Famosas duplas se formaram durante as vitoriosas temporadas, tais como: West/Chamberlain; Kobe/Shaq e Magic/Kareem. A equipe mais famosa da Conferência Oeste tem 16 títulos no currículo, mas nem todos foram representando a cidade de Los Angeles. Isso porque em 1947, a franquia “Lakers” foi fundada em Minneapolis. Inclusive, o nome vem por causa dos lagos de uma das cidades mais frias dos Estados Unidos. Ainda situado em Minneapolis, o Lakers ganhou cinco títulos entre os anos de 1948 e 1954. Apesar de ser um pouco mais novo e ter menos caneco levantado, é considerado por muitos como o maior da competição americana. Em Los Angeles, sua primeira conquista foi em 1971/1972, com Wil Chamberlain sendo o MVP das finais. A década de 80 foi marcada por cinco títulos do Lakers, que, comandado por Magic Johnson, bateu times como Detroit Pistons, Philadelphia 76ers e seu maior rival, o Boston Celtics. Foi apenas em 2000 que a franquia voltou a se sagrar a melhor do mundo. Já contando com a dupla Kobe Bryant e Shaquille O’Neal, o Los Angeles Lakers bateu a forte equipe do Indiana Pacers, comandado por Reggie Miller. Esse foi o primeiro dos três títulos consecutivos da franquia, que só voltaria a vencer em 2008/2009 e 2009/2010, sua última conquista.

3. Chicago Bulls

A sensação da década de 90, o Chicago Bulls passou a ser adorado por todo o mundo a partir da chegada daquele que viria a se tornar o maior jogador de basquete de todos os tempos, Michael Jordan. Draftado em 1984, Jordan pode ser considerado como o grande propulsor do Bulls que, graças a ele, conquistou seu primeiro título em 1990/1991. O impacto do camisa 23 (que posteriormente viria a vestir a 45) foi tão grande que o Bulls ganhou mais dois títulos consecutivos e só foi parar de vencer em 1994, quando MJ decidiu parar de jogar para poder se dedicar ao beiseball, esporte favorito de seu pai. Nos dois anos seguintes, o Houston Rockets, liderado por Hakeem “The Dream” Olajuwon, acabou se aproveitando da falta do maior de todos os tempos e pôde se consagrar o grande campeão. Porém, na temporada seguinte, em 1995/1996, Jordan decidiu retornar às quadras, e levantou mais três troféus seguidos, fechando, assim, sua segunda trilogia. A franquia nunca perdeu uma final de NBA e isso é um ponto positivo. O ponto negativo é que também nunca mais disputou sequer uma final, totalizando hoje seis títulos, sendo o terceiro time mais vencedor.

4. San Antonio Spurs

Crédito foto: Getty Images

Se o Chicago Bulls tem em Michael Jordan, a grande figura da franquia, o San Antonio Spurs tem em seu técnico e em um futuro hall of famer os grandes responsáveis pela mudança, Greg Popovich e Tim Duncan, respectivamente. Comandando a franquia desde 1996, “Pop”, como é conhecido, fez com que o pessoal do Texas se tornasse o quarto maior vencedor e a grande potência dos anos 00 e 10, conquistando cinco títulos. Mas nem sempre foi assim. Sendo constantemente saco de pancadas, tudo mudou para o Spurs a partir da temporada 1997/1998, quando Pop decidiu recrutar Duncan, de 2,11m, vindo da Universidade de Wake Forest. Na temporada seguinte ao recrutamento do garoto, a franquia conquistou seu primeiro título com o então veterano e ex-integrante do Dream Team de 1992, David Robinson, que, junto com Duncan, formou a dupla conhecida como “As Torres Gêmeas”, que até hoje é considerada por muitos como a melhor dupla de pivôs da história. Uma nova era, então, se instaurava, e Duncan viria a se tornar o melhor Power Forward (ala-pivô) da história. Desde sua chegada foram seis finais disputadas, tendo sido derrotado apenas em 2013, quando o Miami Heat, de Lebron James, Dwyane Wade e Chris Bosh, venceu em uma série emocionante de 4 x 3. Apesar de nunca ter atingido uma dinastia, ou seja, ter vencido ao menos três títulos consecutivos, o Spurs foi campeão três vezes entre os anos de 2003 e 2007 e teve sua última conquista na temporada de 2013/2014, tendo o então menino Kawhi Leonard como o MVP das finais. Aliás, são 19 temporadas consecutivas com a franquiafigurando entre as oito melhores da Conferência Oeste, participando, assim, dos playoffs. Essa é a segunda melhor marca da história, só sendo batida pelo Philadelphia 76ers, que entre as temporadas de 1950 e 1970/1971 somou 22 aparições e lidera a estatística. 

Portanto, se você, fã deste esporte, lamenta a falta de anéis de campeão nos dedos das lendas citadas lá em cima, culpe essas franquias e seus ídolos. Eles são os grandes responsáveis!

E aí, curtiu o nosso conteúdo? Comente e acompanhe mais notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!

Veja também:
De Batman a rei: Tudo o que rolou no festivo Jogo das Estrelas da NBB
Warriors? Cavs? Cinco razões para acreditar no Spurs na luta pelo anel
Curte jogar basquete? Te indicamos 6 quadras públicas em São Paulo