Crédito foto: Reprodução / Allsports / Edmar Melo
Quando praticamos esportes coletivos, colocamos em prática a capacidade de aprender a lidar com a diversidade, a adversidade, os conflitos entre as pessoas da equipe e de cada uma delas. Muitas vezes, o esporte em equipe é visto apenas como um passatempo mais lúdico, tendo sua importância social subestimada, mas, ele traz uma série de benefícios para as pessoas envolvidas. Não jogamos por jogar, jogamos para compartilhar os esforços, as conquistas e as vitórias de nossos parceiros de time.
Além disso, é possível fortalecer as relações, trabalhar com o espírito de equipe, desenvolver a liderança e a iniciativa, no sentido de unir todos em prol de um objetivo em comum e usar habilidades diferentes para resolver os desafios do esporte. Alguns exemplos para jogar com quem mais gostamos são o voleibol, o futebol, o basquete, o paintbol, o rugby e até aqueles menos conhecidos como a queimada e o badminton. Não é à toa que são tão populares e muito jogados.
Agora que já sabemos um pouco dos benefícios dos esportes coletivos, saiba como eles fazem bem para você e também para a sua família!
Crédito foto: Reprodução / Allsports / Mauro Horita
Maior interação
Na prática de algum esporte coletivo, ocorre alguns benefícios em relação às pessoas envolvidas nele, pois elas se aproximam, esquecem de seus problemas e relaxam com a atividade esportiva. Isso traz um aumento de felicidade, da confiança nas amizades e relações mais próximas e do foco em resoluções de conflitos.
Saúde de ferro
Além de beneficiar as relações, também ajudam a manter a saúde em dia. Isso porque a prática regular desse tipo de esporte ajuda na eliminação de peso (sendo mais eficiente que uma corridinha solo no final da tarde, devido às emoções positivas, proporcionando uma queima de gordura maior), na diminuição da ansiedade e do estresse (por ser uma válvula de escape, as pessoas esquecem momentaneamente os problemas causadores desses dois malefícios e focam na prática esportiva) e a memória fica mais ativa (demandam considerável esforço físico, favorecem no bombeamento de sangue para o cérebro e também para outras partes do corpo, estimulando as conexões dos neurônios, tornando o raciocínio mais rápido e a memorização mais eficiente).
Também ocorre uma melhora do condicionamento físico e da capacidade respiratória, fortalecimento muscular (principalmente aqueles mais localizados, de acordo com o esporte praticado), aumento da coordenação motora e da flexibilidade. Ainda promovem uma melhora do bem-estar, proporcionando disposição para encarar os desafios da rotina e garante boas noites de sono.
Autoestima elevada
Tanto o convívio com as pessoas, como as mudanças causadas pelo esporte coletivo geram reflexos positivos que vão além do espelho. Isso ocorre porque o corpo fica mais forte e saudável (os envolvidos passam a se ver de forma mais positiva após a prática de esportes), as conquistas feitas junto de pessoas queridas trazem muita confiança e um aumento do bom humor (pois a diversão com as pessoas mais próximas está garantida, você sentirá mais prazer depois da prática esportiva – devido à produção de dopamina e serotonina, hormônios relacionados ao bom humor).
Crédito foto: Reprodução / Projeto Vida Ativa / Ag. Pará / Mácio Ferreira
Conquistar objetivos em comum
A prática em conjunto aproxima todos de forma espontânea e estimula a interação das pessoas envolvidas para elas alcançarem um objetivo em comum (mesmo com habilidades e visões diferentes). Todos aprendem a ser tolerantes com os parceiros de time, a ter paciência com as limitações e falhas de cada integrante, porque o mais importante é conquistar o bem comum.
Senso de equipe
Senso de trabalho de equipe e a distribuição de papeis faz com que cada integrante compreende a sua função dentro do seu time, realizando-a em prol do bem comum (como na família, cada pessoa desempenha seu papel e ajuda todos no que é possível) e da harmonia. A confiança também é desenvolvida porque todos precisam uns dos outros para alcançar essa harmonia. A socialização e os laços afetivos ficam maiores e se fortalecem, transformando-se em grandes amizades. Todos jogam no mesmo time e se unem para realizar as conquistas e vitórias, baseado nos mesmos interesses. Assim, todos os objetivos são alcançados com muito esforço e muito sucesso.
União que faz a diferença
Os grupos de pessoas que se uniram através do esporte podem continuar se relacionando de forma saudável e contínua, além de agregar mais amigos e pessoas queridas no convívio social. Assim, as amizades existentes se mantêm e novas amizades podem surgir, tornando a prática esportiva mais divertida e prazerosa.
Disposição além das partidas
Se o cansaço bate na hora da partida, lembre-se de que ele é compensador, pois após um bate bola, ganhamos disposição e energia para aproveitar a companhia de quem mais gostamos (além de aproveitar as tarefas rotineiras, domésticas e profissionais). Assim, ficamos mais felizes, animados e relaxados para curtir a vida com muito bom humor (superando a depressão sem o uso de remédios, por exemplo).
Autoestima contagiante, inspiração na certa
O convívio com pessoas que praticam esporte e têm autoestima acaba sendo estimulante para os iniciantes e quem está ao redor delas, pois recebem incentivos para começar e continuar a prática esportiva em grupo. E eles (que podem ter problemas psicológicos e/ou baixa autoestima), são contagiados com a empolgação e energia dos praticantes, são convidados a praticar os esportes e a conviver com a energia de alto astral, criando um ciclo contínuo de alegria.
Assim, quem antes pensava que não era capaz de realizar nenhuma atividade física (por condições físicas e/ou de saúde), se sente forte, confiante e capaz de jogar partidas em grupo e repetem esse “contágio”. O ciclo infinito de inspiração, exemplo e felicidade vai atraindo e unindo cada vez mais pessoas para um bom lado da vida: o que nos torna melhores e capazes de transformar mentes e corações perdidos e tristes em grandes potenciais geradores de felicidade contínua.
Já tem alguma partida marcada com amigos e/ou familiares? Pratica algum esporte coletivo? Comente suas experiências e acompanhe mais notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!
Veja também:
Corpo, saúde, mente...Veja as vantagens de exercitar-se
Diego Coelho fala sobre dificuldades e planos para CrossFit adaptado
Saúde em dia: Saiba como o potássio ajuda a controlar a pressão