Notícias e Opiniões de Esportes

Rio 2016: Muita estrela no tênis para pouco pódio; confira os favoritos ao ouro

Written by Lucas Tomazelli | 7/jul/2016 21:13:00

Crédito foto: Montagem Esportudo.com / Reprodução Facebook oficial

Os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016 será a 15ª vez em que o tênis aparecerá no cronograma oficial da competição. Nas disputas de simples, a batalha pela medalha de ouro deve ser intensa tanto no masculino quanto no feminino.

Detentores da medalha de ouro em Londres 2012, Andy Murray e Serena Williams pode esperar fortes competidores se quiserem buscar um histórico bicampeonato, já que nenhum tenista conseguiu isso na história dos jogos.

Confira abaixo os grandes favoritos ao ouro no tênis do Rio 2016:

Feminino - Simples:

4. Garbiñe Muguruza (Espanha)

Crédito foto: Reprodução/Facebook oficial

Com apenas 22 anos, Muguruza chegará ao Brasil para tentar fazer história assim como fez em Roland Garros em 2016. Na final do torneio, a venezuelana naturalizada espanhola bateu ninguém menos que Serena Williams na final.

Na França, Murguruza quebrou um jejum de quase 20 anos sem títulos de espanholas em Grand Slams. No Brasil, ela vai em busca da inédita medalha de ouro para a Espanha, que chegou perto com Arantxa Sánchez Vicario, medalha de prata em Atlanta 1996.

3. Agnieszka Radwanska (Polônia)

Crédito foto: Reprodução/Facebook oficial

Atual número três do ranking da WTA, a polonesa de 27 anos espera coroar a boa fase da carreira com o ouro no Brasil. Para isso, vai precisar superar a grande favorita Serena Williams, que a bateu na final de Wimbledon em 2012.

Com a rival Rússia estando presente nas duas últimas finais olímpicas, Radwanska tenta ser a primeira representante da Polônia na decisão do torneio.

2. Victoria Azarenka (Bielorrúsia)

Crédito foto: Reprodução/Facebook oficial

Duas medalhas (ouro em duplas mistas e bronze em simples) nos jogos de Londres 2012 credenciam Azarenka a uma das maiores postulantes ao Ouro no Brasil.

Bicampeã do Australian Open (2012 e 2013, a atual número três do ranking da WTA é uma das maiores apostas para impedir o bicampeonato de Serena Williams.

1. Serena Williams (EUA)

Crédito foto: Reprodução/Facebook oficial

Detentora de quatro medalhas olímpicas (três ouros em duplas e um em simples), a norte-americana quer quebrar mais um recorde e se sagrar bicampeã dos Jogos Olímpicos.

Número um do ranking da WTA e terceira maior campeã de Grand Slams da história, Serena Williams deve ter no Rio 2016 uma das últimas chances de quebrar mais um recorde na sua já incrível carreira.

Masculino - Simples:

4. Andy Murray (Reino Unido)

Crédito foto: Reprodução/Facebook oficial

Um ouro (simples) e uma prata (duplas mistas) em Londres 2012 provam que Andy Murray pode ser um dos destaques no Rio 2016. O britânico espera bater o espanhol Rafael Nadal (ouro em Pequim 2008) e se tornar o primeiro bicampeão da história do torneio.

Além de Nadal, Murray terá que evitar o triunfo de Roger Federer (prata em Londres 2012) e Novak Djokovic, atual número um do mundo.

3. Roger Federer (Suíça)

Crédito foto: Reprodução/Facebook oficial

Tido como um dos melhores tenistas de todos os tempos, Roger Federer ainda busca um Ouro em simples nos Jogos Olímpicos. O suíço possui uma medalha de ouro em duplas (Pequim 2008) e uma medalha de prata em simples (Londres 2012).

Aos 34 anos e multicampeão de Grand Slams, Federer vem ao Brasil para tentar repetir o feito do compatriota Marc Rosset que chegou ao lugar mais alto do pódio nos jogos de Barcelona em 1992.

2. Rafael Nadal (Espanha)

Crédito foto: Reprodução/Facebook oficial

Multicampeão, Nadal já se consolidou como um dos maiores da história do tênis. Aos 30 anos, o espanhol quer vencer os problemas de lesão que vem afetando sua carreira para conseguir a segunda medalha de ouro no simples e escrever seu nome na história dos jogos Olímpicos.

Depois do ouro em 2008, o espanhol não conseguiu se recuperar de uma tendinite que o deixou fora de Londres 2012. Ele quer, agora, fazer do Rio de Janeiro o palco de sua redenção.

1. Novak Djokovic (Sérvia)

Crédito foto: Reprodução/Facebook oficial

Poucos contestam que é Djokovic quem vem atuando em mais alto nível no tênis masculino mundial. Até por isso, a medalha de bronze em Pequim 2008 não parece condizente com a grande de sua carreira.

Nos jogos do Rio 2016, o sérvio quer desbancar os seus tradicionais rivais, chegar a primeira final olímpica de sua carreira e, finalmente, coroar-se com a medalha de ouro.

Veja também:
Os 15 melhores atletas dos Jogos Olímpicos Rio 2016

Rio 2016: 12 esportes com mais pódios brasileiros no século 21
Os 10 atletas mais ricos do mundo