Notícias e Opiniões de Esportes

Rio 2016: A trajetória do vôlei brasileiro até a medalha de ouro

Written by Andrielle dos Santos | 22/ago/2016 16:04:00

Crédito foto: Reprodução Facebook CBV

É ouro! A seleção masculina de vôlei ganhou neste último domingo (21) o tão sonhado ouro olímpico contra a Itália, em uma partida que foi conquistada ponto a ponto e que terminou em 3 sets a 0. Já na disputa pela medalha de bronze, os americanos se deram melhor e venceram os russos, atuais campeões olímpicos, por 3 sets a 2.

Trajetória na competição

Depois de ter tido uma primeira fase em que muitos não acreditaram na classificação, após de ter perdido para os Estados Unidos e para a Itália (pela primeira vez na história das Olimpíadas), o jogo contra a França foi decisivo para que os jogadores pudessem renascer e mantivesse o objetivo: a medalha de ouro. Em um dos jogos mais difíceis da competição contra a Argentina, a seleção teve que se superar com Lipe e Lucarelli, ambos lesionados e com risco de não poder continuar na competição.

O jogo contra a Rússia foi a superação que a seleção brasileira precisava encontrar depois de tantos desgastes. Lucarelli e Lipe sofreram lesões durante a competição e acabaram jogando no sacrifício. Além disso, cada jogador deu o seu máximo e juntos conseguiram vencer o nosso carrasco das últimas finais e assim fizeram história ao alcançar a quarta final consecutiva em Olimpíadas.

Crédito foto: Reprodução Instagram oficial

Na decisão pelo ouro, a Itália chegou como a grande favorita por seus resultados. Já o Brasil tinha um certo favoritismo pelo fator “casa”. Neste jogo tivemos emoções do começo ao fim e não podia ser menos, afinal de contas, são duas potências mundiais.

Nos motivos que tivemos para acreditar na conquista do ouro brasileiro estão atrelados a dois principais fatores: o primeiro foi a mistura de jogadores experientes como Bruninho e principalmente o libero Serginho com jogadores que estiveram em sua primeira Olimpíada. O segundo fator foi a torcida que em todos os jogos deu apoio ao time principalmente nos momentos de dificuldade.

Com esse ouro, o Brasil é tricampeão olímpico e ainda conta com duas medalhas de prata conquistadas em Pequim (2008) e Londres (2012). Que venha Tóquio 2020!

Veja também:
Conheça os 10 atletas brasileiros mais gatos das Olimpíadas
7 curiosidades que você precisa saber sobre os Jogos Rio 2016
A muralha da China no vôlei e as pedras inesperadas no meio do caminho